Quarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Ações de combate a crimes ambientais resultam em apreensão de maquinários e madeiras ilegais



A Coordenadoria de Proteção Ambiental (Copam) da secretaria do Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) divulgou os resultados das ações de fiscalização de combate a crimes ambientais realizados na região Sul do estado, onde foram apreendidos maquinários de serraria (serrafita), seis motosserras, um trator de esteira, 58,593 metros cúbicos de madeira, R$ 54,3 mil em espécie, oriundos de evasão de divisas; um revolver calibre 38 e seis munições. Durante a fiscalização também foram embargados  82.405 hectares de terra por irregularidades ambientais. Os fiscais também atenderam a nove solicitações na Ouvidoria e Ministério Público Estadual. Os suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Costa Marques.

Gente de Opinião

Ações são realizadas por fiscais da
Sedam e policiais civis e do Batalhão Ambiental

Segundo o coordenador Sidney Serafim Rodrigues, esse trabalho vem sendo realizado continuamente desde 2015. “Três ações simultâneas estavam sendo desenvolvidas nos municípios de Costa Marques, Ouro Preto do Oeste, Buritis (englobando a localidade de Rio Pardo) e em Alto Paraíso”, enfatizou o coordenador.

Ele adiantou que as ações de fiscalização de combate aos crimes ambientais também serão realizadas em outras regiões do estado. O trabalho consiste em coibir o transporte irregular de madeira, comércio irregular de madeira e fiscalizar os saldos virtuais de madeira inseridos no sistema de Documento Original Florestal (Dof).

“Muitos empresários tentam burlar o sistema, movimentando apenas o saldo para tentar comercializar madeira extraída ilegalmente. A Sedam vem trabalhando para coibir tais procedimentos criminosos”, afirmou.

Sidney Serafim disse que durante uma fiscalização na Rodovia-429, que liga a BR-364 ao Vale do Guaporé, os fiscais da Sedam e os policiais do Batalhão Ambiental abordaram um veículo suspeito e encontraram com os ocupantes a quantia de R$ 54,3 mil em espécie, e foi constatado que se tratava de evasão de divisas. As pessoas envolvidas confessaram que iriam comprar entorpecentes na Bolívia com o dinheiro apreendido.

Cada equipe fica 11 dias ininterruptos numa região realizando as fiscalizações. “Esse trabalho não para. As ações são realizadas constantemente e os resultados vão desde apreensão de equipamentos até a prisão de traficantes”, destacou Sidney Serafim.

O coordenador também destacou a parceria da Sedam, Batalhão Ambiental e Polícia Civil. Esta última fica com a responsabilidade de dar continuidade nas investigações, concluir os inquéritos e encaminhá-los à Justiça.

Leia mais:
Desmatamento irregular e outros crimes ambientais são alvo de três ações simultâneas em Rondônia


 

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Sidney Serafim Rodrigues/Copam-Sedam
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Operação Protetor das Divisas e Fronteiras apreende cerca de 400 kg de droga,  arma e munições em Porto Velho

Operação Protetor das Divisas e Fronteiras apreende cerca de 400 kg de droga, arma e munições em Porto Velho

Uma ação integrada das forças de segurança pública resultou na apreensão de grande quantidade de drogas, arma de fogo e diversos materiais utilizado

Polícia Civil detalha investigação sobre morte de adolescente em Porto Velho

Polícia Civil detalha investigação sobre morte de adolescente em Porto Velho

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), apresentou os avanços das investigações que a

PM apreende 257 kg de maconha após troca de tiros na BR-429 em São Miguel do Guaporé

PM apreende 257 kg de maconha após troca de tiros na BR-429 em São Miguel do Guaporé

Uma ação da Polícia Militar resultou na apreensão de aproximadamente 257 quilos de maconha, na noite deste domingo (1º), na BR-429, nas proximidades

Polícia Civil deflagra a Operação Xeque Mate

Polícia Civil deflagra a Operação Xeque Mate

Na manhã desta segunda-feira (02), a Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da 1ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado – DRACO 1, vincu

Gente de Opinião Quarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)