Terça-feira, 13 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

Governo de Rondônia investe em saúde, combate facções e impulsiona economia


Governo de Rondônia investe em saúde, combate facções e impulsiona economia - Gente de Opinião

O governador Marcos Rocha anunciou medidas estratégicas para fortalecer Rondônia em 2025. Entre as principais ações, está a compra de um hospital particular para melhorar o atendimento à população. Após sucessivos atrasos na construção do Novo Hospital de Urgência e Emergência, o governo decidiu cancelar o contrato com a empresa responsável e adotar uma solução mais ágil: adquirir hospitais já prontos e iniciar a construção de uma nova unidade. “Ao invés de apenas um, teremos dois hospitais para atender melhor os rondonienses”, afirmou Rocha.

No combate ao crime, o governador destacou a atuação firme das forças de segurança no enfrentamento às facções criminosas. Após uma operação que prendeu diversos integrantes de organizações criminosas, o estado enfrentou ataques contra o transporte público e patrimônios. “As facções queriam retaliar porque estavam perdendo território e recursos ilícitos, mas a resposta do nosso governo foi rápida e eficaz. Restauramos a ordem e devolvemos imóveis ocupados ilegalmente aos seus verdadeiros proprietários”, disse.

Durante agenda em Brasília, Rocha buscou novos investimentos para o estado e reforçou parcerias com o governo federal. Entre os destaques, está a solução para o abastecimento de água em Espigão do Oeste, que contará com apoio do Ministério da Defesa para viabilizar o desvio do rio Barão do Melgaço.

O governador também ressaltou o crescimento econômico de Rondônia, que atingiu a menor taxa de desemprego da história do Brasil, com 2,1%. “Nosso estado se destaca no agronegócio, somos o maior produtor de peixe nativo em cativeiro e referência na produção de café. Investidores veem Rondônia como a bola da vez”, declarou.

Outro ponto estratégico é a ampliação da infraestrutura para exportação, aproveitando o porto de Chancay, no Peru, que reduz significativamente o tempo de escoamento da produção. Além disso, Rocha tem cobrado agilidade na construção da ponte binacional Brasil-Bolívia para fortalecer ainda mais a logística do estado.

O desenvolvimento dos municípios segue no foco do governo, com investimentos em infraestrutura, asfalto e iluminação pública. Cidades como Guajará-Mirim, que possui restrições ambientais, estão recebendo melhorias para fomentar crescimento sustentável.

“Estamos construindo um estado mais forte, com investimentos na saúde, segurança e infraestrutura. Rondônia cresce porque tem um governo comprometido e uma população trabalhadora”, concluiu o governador Marcos Rocha.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 13 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nova Mutum Paraná celebra 15 anos com programação cultural, esportiva e comunitária

Nova Mutum Paraná celebra 15 anos com programação cultural, esportiva e comunitária

No próximo dia 19 de janeiro, Nova Mutum Paraná completa 15 anos de sua inauguração, marcando mais de uma década de crescimento, fortalecimento comu

Ofertas de emprego são ampliadas pelo governo de RO com 75 oportunidades para jovem aprendiz e 2.191 vagas

Ofertas de emprego são ampliadas pelo governo de RO com 75 oportunidades para jovem aprendiz e 2.191 vagas

O governo de Rondônia divulgou, nesta semana, a abertura de 2.191 vagas de emprego e 75 vagas para aprendizes, disponíveis em diversos municípios do

Curso gratuito fortalece autonomia econômica de ribeirinhos e povos indígenas em Ji-Paraná

Curso gratuito fortalece autonomia econômica de ribeirinhos e povos indígenas em Ji-Paraná

A qualificação profissional como caminho para o desenvolvimento sustentável e a inclusão produtiva ganha força em Rondônia. Entre os dias 9 e 25 de

Empreendedorismo em Rondônia: entenda as diferenças entre MEI, ME e MPE

Empreendedorismo em Rondônia: entenda as diferenças entre MEI, ME e MPE

Empreender em Rondônia exige atenção às regras de formalização e às obrigações fiscais. Siglas como MEI, ME, MPE, DAS-MEI e Simples Nacional fazem p

Gente de Opinião Terça-feira, 13 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)