Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

Governo de Rondônia investe em saúde, combate facções e impulsiona economia


Governo de Rondônia investe em saúde, combate facções e impulsiona economia - Gente de Opinião

O governador Marcos Rocha anunciou medidas estratégicas para fortalecer Rondônia em 2025. Entre as principais ações, está a compra de um hospital particular para melhorar o atendimento à população. Após sucessivos atrasos na construção do Novo Hospital de Urgência e Emergência, o governo decidiu cancelar o contrato com a empresa responsável e adotar uma solução mais ágil: adquirir hospitais já prontos e iniciar a construção de uma nova unidade. “Ao invés de apenas um, teremos dois hospitais para atender melhor os rondonienses”, afirmou Rocha.

No combate ao crime, o governador destacou a atuação firme das forças de segurança no enfrentamento às facções criminosas. Após uma operação que prendeu diversos integrantes de organizações criminosas, o estado enfrentou ataques contra o transporte público e patrimônios. “As facções queriam retaliar porque estavam perdendo território e recursos ilícitos, mas a resposta do nosso governo foi rápida e eficaz. Restauramos a ordem e devolvemos imóveis ocupados ilegalmente aos seus verdadeiros proprietários”, disse.

Durante agenda em Brasília, Rocha buscou novos investimentos para o estado e reforçou parcerias com o governo federal. Entre os destaques, está a solução para o abastecimento de água em Espigão do Oeste, que contará com apoio do Ministério da Defesa para viabilizar o desvio do rio Barão do Melgaço.

O governador também ressaltou o crescimento econômico de Rondônia, que atingiu a menor taxa de desemprego da história do Brasil, com 2,1%. “Nosso estado se destaca no agronegócio, somos o maior produtor de peixe nativo em cativeiro e referência na produção de café. Investidores veem Rondônia como a bola da vez”, declarou.

Outro ponto estratégico é a ampliação da infraestrutura para exportação, aproveitando o porto de Chancay, no Peru, que reduz significativamente o tempo de escoamento da produção. Além disso, Rocha tem cobrado agilidade na construção da ponte binacional Brasil-Bolívia para fortalecer ainda mais a logística do estado.

O desenvolvimento dos municípios segue no foco do governo, com investimentos em infraestrutura, asfalto e iluminação pública. Cidades como Guajará-Mirim, que possui restrições ambientais, estão recebendo melhorias para fomentar crescimento sustentável.

“Estamos construindo um estado mais forte, com investimentos na saúde, segurança e infraestrutura. Rondônia cresce porque tem um governo comprometido e uma população trabalhadora”, concluiu o governador Marcos Rocha.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ações educativas de trânsito reforçam segurança viária nos circuitos de Carnaval em Porto Velho

Ações educativas de trânsito reforçam segurança viária nos circuitos de Carnaval em Porto Velho

Uma ampla programação de ações educativas de trânsito, com foco na prevenção de sinistros e na conscientização de condutores e pedestres durante o p

Nota Oficial sobre inscrições no concurso da SEDUC/RO

Nota Oficial sobre inscrições no concurso da SEDUC/RO

A organização do Concurso Público da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia – SEDUC/RO informa que as inscrições devem ser realizadas exclusiv

3º Encontro Anual do Senac Rondônia reforça diretrizes estratégicas, integração institucional e planejamento para 2026

3º Encontro Anual do Senac Rondônia reforça diretrizes estratégicas, integração institucional e planejamento para 2026

O Senac Rondônia realizou, nesta terça-feira (3), o 3º Encontro Anual da instituição, reunindo colaboradores de todas as Unidades do estado em format

Governo do Brasil cria mais de 12 novos laboratórios de informática em Rondônia

Governo do Brasil cria mais de 12 novos laboratórios de informática em Rondônia

Com a meta de levar letramento digital a todos os brasileiros e capacitá-los para a era digital, o programa Computadores para Inclusão, do Ministé

Gente de Opinião Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)