Sábado, 7 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

Durante evento, SENAI-RO promove lançamento 1º Prêmio FIERO-SEBRAE de Inovação Industrial


Durante evento, SENAI-RO promove lançamento 1º Prêmio FIERO-SEBRAE de Inovação Industrial - Gente de Opinião

A 3ª edição do Workshop Potencial da Inovação na Indústria, de iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa (FAPERO), reuniu diversos integrantes que trataram sobre assuntos ligados à inovação no setor industrial. Organizado pela gerência de Soluções em Tecnologia e Inovação do SENAI (STI), o evento foi realizado no Salão de Convenções da Casa da Indústria, em Porto Velho, das 9h às 18h e marcou o lançamento do 1º Prêmio FIERO-SEBRAE de Inovação Industrial.

 Na abertura do evento, o gerente de STI José Rafael Lopes, destacou a importância da iniciativa como oportunidade para promover a integração entre indústria, academia e o ecossistema local de inovação para dialogar e fomentar soluções inovadoras que agreguem valor aos processos produtivos e impulsionem a transformação industrial em Rondônia. Tamém participaram da abertura o gerente de Educação Básica e Profissional do SESI, SENAI e IEL, Jair Coelho, o presidente da FAPERO, Paulo Haddad e o diretor administrativo do SEBRAE-RO, Edson Lemos. 

O workshop contou com a participação de representantes de empresas, startups, universidades, centros de pesquisa e instituições públicas em um ambiente colaborativo para compartilhar experiências, apresentar cases de sucesso de inovação em Rondônia e fortalecer a cultura da inovação no setor produtivo regional, além de palestras com especialistas da área. 

“Para isso convidamos empresários e industriais, startups e empreendedores, pesquisadores e estudantes, profissionais de instituições de ciência e tecnologia e gestores públicos e agentes de desenvolvimento para dialogar sobre soluções em inovação que impulsionem o desenvolvimento do Estado”, explicou o gerente de STI do SENAI-RO. Para Lopes, o encontro foi uma excelente ocasião para fazer conexões entre os atores do Ecossistema Local de Inovação (ELI). 

Para essa edição foram convidados para palestrar, o especialista de Educação da Coordenação de Educação Básica e Profissional do SESI, SENAI e IEL-RO, Alexandre Custódio, o gerente de estudos e prospectiva industrial do Observatório Nacional da Indústria, Rafael Silva e Sousa, o professor do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Márcio Rodrigues Miranda, o presidente da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (FARERO), Paulo Haddad, e o arquiteto e coordenador do Office BIM do SENAI-RO, Leone Augusto Bezerra Leitão.

Ao final da programação, o gerente de STI do SENAI-RO convidou alguns palestrantes, a coordenadora de Pesquisa e Inovação da Jirau Energia, Gizele Pazdziomy Silva e o diretor superintendente do SEBRAE, Alberto Anísio para um bate-papo sobre soluções inovadoras para tornar a indústria de Rondônia mais inovadora, tecnológica e competitiva. 

Sobre o prêmio 

Para falar sobre o 1º Prêmio FIERO-SEBRAE de Inovação Industrial, o analista de inovação do SEBRAE Rangel Miranda, esclareceu o formato do concurso, quem pode participar, as categorias e prazos. Para essa edição, os inscritos terão que encontrar soluções de um desafio inovador proposto pela Jirau Energia, parceira do prêmio. Os interessados podem acessar o portal SEBRAEStartups (https://programas.sebraestartups.com.br/in/fiero). Nele consta o que é o prêmio, seus objetivos, quem podem participar, o desafio proposto, além de consultar e baixar o edital. As inscrições vão até o dia 30 de setembro de 2025.

Para quem perdeu, ou não pode acompanhar presencialmente, o evento está gravado na página do SENAI no Youtube nos links abaixo:

Manhã

(Workshop Potencial da Inovação na Indústria 3° Edição - Manhã)

Tarde

(Workshop Potencial da Inovação na Indústria 3° Edição - Parte da Tarde

Gente de OpiniãoSábado, 7 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae em Rondônia abre inscrições para missão empresarial à Beauty Fair 2026

Sebrae em Rondônia abre inscrições para missão empresarial à Beauty Fair 2026

O Sebrae em Rondônia está com inscrições abertas para a Missão Empresarial Beauty Fair 2026, iniciativa que levará empreendedores do setor de beleza

Desafio Liga Jovem chega à 4ª edição e mobiliza escolas de Rondônia com semana de lançamento

Desafio Liga Jovem chega à 4ª edição e mobiliza escolas de Rondônia com semana de lançamento

O empreendedorismo jovem volta ao centro das discussões educacionais em Rondônia com a realização da Semana de Lançamento da 4ª edição do Desafio Li

Empreendedorismo inovador ganha força com o Startup Day 2026 em Rondônia

Empreendedorismo inovador ganha força com o Startup Day 2026 em Rondônia

O Startup Day 2026 já tem data para transformar o cenário da inovação em Rondônia. No dia 21 de março de 2026, empreendedores, estudantes, investido

Presidente Tadros defende integração nacional e reação do Norte durante fórum de presidentes em Porto Velho

Presidente Tadros defende integração nacional e reação do Norte durante fórum de presidentes em Porto Velho

A capital rondoniense recebeu, nesta terça-feira (3), a programação central do XXXIV Fórum de Presidentes de Federações do Comércio, reunindo lidera

Gente de Opinião Sábado, 7 de março de 2026 | Porto Velho (RO)