Domingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

Governador Marcos Rocha impulsiona novos corredores de exportação para produtos de Rondônia

EUA, Canadá, China e Europa, bem como o mercado árabe são destinos de muito do que é produzido no Estado


Governador Marcos Rocha impulsiona novos corredores de exportação para produtos de Rondônia - Gente de Opinião

A política de promoção das potencialidades de Rondônia ganhou novo status e alça voos cada vez maiores na garantia de expansão  de mercados e mais desenvolvimento para o Estado. Nesta nova fase, o governador do estado, Marcos Rocha, realizou um evento em Londres intitulado “Taste and fell”, com o propósito de reunir os principais players do mercado internacional para que façam uma imersão de contato direto com os produtos oferecidos. 

Na pauta como tema principal estava o café Robusta Amazônico que já se tornou referência internacional, conquistando o selo do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A apresentação do produto contou com degustação e propostas de infinitas possibilidades de manuseio e comércio.

Um dos fatores preponderantes para alçar o café de Rondônia em bons patamares internacionais, é a forma sustentável com a qual os produtores cultivam suas lavouras, respeitando o meio ambiente - mantendo as roças de café de forma integrada à natureza, com baixo impacto ambiental - e ao mesmo tempo agregando tecnologias que aumentam a produtividade dos cultivares. 

“O nosso café é produzido de forma sustentável por agricultores familiares e povos originários, preservando a natureza e ampliando a produtividade da área plantada com a assistência que o governo proporciona”, comentou o governador Marcos Rocha, que esteve participando de toda a programação.

De acordo com entendimento do governador, Rondônia possui o necessário para apresentar novidades à cultura internacional do café e atender o mercado externo com o que há de melhor neste sentido. “A adição de novos mercados na carteira de Rondônia representa mais qualidade de vida às famílias do campo e povos originários, gerando mais receita e oportunidades, além de novos postos de trabalho e fortalecimento econômico do nosso Estado”, defendeu Marcos Rocha. 

A gama de bons produtos que Rondônia tem a oferecer para a mesa das pessoas tem aumentado exponencialmente conforme o estado investe e auxilia os produtores em suas rotinas. Nesse sentido, as commodities, que referem-se à mercadoria do setor primário  de origem agrícola, o governador Marcos Rocha tem elevado o nível comercial do Estado e conquistado bons resultados na execução de sua política de promoção, garantindo a expansão da produção de Rondônia.

Governador Marcos Rocha impulsiona novos corredores de exportação para produtos de Rondônia - Gente de Opinião

IMPULSIONANDO A ECONOMIA

Em fevereiro deste ano, por exemplo, Rondônia chegou ao Canadá com sua carne bovina. O país reconheceu o status de livre aftosa sem vacinação (que Rondônia mantém) e combinada à promoção desenvolvida pelo governador, o estado conquistou um novo corredor de exportação. 

Os produtos derivados do leite colocam o estado como líder da região Norte na cultura, fornecendo aos principais mercados brasileiros uma infinidade de sabores. Também em franco desenvolvimento, graças ao trabalho desenvolvido pelo governador Marcos Rocha está a piscicultura, que mantém a liderança nacional da criação de peixes nativos em cativeiro. 

O Tambaqui de Rondônia conquistou prêmios internacionais e sua qualidade tem agregado novos mercados pela variedade de pratos que a carne oferece. Além disso, a amêndoa do cacau tem sido exportada para a produção de chocolates finos, produtos de grifes que estão no mercado de alto padrão. “Isso sem contar com os motores da nossa economia que são a soja e milho. Rondônia é um dos maiores fornecedores de comida do mundo e temos muito mais capacidade para garantir produtos de qualidade em todas as mesas. O governo é um grande aliado do produtor e vamos continuar defendendo quem trabalha para pôr comida na mesa das famílias”, garantiu Marcos Rocha.

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sistema Fecomércio por meio do Senac oferta aproximadamente mil vagas no programa Senac de gratuidade em Rondônia

Sistema Fecomércio por meio do Senac oferta aproximadamente mil vagas no programa Senac de gratuidade em Rondônia

Chegou mais uma oportunidade para quem busca qualificação profissional gratuita no estado de Rondônia. O Sistema Fecomércio por meio do Serviço Naci

Governo de RO inicia na próxima segunda-feira inscrições para o programa que facilitará aquisição da casa própria

Governo de RO inicia na próxima segunda-feira inscrições para o programa que facilitará aquisição da casa própria

O governo de Rondônia inicia na próxima segunda-feira (20), a partir das 8h, as inscrições do programa estadual Meu Sonho, que tem por objetivo fac

CRA-RO empossa nova diretoria e conselheiros para o biênio 2025-2026

CRA-RO empossa nova diretoria e conselheiros para o biênio 2025-2026

Na noite desta segunda-feira (14), o Conselho Regional de Administração de Rondônia (CRA-RO) realizou a cerimônia de posse dos novos diretores e co

Trabalhos de regularização fundiária são intensificados em Porto Velho pelo governo de RO

Trabalhos de regularização fundiária são intensificados em Porto Velho pelo governo de RO

Com o intuito de entregar cerca de 22 mil lotes, para que sejam registrados este ano, abrangendo 17 bairros de Porto Velho e beneficiar famílias de

Gente de Opinião Domingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)