Sexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

Idade mediana dos indígenas é menor do que idade mediana de toda a população


Idade mediana dos indígenas é menor do que idade mediana de toda a população - Gente de Opinião

O Censo Demográfico 2022 mostra que a população indígena é mais jovem que a população em geral. Enquanto a idade mediana dos rondonienses é de 32 anos, entre os indígenas é de 23 anos. Já em relação aos quilombolas rondonienses, a idade mediana é de 33 anos. Idade mediana quer dizer que metade da população tem até aquela idade e a outra metade é mais velha.

Em relação à idade absoluta, a pesquisa censitária aponta que, em 2022, dos 21 mil indígenas em Rondônia, 55 tinham mais de 90 anos, sendo que dez deles já tinham passado dos cem anos. Os indígenas centenários residiam nos municípios de Candeias do Jamari, Chupinguaia, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Mirante da Serra, Porto Velho e Vilhena. Também tinham nove quilombolas com mais de 90 anos, sendo um com mais de cem anos, residente no município de Costa Marques.

Quando verificados os números da população brasileira, observa-se que os indígenas e quilombolas apresentam idades medianas menores que de toda a população. A idade mediana brasileira é de 35 anos; dos indígenas é de 21 anos e dos quilombolas é de 31 anos.

Comparando as Unidades Federativas (UFs), os indígenas de Rio de Janeiro (42 anos), Goiás (39 anos), Distrito Federal (38 anos), Sergipe (37 anos) e Bahia (37 anos) apresentam as maiores idades medianas. As menores estão no Acre (17 anos), Mato Grosso (18 anos), Roraima (18 anos), Tocantins (20 anos) e Amapá (20 anos). Rondônia fica na nona posição entre os mais jovens.

A respeito da idade mediana dos quilombolas, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso apresentam o maior número: 35 anos. Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo estão logo atrás, com idade mediana de 34 anos. Em seguida estão Rondônia e Santa Catarina, com 33 anos de idade mediana.

As menores idades medianas de quilombolas estão no Amazonas (21 anos), Amapá (25 anos), Pará (26 anos) e Sergipe, Alagoas, Maranhão e Tocantins registram mediana de 29 anos. 

Homens são maioria entre os indígenas e entre quilombolas

O Censo Demográfico 2022, em Rondônia, mostrou também que, ao contrário da população total, os homens são maioria entre os indígenas e entre os quilombolas. Em Rondônia, 50,6% (10.706) dos indígenas e 50,4% (1.475) dos quilombolas são homens e 49,4% (10.440) da população indígena e 49,6% (1.450) da população quilombola são mulheres.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Homenagem especial às mães rondonienses: um tributo de gratidão e reconhecimento

Homenagem especial às mães rondonienses: um tributo de gratidão e reconhecimento

Ser mãe é um dom divino, uma missão árdua, mas também a mais bela e gratificante que a vida pode oferecer. Vocês são pilares da nossa sociedade, exe

Rondônia terá 45 obras e equipamentos do PAC Seleções para melhorar a vida das mães

Rondônia terá 45 obras e equipamentos do PAC Seleções para melhorar a vida das mães

Uma das vertentes do Novo PAC do Governo Federal tem impacto direto no cotidiano de mães e de responsáveis pelo cuidado com crianças e adolescente

Cadernos Setoriais apontam oportunidades de investimento sustentável na região Amazônica

Cadernos Setoriais apontam oportunidades de investimento sustentável na região Amazônica

A Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH), cumprindo seu papel de indutora da inovação e do desenvolvimento sustentável, desde 2021 disponib

Governador Marcos Rocha acompanha envio de equipe de Força-Tarefa que já está no RS

Governador Marcos Rocha acompanha envio de equipe de Força-Tarefa que já está no RS

A equipe especializada em salvamento, que integra a força-tarefa do Governo de Rondônia, desembarcou na noite de segunda-feira (6) no Rio Grande do

Gente de Opinião Sexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)