Segunda-feira, 23 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

Emprego: Rondônia é o terceiro estado do Brasil com mais trabalhadores formais e informais


Emprego: Rondônia é o terceiro estado do Brasil com mais trabalhadores formais e informais - Gente de Opinião

O estado de Rondônia registrou a terceira maior inserção econômica do Brasil. Com percentual de 95,05%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a publicação do Ranking de Competitividade dos Estados, publicado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), exibe o ranking equivalente ao número de ocupados entre a população economicamente ativa.

Além de Rondônia, o ranking é liderado por Santa Catarina (96,14%) e em segundo lugar Mato Grosso (95,72%). Os dados de Competitividade dos Estados buscam alcançar as 27 unidades da federação, como ferramenta para os gestores públicos na melhoria da competitividade e da gestão pública dos seus estados.

O resultado publicado pelo ranking é decorrente das ações que o governo de Rondônia desenvolve por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) com o programa Geração Emprego, e também por meio da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), adequando a política tributária para garantir um ambiente de negócios favorável ao crescimento econômico. Essas ações resultam diretamente no nível de emprego e de inserção econômica.

AVALIAÇÃO DE COMPETITIVIDADE

O Ranking de Competitividade dos Estados é uma ferramenta para obter indicadores que contribuam para as políticas públicas. Os Rankings do CLP são parte relevante para o processo de informação e tomada de decisão por parte dos governos, pois se tratam de ferramentas únicas, usadas por agentes públicos para avaliar o curso de sua administração pública.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 23 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Aproximação institucional do Sebrae no interior começa por Vilhena

Aproximação institucional do Sebrae no interior começa por Vilhena

Nesta segunda-feira (23), o movimento de aproximação institucional do Sebrae em Rondônia com os municípios do interior começou por Vilhena. O direto

Ações de educação no trânsito são intensificadas durante campanha “Carnaval Seguro”

Ações de educação no trânsito são intensificadas durante campanha “Carnaval Seguro”

Alinhada à mensagem nacional “Desacelere, seu bem maior é a vida”, as ações de educação no trânsito foram intensificadas e se concentraram na campan

CEPC/RO entrega parecer técnico contrário à cessão do Teatro Guaporé ao TJ e cobra diálogo do Governo

CEPC/RO entrega parecer técnico contrário à cessão do Teatro Guaporé ao TJ e cobra diálogo do Governo

Uma comissão formada por conselheiros e pelo presidente do Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC/RO) esteve na manhã desta quarta

Inscrições para cursos profissionalizantes na área da computação estão abertas até domingo, 22, em Porto Velho

Inscrições para cursos profissionalizantes na área da computação estão abertas até domingo, 22, em Porto Velho

O avanço da tecnologia na era digital exige cada vez mais que o cidadão da sociedade moderna se prepare diante das novidades do futuro. No mercado d

Gente de Opinião Segunda-feira, 23 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)