Domingo, 18 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

Programa do TCE de Rondônia vira tema de dissertação e ganha reconhecimento acadêmico nacional


Programa do TCE de Rondônia vira tema de dissertação e ganha reconhecimento acadêmico nacional - Gente de Opinião

O futuro das crianças de Rondônia virou tema de pesquisa de mestrado, em Santa Catarina. O Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), foi analisado em uma dissertação de mestrado e ganhou reconhecimento acadêmico como referência em políticas públicas de educação infantil.

INQUIETUDE QUE VIROU PESQUISA

A advogada e autora da pesquisa, Renata Fabris, conta que sua motivação nasceu de questionamentos sobre a efetividade do controle externo no Brasil.

“Eu tinha uma inquietude com a efetividade do controle de contas exercido pelo Tribunal de Contas. Quando descobri o PAIC, percebi que Rondônia estava na vanguarda, praticando um modelo dialógico e colaborativo. Isso me emocionou como pesquisadora e também como cidadã”, explica.

COLABORAÇÃO COM MUNICÍPIOS

Renata lembra que chegou a desconfiar que o programa pudesse ser imposto aos municípios. Mas, ao se aprofundar, mudou de percepção.

“Para minha surpresa, compreendi que era uma atuação horizontal, com respeito à autonomia das redes, e que efetivamente melhorava a aplicação dos recursos. O que Rondônia fez através do Tribunal foi ciência e está comprovado”, destaca.

RECONHECIMENTO INSTITUCIONAL

Para o conselheiro Paulo Curi Neto, entusiasta da educação, o reconhecimento acadêmico confirma o acerto da estratégia.

“É importante que as ações do Tribunal sejam examinadas criticamente pela academia. Isso nos dá insumos para corrigir rumos e reforça quando estamos no caminho certo. O PAIC já é destaque na região Norte e referência nacional em alfabetização”, comenta.

NOVO PARADIGMA DE CONTROLE

O estudo defendido na Universidade do Vale do Itajaí (Univali) conclui que o TCE de Rondônia inova ao associar governança, sustentabilidade e cidadania em sua missão, indo além da fiscalização contábil e financeira.

Para a pesquisadora, a experiência pode inspirar outros tribunais e consolidar um novo paradigma de controle externo: um “controle de sustentabilidade” voltado a resultados sociais e à garantia de direitos.

Gente de OpiniãoDomingo, 18 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Previdência de Rondônia fecha 2025 com dados atuariais atualizados nos balanços contábeis do estado

Previdência de Rondônia fecha 2025 com dados atuariais atualizados nos balanços contábeis do estado

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos (Iperon) alcançou, de forma inédita, o fechamento do exercício anual com a incorporação tempestiv

Dr. Aparício Carvalho lança “Psicose – A Jornada pelo Labirinto da Mente”

Dr. Aparício Carvalho lança “Psicose – A Jornada pelo Labirinto da Mente”

O médico psiquiatra Dr. Aparício Carvalho de Moraes, um dos nomes mais respeitados da saúde mental em Rondônia, lança o livro “Psicose – A Jornada

Fecomércio-RO e 5º BEC estudam parceria e oportunidades de negócios para o comércio rondoniense

Fecomércio-RO e 5º BEC estudam parceria e oportunidades de negócios para o comércio rondoniense

O presidente da Fecomércio-RO e vice-presidente da CNC, Raniery Araújo Coêlho, recebeu na tarde de terça-feira (13/01) o novo comandante do 5º Batal

Empretec e Lidere impulsionam empreendedorismo e liderança em Rondônia

Empretec e Lidere impulsionam empreendedorismo e liderança em Rondônia

O Sebrae em Rondônia direcionou esforços para o fortalecimento do empreendedorismo e da liderança no estado, com ações concentradas nos programas Em

Gente de Opinião Domingo, 18 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)