Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

Conselho Deliberativo do Sebrae RO reforça governança e amplia articulação institucional

Ano foi marcado por presença ativa em agendas estratégicas, aproximação com lideranças estaduais e nacionais e fortalecimento das políticas públicas voltadas aos pequenos negócios


O Conselho Deliberativo Estadual (CDE) conduz agendas estratégicas e decisões essenciais para o fortalecimento do ambiente de negócios. Foto: Fernanda Nabôa. - Gente de Opinião
O Conselho Deliberativo Estadual (CDE) conduz agendas estratégicas e decisões essenciais para o fortalecimento do ambiente de negócios. Foto: Fernanda Nabôa.

Com um ciclo intenso de atuação institucional o Conselho Deliberativo Estadual (CDE) assumiu protagonismo na construção de agendas, no diálogo com os poderes públicos e na condução de decisões estruturantes que impactaram diretamente o ambiente de negócios.

A governança se fortaleceu, as entregas se ampliaram e a instituição consolidou sua presença nos principais espaços de debate sobre desenvolvimento econômico no estado e na região amazônica.

A agenda começou ainda em janeiro, com a abertura dos trabalhos do colegiado, seguida de capacitações nacionais que reuniram dirigentes de todo o Sistema Sebrae para alinhamento de diretrizes e aprimoramento de competências de governança. A partir dali o ano seguiu em ritmo acelerado, marcado por encontros que conectaram o CDE às pautas mais relevantes do empreendedorismo brasileiro.

Integração com municípios, lideranças e setores produtivos

Em março, o Conselho esteve junto a gestores municipais durante o evento Diálogos Municipalistas, reforçando o compromisso da instituição com o desenvolvimento das micro e pequenas empresas nos territórios. Ainda no primeiro semestre, a presença em Brasília, na Comissão de Infraestrutura do Senado, fortaleceu pautas essenciais como logística, rodovias e condições estruturais para a competitividade dos negócios em Rondônia.

Em encontros regionais, como o Seminário de Desenvolvimento do Cone Sul e o III Fórum da Piscicultura, o Sebrae atuou para aproximar lideranças, estimular o planejamento dos territórios e fortalecer cadeias produtivas estratégicas. A parceria com a FAPERON e o SENAR, formalizada em julho, consolidou a união institucional em prol do agronegócio, enquanto a participação na 2ª Sicoob Agroshow reforçou o diálogo com o cooperativismo e o setor financeiro.

Participação ativa em agendas estaduais e nacionais

A atuação do Conselho esteve fortemente presente em eventos de grande impacto institucional. Durante a 12ª RRSI, em Ji-Paraná, conselheiros acompanharam agendas de inovação, economia e empreendedorismo, fortalecendo conexões com o Governo de Rondônia e com instituições parceiras.

Em Macapá, representantes da instituição contribuíram para debates sobre bioeconomia e participaram da construção da Carta da Amazônia, que propõe integração entre ciência, saberes tradicionais e sustentabilidade.

Outro destaque foi a aprovação, pelo Conselho Nacional do Sebrae, da construção da nova Unidade Regional de Pimenta Bueno, fruto de um trabalho técnico e articulado do colegiado rondoniense para validar o projeto junto à instância federal.

Reconhecimento, projeção e fortalecimento da imagem institucional

Em um ano especial, em que o Sebrae em Rondônia celebrou 45 anos, a instituição ganhou ainda mais projeção. O Presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, visitou o estado em diferentes agendas, reforçando a sintonia da unidade estadual com as diretrizes nacionais e destacando a força do empreendedorismo rondoniense.

Em setembro, o encontro entre conselheiros, colaboradores e dirigentes nacionais evidenciou o alinhamento estratégico para os próximos anos.

A valorização da imagem institucional também ganhou destaque: a marca Sebrae alcançou crescimento de 346% em quatro anos, resultado que reforça credibilidade, presença e impacto junto à sociedade.

No segundo semestre, a presença institucional se ampliou com o anúncio de projetos inéditos, como o lançamento nacional do ALICOOP, que terá em Rondônia um de seus marcos de referência. A iniciativa vai impulsionar cooperativas da sociobiodiversidade com foco em sustentabilidade, gestão e protagonismo comunitário.

Ao longo de 2025, o Conselho também participou de homenagens, encontros nacionais de governança e agendas que evidenciaram seu compromisso histórico com o desenvolvimento do estado.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ações de fiscalização serão intensificadas até fevereiro de 2026 com integração das forças de segurança

Ações de fiscalização serão intensificadas até fevereiro de 2026 com integração das forças de segurança

Uma ação conjunta da Lei Seca Nacional marcou o início da Operação Rodovida 2025/2026, no último fim de semana, a mobilização segue até 22 de fevere

Concurso Nacional define projeto da nova sede do Sebrae em Rondônia

Concurso Nacional define projeto da nova sede do Sebrae em Rondônia

O Sebrae em Rondônia concluiu, em dezembro de 2025, o julgamento do Concurso Público Nacional de Arquitetura e Urbanismo que irá definir o projeto d

Ecoporé lança série de vídeos que retrata quatro anos de projeto Terra e Mata em Rondônia

Ecoporé lança série de vídeos que retrata quatro anos de projeto Terra e Mata em Rondônia

A Ecoporé, com apoio financeiro do fundo socioambiental Caixa, lançou uma série de oito vídeos sobre o projeto Terra e Mata, que retrata os últimos

Parcerias que Transformam: Sebrae celebra o encerramento das ações de 2025 em Ariquemes

Parcerias que Transformam: Sebrae celebra o encerramento das ações de 2025 em Ariquemes

A união que gera resultado foi o fio condutor do Encerramento Anual das Ações 2025 do Sebrae em Ariquemes. Na noite de 9 de dezembro, empresários, p

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)