Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

SENAI-RO obtém reconhecimento nacional pelos atendimentos no B+P


SENAI-RO obtém reconhecimento nacional pelos atendimentos no B+P - Gente de Opinião

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) foi destaque estadual – Otimização de Processos Industriais, em reconhecimento ao desempenho de excelência na execução dos serviços de manufatura enxuta e eficiência energética no âmbito do Programa Brasil Mais Produtivo (B+P). A outorga ocorreu na última semana, no auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. 

O gerente de Soluções em Tecnologia e Inovação (STI) do SENAI-RO, José Rafael Lopes, representou a instituição e recebeu o prêmio. A solenidade contou ainda com a participação do presidente da CNI, Ricardo Alban, do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; do presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (Abdi), Ricardo Cappelli; do presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Álvaro Prata; do diretor-geral do SENAI, Gustavo Leal, e do diretor-técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick. 

Segundo Lopes, a atuação conjunta do SENAI-RO e do Sebrae-RO, por meio de consultorias e iniciativas educacionais, foi essencial para apoiar as micro e pequenas indústrias rondonienses na otimização de seus processos produtivos, resultando em aumento de produtividade e redução de custos operacionais. “Esse foi o objetivo principal do Programa Brasil Mais Produtivo, lançado em 2023”, explicou. 

Ele ressaltou ainda que o desempenho dos consultores foi determinante para os resultados alcançados. “Devido à competência da nossa equipe, capacitada nas metodologias de Produção Enxuta e Eficiência Energética, foi possível elaborar planos de ação e implementar intervenções nos processos produtivos das indústrias atendidas, alcançando aumentos próximos de 50% na produtividade. Esse reconhecimento é fruto desse esforço. O programa segue em 2026, e esperamos que seus resultados continuem impulsionando a competitividade das nossas indústrias”, afirmou.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ações educativas de trânsito reforçam segurança viária nos circuitos de Carnaval em Porto Velho

Ações educativas de trânsito reforçam segurança viária nos circuitos de Carnaval em Porto Velho

Uma ampla programação de ações educativas de trânsito, com foco na prevenção de sinistros e na conscientização de condutores e pedestres durante o p

Nota Oficial sobre inscrições no concurso da SEDUC/RO

Nota Oficial sobre inscrições no concurso da SEDUC/RO

A organização do Concurso Público da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia – SEDUC/RO informa que as inscrições devem ser realizadas exclusiv

3º Encontro Anual do Senac Rondônia reforça diretrizes estratégicas, integração institucional e planejamento para 2026

3º Encontro Anual do Senac Rondônia reforça diretrizes estratégicas, integração institucional e planejamento para 2026

O Senac Rondônia realizou, nesta terça-feira (3), o 3º Encontro Anual da instituição, reunindo colaboradores de todas as Unidades do estado em format

Governo do Brasil cria mais de 12 novos laboratórios de informática em Rondônia

Governo do Brasil cria mais de 12 novos laboratórios de informática em Rondônia

Com a meta de levar letramento digital a todos os brasileiros e capacitá-los para a era digital, o programa Computadores para Inclusão, do Ministé

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)