Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

Gestão de riscos é tema de atividades de capacitação aos servidores do TCE-RO


Gestão de riscos é tema de atividades de capacitação aos servidores do TCE-RO - Gente de Opinião

Dentro das atividades de orientação destinadas à elaboração e implantação do Sistema de Gestão de Riscos do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), sob a organização da Corregedoria-Geral (CG) e da Escola Superior de Contas (Escon), encerrou-se nessa quinta-feira (13) capacitação voltada aos servidores que atuam que atuam em cargos estratégicos na Corte.

 

Iniciado na última terça-feira (11), o curso, que teve um total de 24 horas-aula, foi ministrada pelo auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Salvatore Palumbro, o qual, na última segunda-feira (10), no auditório do TCE, realizou palestra para os servidores da Corte sob a mesma temática.

 

Tanto na palestra quanto no curso, o instrutor buscou expor conceitos sobre a temática, visando despertar uma reflexão a respeito dos caminhos que levam à implantação da gestão de riscos na área pública.

 

Outra abordagem importante feita por Palumbro foi relativa à ISO 31000, considerada guia mestre para a implementação da gestão de riscos em organizações, uma vez que fornece princípios e diretrizes genéricas para isso, incluindo a aplicação de uma gama de atividades, incluindo estratégias, decisões, operações, processos, funções, projetos, produtos, serviços e ativos.

 

No âmbito interno, destacou-se resolução recém-aprovada pelo Conselho Superior de Administração (CSA), a qual institui o sistema de planejamento e gestão de riscos no âmbito do TCE rondoniense. Trata-se de um conjunto de instrumentos de governança e de gestão que suportam a concepção, implementação, monitoramento e melhoria contínua da gestão de riscos através de toda a instituição.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Carteira Azul garante identificação e atendimento humanizado a condutores com TEA em Rondônia

Carteira Azul garante identificação e atendimento humanizado a condutores com TEA em Rondônia

O governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), disponibiliza a Carteira Azul, documento de identificação compleme

Sebrae em Rondônia fortalece o empreendedorismo feminino e celebra força, protagonismo e inclusão em 2025

Sebrae em Rondônia fortalece o empreendedorismo feminino e celebra força, protagonismo e inclusão em 2025

Em 2025, o Sebrae em Rondônia intensificou ações voltadas às mulheres empreendedoras, promovendo reconhecimento, qualificação e protagonismo em todo

Sebrae amplia presença institucional e fortalece estratégias de comunicação em Rondônia em 2025

Sebrae amplia presença institucional e fortalece estratégias de comunicação em Rondônia em 2025

O Sebrae em Rondônia consolidou um dos anos mais robustos em termos de visibilidade institucional, produção jornalística e fortalecimento da comunic

Conselho Deliberativo do Sebrae RO reforça governança e amplia articulação institucional

Conselho Deliberativo do Sebrae RO reforça governança e amplia articulação institucional

Com um ciclo intenso de atuação institucional o Conselho Deliberativo Estadual (CDE) assumiu protagonismo na construção de agendas, no diálogo com o

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)