Sábado, 7 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

Sebrae RO lança programa nacional Ali Coop para fortalecer cooperativas

Evento histórico posiciona Rondônia como protagonista na inovação e gestão cooperativista


Sebrae RO lança programa nacional Ali Coop para fortalecer cooperativas - Gente de Opinião

A cerimônia aconteceu na manhã desta quarta-feira (29), na histórica Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, em Porto Velho, seguida por uma reunião do Conselho Deliberativo e uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado.

 O Sebrae em Rondônia foi escolhido para sediar o lançamento do programa Nacional ALI Coop, iniciativa que promete transformar a gestão das cooperativas e impulsionar o desenvolvimento econômico da região.

 O evento reuniu autoridades do executivo e legislativo, representantes do Sebrae Nacional e de diversos estados, parceiros do programa, lideranças do setor e convidados.

Para Darci Cerutti, presidente do Sebrae em Rondônia, a escolha do estado para o lançamento é motivo de orgulho:

“Rondônia sendo protagonista desse programa piloto é uma alegria. Queremos cada vez mais profissionalizar nossos agentes para que tenham desenvolvimento com produtividade, inovação e tecnologia, abrindo portas para mercados nacionais e internacionais.”

O superintendente do Sebrae em Rondônia, José Alberto Anísio, destacou a relevância da iniciativa:

“O Ali Coop é um braço que o Sebrae estende às cooperativas do estado. Aqui teremos tudo de inovação necessário para melhorar a gestão e fortalecer o processo econômico regional.” 

Carlos Eduardo Sakagami, diretor técnico do Sebrae em Rondônia, reforçou que o programa é voltado para apoiar as cooperativas com soluções inovadoras:

“Por sermos piloto, vamos selecionar cooperativas para receber intervenções que tragam inovação e resultados concretos.” 

“Lançamos hoje, em Porto Velho, o programa Ali Coop, que aproveita 17 anos de experiência dos Agentes Locais de Inovação e leva essa metodologia para o cooperativismo. Nosso objetivo é organizar cadeias de suprimentos para a bioeconomia, envolvendo comunidades extrativistas, povos originários e ribeirinhos, transformando recursos naturais em insumos de alto valor agregado para setores como farmacêutico, cosméticos e superalimentos. Esse modelo vai gerar renda, fixar riqueza na Amazônia e será apresentado pelo Brasil na COP30 como referência de desenvolvimento sustentável. Ali Coop nasce aqui e vai para toda a Amazônia Legal.” — Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae Nacional. 

Representantes do setor cooperativista também celebraram a novidade. Salatiel Rodrigues, presidente do Sistema OCB em Rondônia, afirmou:

“Quem ganha é o cooperado na base, aquele que produz. O Ali Coop chega no momento certo e só temos a agradecer essa parceria.” 

Altair Schramm, presidente da Central Sicoob Norte, completou:

“É um projeto extremamente necessário. Não há como evoluir sem tecnologia, seja no campo, na indústria ou no pequeno produtor.” 

Um passo decisivo para a modernização das cooperativas 

O Ali Coop Nacional representa um marco para a modernização das cooperativas brasileiras, com foco em inovação, tecnologia e acesso a novos mercados. O programa será desenvolvido em dois ciclos até 2027, contando com 24 Agentes Locais de Inovação dedicados. 

O primeiro ciclo já está em andamento em Rondônia (Porto Velho, Cacoal e Ji-Paraná), Maranhão (Caxias, Bacabal e Imperatriz) e Pará (Santarém e Abaetetuba), reunindo 12 bolsistas que atuarão por 12 meses em 17 encontros estratégicos voltados para indicadores de desempenho, como aumento de faturamento, ampliação do quadro de cooperados, conquista de novos mercados e redução de resíduos sólidos. 

A iniciativa atenderá diretamente 50 cooperativas inseridas em cadeias produtivas da bioeconomia — babaçu, cupuaçu, castanha e açaí — beneficiando 3.350 famílias e impactando mais de 9 mil pessoas ao longo da execução.

Gente de OpiniãoSábado, 7 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae em Rondônia abre inscrições para missão empresarial à Beauty Fair 2026

Sebrae em Rondônia abre inscrições para missão empresarial à Beauty Fair 2026

O Sebrae em Rondônia está com inscrições abertas para a Missão Empresarial Beauty Fair 2026, iniciativa que levará empreendedores do setor de beleza

Desafio Liga Jovem chega à 4ª edição e mobiliza escolas de Rondônia com semana de lançamento

Desafio Liga Jovem chega à 4ª edição e mobiliza escolas de Rondônia com semana de lançamento

O empreendedorismo jovem volta ao centro das discussões educacionais em Rondônia com a realização da Semana de Lançamento da 4ª edição do Desafio Li

Empreendedorismo inovador ganha força com o Startup Day 2026 em Rondônia

Empreendedorismo inovador ganha força com o Startup Day 2026 em Rondônia

O Startup Day 2026 já tem data para transformar o cenário da inovação em Rondônia. No dia 21 de março de 2026, empreendedores, estudantes, investido

Presidente Tadros defende integração nacional e reação do Norte durante fórum de presidentes em Porto Velho

Presidente Tadros defende integração nacional e reação do Norte durante fórum de presidentes em Porto Velho

A capital rondoniense recebeu, nesta terça-feira (3), a programação central do XXXIV Fórum de Presidentes de Federações do Comércio, reunindo lidera

Gente de Opinião Sábado, 7 de março de 2026 | Porto Velho (RO)