Terça-feira, 20 de fevereiro de 2024 - 16h01
O Rio Open, principal torneio de
tênis da América do Sul, que comemora sua décima edição de 17 a 25 de fevereiro
de 2024 no Jockey Club Brasileiro (RJ), terá, pela quarta vez, as emissões de
gases de efeito estufa neutralizadas pela Usina Hidrelétrica Jirau, que tem como acionistas ENGIE (40%), Eletrosul (20%),
Chesf (20%) e Mitsui (20%). A parceria do Rio Open com a ENGIE Brasil existe
desde que a empresa passou a patrocinar o torneio, em 2020. As emissões são
neutralizadas com o uso de créditos de carbono oriundos da produção de energia
renovável da Hidrelétrica Jirau, que é registrada no Mecanismo de
Desenvolvimento Limpo das Nações Unidas ONU.
“Nosso propósito é agir para
acelerar a transição para uma economia neutra em carbono por meio do consumo
reduzido de energia e soluções mais sustentáveis, o que inclui a redução e a neutralização
de emissões. Nosso objetivo em apoiar eventos como o Rio Open é garantir que, a
cada ano, eles se tornem mais sustentáveis”, comenta o CEO da ENGIE no Brasil,
Mauricio Bähr.
Jirau, localizada no Rio Madeira,
em Rondônia, é a quarta maior geradora de energia elétrica do Brasil em
capacidade instalada e já utilizou créditos de carbono para descarbonizar
outros eventos, como os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, no Rio de
Janeiro.
“Começamos descarbonizando o
evento em si. Depois, descarbonizamos o deslocamento dos atletas e, desde o ano
passado, também é computado o deslocamento do público. No início, em 2019,
doamos cerca de 400 créditos de carbono e passamos para quase 1.500 em 2023.
Cada crédito equivale a uma tonelada de CO2”, afirma Edson Silva, presidente da
Jirau Energia.
O evento conta com a plataforma
Rio Open Green, que investe em iniciativas para minimizar o impacto ambiental
causado e promove ações para inspirar a geração consciente sobre a preservação
do meio ambiente. As ações tiveram largada bem antes do evento acontecer quando
são aplicados os princípios da circularidade na cadeia de resíduos, por meio de
três etapas: redução, reciclagem e reutilização.
“Acreditamos que o esporte é uma
potente plataforma para mobilizar pessoas e levar mensagens para um amplo
público. Investir no pilar ambiental e climático faz parte da nossa estratégia
como agentes disseminadores da cultura da sustentabilidade. Queremos mitigar e
compensar o impacto ambiental das nossas atividades”, afirma Marcia Casz,
diretora-geral do Rio Open.
Ao longo das três edições mais
recentes do evento, as iniciativas sustentáveis da plataforma Rio Open Green
têm sido eficazes, resultando na neutralização de quase 3 mil toneladas de CO2
provenientes tanto do evento em si quanto do deslocamento dos espectadores,
somando cerca de 60 mil pessoas por ano.
A campanha de neutralização de
carbono relacionado ao deslocamento dos torcedores para o torneio em 2024 já
começou. Através do site neutralizarioopen.com.br , o
público que comprar ingresso para o Rio Open 2024 poderá neutralizar o carbono
que produzirá no percurso para o torneio, seja de avião, carro, ônibus ou outro
meio de transporte.
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