Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Bando armado resgata traficante acreano preso na Bolívia


Bando cercou viatura da polícia boviana quando "Bebeca", acusado da chacina do 6 de Agosto, era levado para exames no hospital de Cobija

Seis homens armados, que estavam em dois carros de placas do Brasil, cercaram uma viatura da polícia boliviana e resgataram um dos mais violentos traficante acreanos, Erasmo Rodrigues Filho, 24, o Bebeca, que estava preso no presídio Vila Busche, em Cobija (Bolívia). Além de resgatar o preso, o bando tomou quatro pistolas 380 da polícia estrangeira.

O paradeiro do traficante ainda é um mistério para as autoridades de segurança. Os bolivianos roubados passaram uma semana para comunicar à polícia brasileira o "resgate" de Bebeca, que ia ser levado para exames em um hospital de Cobija, por volta de 11h30 do último dia 17.

Erasmo Rodrigues é apontado pela polícia como sendo o autor da chacina, ocorrida no dia 17 de fevereiro de 2008, no bairro Seis de Agosto, em que duas pessoas foram barbaramente assassinadas e uma gravemente ferida. Ele foi preso na Bolívia por porte ilegal de arma.

Bebeca estava sendo procurado por toda a polícia do Estado que, inclusive, já havia espalhado mandados de prisão preventiva para outros Estados da federação a fim de capturá-lo. A prisão de Bebeca na Bolívia foi descoberta através de investigação do serviço de inteligência.

Preso pela polícia boliviana, Bebeca usou o nome de Emilson Boaventura Reis. Ele foi preso com um revólver, com o qual assaltou uma família dentro de casa. A professora Yeda Maria Ferreira Soares, 40, mãe de Francisco Soares do Nascimento, 20, morto na chacina do bairro 6 de Agosto, fez um apelo emocionado às autoridades policiais no sentido de se empenhar mais para prender Erasmo Rodrigues.

Ele é apontado pela polícia como o autor dos disparos que matou Francisco, Giovane e deixou gravemente ferido Fernando, este último passou dezenas de dias na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Pronto Socorro.

“Perdi meu filho de uma forma bárbara. Ainda estou sendo obrigada a conviver com a liberdade de um assassino cruel que, a qualquer momento, pode atacar outros inocentes", desabafou a mãe.

O secretário da Polícia Civil Emylson Farias, deu ordens expressa aos homens do setor de inteligência para que localizem e prendam o foragido. A meta é evitar que o bando de Bebeca faça outras vítimas no Estado.

Quem é Bebeca

Erasmo Rodrigues Reis Filho, conehcido como "Bebeca", é um marginal que não teme a polícia. Já enfrentou um policial armado e atirou contra ele e um oficial de Justiça, quando foi intimado a comparecer a uma audiência. Por esse crime, ele foi condenado a cumprir pena de prisão no regime semi-aberto por um prazo de três anos.

Em outra oportunidade, já na fase adulta ele atirou contra um rival de nome Assemildo Davila (atualmente preso por crime de homicídio) e, diante do juiz a vítima (Assemildo) e Bebeca negaram o crime através de um acordo entre ambos para se "acertarem" posteriormente sem a participação da polícia ou Justiça. 

Fonte: O Altoacre.com/Pedro Paulo  

Gente de OpiniãoSábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Moradores retiram cerca de 60 corpos em área de mata após operação

Moradores retiram cerca de 60 corpos em área de mata após operação

Cerca de 60 corpos foram localizados e retirados de uma área de mata do Complexo da Penha por moradores, após a Operação Contenção realizada pelas f

Operação no Rio contra facções criminosas registra 64 mortes

Operação no Rio contra facções criminosas registra 64 mortes

São 64 o número de  mortos na Operação Contenção, nos complexos do Alemão e da Penha: dois deles são policiais civis e outros dois do Batalhão de Op

Operação Safe Green é deflagrada em Rondônia e outros três Estados contra associação criminosa responsável por invasões e desmatamento na Estação Ecológica Samuel

Operação Safe Green é deflagrada em Rondônia e outros três Estados contra associação criminosa responsável por invasões e desmatamento na Estação Ecológica Samuel

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Núcleo de Combate aos Cri

Operação Protetor dos Biomas apreende mais de 200 kg de pescado irregular em Porto Velho e destina ao Hospital do Amor

Operação Protetor dos Biomas apreende mais de 200 kg de pescado irregular em Porto Velho e destina ao Hospital do Amor

Durante as ações da Operação Protetor dos Biomas, deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o Batalhão de Polícia Ambiental

Gente de Opinião Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)