Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Votação do IOF expôs fragilidade da base do governo Lula no Congresso


Valdemir Caldas - Gente de Opinião
Valdemir Caldas

Quarta-feira (25), o Congresso impôs mais uma derrota ao governo do presidente Lula derrubando o Decreto que aumentava o IOF. O governo perdeu mais uma. E perdeu feio. A derrota não foi por uma margem pequena. Foram quase quatrocentos votos contra. A maioria dos parlamentares do PSB, partido que integra a base de apoio do governo, votou contra o aumento do imposto. 

O Congresso mandou um recado duro e direto ao governo petista, ou seja, de que não há clima hoje para se falar em aumento de imposto.  E ponto final! E não adianta querer jogar a responsabilidade pelo estouro da boiada nas costas dos presidentes Davi Alcolumbre (Senado) e Hugo Motta (Câmara Federal), ambos eleitos com votos do PT. A maioria dos senadores e deputados não quer nem ouvir falar sobre o assunto. 

O Congresso votou contra o aumento do IOF simplesmente porque a maioria esmagadora da população brasileira não aguenta mais aumento da carga tributária. O Brasil estagnou, há muito tempo parou de crescer, e quem está suportando a economia não está mais aguentando carregar nos ombros uma carga tributária elevadíssima. 

O governo Lula foi humilhado na votação do IOF.  E, pelo andar da carruagem, vai continuar apanhando até aprender que existe um limite para quase tudo, seja físico, mental, emocional ou de tempo, inclusive para cobrar imposto. 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O mutirão de cirurgias da SESAU não pode parar

O mutirão de cirurgias da SESAU não pode parar

Sou testemunha do resultado resolutivo do mutirão de cirurgias que está em andamento em hospitais privados. Pacientes atendidos pela rede pública de

O conflito geopolítico na Ucrânia e o redesenho do mundo

O conflito geopolítico na Ucrânia e o redesenho do mundo

A guerra na Ucrânia expôs as contradições do Ocidente e revelou que o mundo já não se organiza em torno de uma única hegemonia. Entre velhas pot

Entre a noite das sombras e o dia da luz

Entre a noite das sombras e o dia da luz

Na aldeia de São Martinho das Fontes, o tempo tinha a respiração lenta do sino. O povo, embalado por essa cadência e embebido pela maresia, guarda

Servidores efetivos vs. comissionados

Servidores efetivos vs. comissionados

O excesso de comissionados em instituições e órgãos públicos tem sido alvo de frequentes investidas por parte do Ministério Público de Rondônia (MPE

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)