Segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

Reforma Tributária: palestras orientam Simples Nacional e MEI

Ação do Sebrae em Rondônia com apoio da SEFIN/RO, esclarece impactos das novas regras para os pequenos negócios


Com apoio da SEFIN/RO, Sebrae orienta empreendedores sobre as mudanças da Reforma Tributária. - Gente de Opinião
Com apoio da SEFIN/RO, Sebrae orienta empreendedores sobre as mudanças da Reforma Tributária.

Sebrae em Rondônia promove a palestra “Simples Nacional e MEI na Reforma Tributária”, ministrada pelo auditor fiscal da Secretaria de Estado de Finanças de Rondônia (SEFIN/RO) e coordenador no Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), Emerson Boritza. A iniciativa integra o circuito de palestras sobre a Reforma Tributária do Consumo realizado pela instituição em diferentes municípios do estado.

Palestras pelo estado

Na última semana, o circuito passou pelos municípios de Chupinguaia e Colorado do Oeste, com a participação de uma comitiva de Cerejeiras. A ação contou com o apoio e a mobilização da Sala do Empreendedor de Colorado do Oeste, que viabilizou a inscrição de mais de 100 participantes. O município de Vilhena também recebeu uma das palestras.

Novas edições estão previstas para os próximos dias em diferentes regiões do estado, e a programação completa pode ser consultada no site: sebrae.ro/loja.

O que muda com a reforma

Durante as atividades, Emerson Boritza destacou a importância de levar informação qualificada aos empreendedores neste momento de transição. “A disseminação de informações com responsabilidade e fundamentação legal é essencial para que MEIs e empresas do Simples Nacional se adaptem ao novo modelo da Reforma Tributária e mantenham sua conformidade e competitividade, especialmente neste início de transição”, afirmou.

A palestra tem como objetivo esclarecer os principais pontos da Reforma Tributária que impactam diretamente os micro e pequenos negócios, com foco no Simples Nacional e no Microempreendedor Individual (MEI).

 Entre os temas abordados estão as mudanças na forma de cobrança dos impostos, o período de transição do novo modelo e os cuidados que os empreendedores devem adotar para se preparar para as novas regras.

Para o Sebrae em Rondônia, a iniciativa tem como foco levar informação qualificada aos empreendedores e apoiar a compreensão das mudanças previstas na legislação, contribuindo para uma adaptação mais segura, organizada e planejada ao novo sistema tributário.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 2 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Semana Pedagógica aborda ética, motivação e autocuidado na educação

Semana Pedagógica aborda ética, motivação e autocuidado na educação

A Semana Pedagógica 2026 terá início na próxima segunda-feira, dia 2 de fevereiro, e segue até o dia 6, com uma programação formativa composta por p

FROMIMPE realizou oficinas com coordenadores e adjuntos dos Comitês Temáticos

FROMIMPE realizou oficinas com coordenadores e adjuntos dos Comitês Temáticos

Com apoio do Sebrae em Rondônia, o Fórum Permanente Rondoniense das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (FROMIMPE) realizou, nos dias 27 e 28 d

Suspensa pela Justiça Federal a cobrança de pedágio na BR-364 em Rondônia

Suspensa pela Justiça Federal a cobrança de pedágio na BR-364 em Rondônia

A Justiça Federal determinou, nesta quinta-feira (29), a suspensão da cobrança de pedágio na BR-364, em Rondônia, no trecho administrado pela Conces

Sebrae RO em evidência: ALI Produtividade gera resultados acima da meta

Sebrae RO em evidência: ALI Produtividade gera resultados acima da meta

O programa ALI Produtividade, executado pelo Sebrae em Rondônia nos municípios de Porto Velho, Vilhena, Pimenta Bueno, Ariquemes, Jaru e Cacoal, sup

Gente de Opinião Segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)