Domingo, 19 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

FIERO celebrou 39 anos de contribuição para o crescimento econômico de Rondônia


FIERO celebrou 39 anos de contribuição para o crescimento econômico de Rondônia - Gente de Opinião

A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) completou, nesta sexta-feira, 19, 39 anos de atuação em defesa do segmento industrial local. A entidade tem trabalhado para fomentar o desenvolvimento sustentável da indústria no estado, acompanhando o avanço regional por meio da adoção de tecnologias que promovem a redução dos impactos ambientais e o uso responsável dos recursos naturais. Este esforço tem se traduzido na promoção de práticas produtivas alinhadas às demandas de conservação ambiental, integrando crescimento econômico e sustentabilidade em sua atuação.

Segundo o presidente da entidade Marcelo Thomé, a instituição desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico e sustentável de Rondônia. “A FIERO contribui diretamente para a modernização da indústria e para a construção de uma economia alinhada à inclusão dos povos amazônicos e a conservação da floresta. O equilíbrio entre crescimento econômico e cuidado com o meio ambiente é essencial para assegurar um futuro próspero projetando Rondônia e a Amazônia como referências em práticas produtivas responsáveis”, afirmou.

Thomé aproveitou a celebração de aniversário da FIERO para enaltecer a relevância do trabalho desenvolvido por aqueles que o antecederam na condução da entidade. Desde a criação da Federação, em 1986, gestores como Frederico Simon Camelo, Miguel de Souza, Júlio Augusto Miranda, Euzébio Guareschi e Denis Baú ajudaram a consolidar a representatividade da indústria em Rondônia, cada qual deixando seu legado.

Ao longo de sua história, a Federação trabalha para fortalecer o associativismo sindical e ampliar o setor produtivo, colaborando com a geração de emprego e renda na região. Por meio das instituições SESI, SENAI e IEL, a FIERO oferece serviços em educação básica, formação profissional, saúde e segurança no trabalho, além de inovação e capacitação empresarial. Esses recursos favorecem a sustentabilidade e competitividade da indústria local e nacional.

Concentrada no desenvolvimento sustentável, a FIERO mantém ações voltadas à conservação ambiental e ao incentivo de práticas produtivas sustentáveis. Essa atuação busca garantir o crescimento econômico de Rondônia de forma equilibrada, promovendo a integração entre indústria, sociedade e meio ambiente.

A participação da indústria no PIB de Rondônia, que gira em torno de 18%, evidencia sua relevância para a economia local e regional, papel que a FIERO representa e fortalece. A entidade atua para articular e apoiar o setor industrial, por meio de iniciativas voltadas à modernização e à sustentabilidade, estimulando investimentos em inovação e tecnologia, para garantir que a indústria mantenha sua presença estratégica no crescimento do estado.

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com 6.571 empresas parceiras, o Governo de RO oferece mais de 3,3 mil vagas de emprego

Com 6.571 empresas parceiras, o Governo de RO oferece mais de 3,3 mil vagas de emprego

Rondônia alcança a marca de 3.313 vagas de emprego abertas em todo o Estado, resultado das ações de fomento ao trabalho e da confiança crescente do

Governador Marcos Rocha destaca ampliação das obras de asfalto em Ji-Paraná

Governador Marcos Rocha destaca ampliação das obras de asfalto em Ji-Paraná

O governador Marcos Rocha participou do lançamento do programa Asfalta Jipa, uma parceria entre o Governo de Rondônia e a Prefeitura de Ji-Paraná, q

Empresárias de Rondônia são selecionadas em programa de inovação voltado à bioeconomia amazônica

Empresárias de Rondônia são selecionadas em programa de inovação voltado à bioeconomia amazônica

Três empreendedoras rondonienses foram selecionadas para a fase de pré-incubação do Programa Sinapse Bio – 3ª Edição, iniciativa que apoia o desenvo

Projeto de CNH mais acessível tem potencial de economizar mais de três meses de trabalho dos rondonienses

Projeto de CNH mais acessível tem potencial de economizar mais de três meses de trabalho dos rondonienses

O cidadão rondoniense que pretende tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) precisa trabalhar, em média, mais de 3 meses. É a 20ª

Gente de Opinião Domingo, 19 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)