Sábado, 17 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

Nova direção do Detran investiga favorecimento de clínicas oftalmológicas montadas assim que Léo Moraes assumiu a direção geral


Nova direção do Detran investiga favorecimento de clínicas oftalmológicas montadas assim que Léo Moraes assumiu a direção geral - Gente de Opinião

Informado pela imprensa de um suposto esquema montado no Detran, o diretor-geral, Sandro Rocha, afirmou que vai apurar o caso com rigor e acabar com qualquer irregularidade que possa existir. A denúncia é sobre a desativação do sistema randômico, utilizado para sorteio eletrônico, direcionando para clínicas oftalmológicas motoristas que precisam tirar ou renovar a CNH.

Assim que o ex-deputado federal Léo Moraes assumiu a direção-geral do Detran foram instaladas duas clínicas oftalmológica, uma na Zona Sul e outra na Zona Leste de Porto Velho. Elas foram credenciadas pelo Departamento de Trânsito através do edital 04-2022. Léo foi empossado no órgão no dia 10 de abril de 2022.

Em seguida foi dado um privilégio e tanto para as duas clínicas. Foi inserido o parágrafo único no Artigo 58 da Portaria 839, de que as clínicas próximas aos postos avançados do Detran terão preferência na distribuição dos agendamentos, ferindo o princípio da isonomia.

Um fato interessante é que essa modificação aconteceu imediatamente após o credenciamento dessas duas clínicas. E isso assim que Léo Moraes assumiu o cargo.

Quem morava na Zona Sul passou a ser direcionado para a clínica da avenida Jatuarana. A empresa está em nome de uma mulher. Em determinados momentos não tinha como estacionar próximo à clínica, devido ao número de carros de gente que precisava fazer exames. A clínica ficava lotada.

Trata-se de um exame que dura no máximo cinco minutos e custa entre R$ 180,00 e R$ 200,00. O motorista que mora na região da avenida Jatuarana recebia uma carta, explicando que, “para sua comodidade, você será direcionado para uma clínica próxima à sua residência”. O sistema randômico era desativado e todos os que residiam na Zona Sul se consultavam na clínica de lá.

Na Zona Leste acontecia a mesma coisa, mas o que chama a atenção é justamente a suposta proprietária da clínica da Zona Sul e a suposta ligação dela com Léo Moraes, pois isso teria ocasionado a desativação do sistema randômico. Nos corredores do Detran dizem que eles se conhecem.

Antes da existência dessas duas clínicas, montadas assim que Léo Moraes assumiu o Detran, todas as clínicas oftalmológicas cadastradas estavam localizadas próximas à região central de Porto Velho. O sistema randômico direcionava motoristas para as clínicas, de forma igualitária, sem favorecer nenhuma.

Outro ponto é que a medida foi adotada somente em Porto Velho, onde foram montadas essas duas clínicas. No interior também existem clínicas oftalmológicas próximas a postos avançados do Detran, mas nas demais cidades o sistema randômico continuou valendo. Foi só na capital mesmo.

Gente de OpiniãoSábado, 17 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Previdência de Rondônia fecha 2025 com dados atuariais atualizados nos balanços contábeis do estado

Previdência de Rondônia fecha 2025 com dados atuariais atualizados nos balanços contábeis do estado

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos (Iperon) alcançou, de forma inédita, o fechamento do exercício anual com a incorporação tempestiv

Dr. Aparício Carvalho lança “Psicose – A Jornada pelo Labirinto da Mente”

Dr. Aparício Carvalho lança “Psicose – A Jornada pelo Labirinto da Mente”

O médico psiquiatra Dr. Aparício Carvalho de Moraes, um dos nomes mais respeitados da saúde mental em Rondônia, lança o livro “Psicose – A Jornada

Fecomércio-RO e 5º BEC estudam parceria e oportunidades de negócios para o comércio rondoniense

Fecomércio-RO e 5º BEC estudam parceria e oportunidades de negócios para o comércio rondoniense

O presidente da Fecomércio-RO e vice-presidente da CNC, Raniery Araújo Coêlho, recebeu na tarde de terça-feira (13/01) o novo comandante do 5º Batal

Empretec e Lidere impulsionam empreendedorismo e liderança em Rondônia

Empretec e Lidere impulsionam empreendedorismo e liderança em Rondônia

O Sebrae em Rondônia direcionou esforços para o fortalecimento do empreendedorismo e da liderança no estado, com ações concentradas nos programas Em

Gente de Opinião Sábado, 17 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)