Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

Censo Demográfico: Quilombolas rondonienses tem idade mediana um ano a mais que população total


Censo Demográfico: Quilombolas rondonienses tem idade mediana um ano a mais que população total - Gente de Opinião

A divulgação do Censo Demográfico 2022 a respeito da população quilombola mostra que, em Rondônia, a idade mediana deste povo é um ano maior que da população total. Considerando toda as pessoas residentes no Estado, a idade mediana é de 32 anos; já a dos quilombolas é de 33 anos. Idade mediana quer dizer que metade da população tem até aquela idade e a outra metade é mais velha.

 

Rondônia, que tem 2.925 pessoas que se consideram quilombolas, é um dos três estados em que a idade mediana dos quilombolas é maior que da população total. No Mato Grosso, a diferença é três anos (35 anos para os quilombolas e 32 para a população total) e, no Mato Grosso do Sul, os quilombolas têm idade mediana de 35 anos e a população total de 33 anos. Ponderando todo o Brasil, a idade mediana dos quilombolas é de 31 anos enquanto que da população total é de 35 anos.

 

Em relação ao índice de envelhecimento (proporção de pessoas com 60 anos ou mais em relação ao número de pessoas com até 14 anos), o Censo Demográfico 2022 aponta que os quilombolas rondonienses têm indicador próximo ao brasileiro e maior que o da Região Norte. No Estado, o índice foi de 53,02, enquanto em todo o país foi de 54,98 e na Região Norte foi de 36,86.

 

Os maiores índices de envelhecimento dos quilombolas foram apresentados por Rio Grande do Sul (82,69), Minas Gerais (81,37) e Mato Grosso (76,93) e os menores foram no Amazonas (23,4), Amapá (28,96) e Distrito Federal (34,85).

 

Taxa rondoniense de alfabetização dos quilombolas é a quarta maior do país

 

Averiguando sobre alfabetização, o Censo Demográfico 2022 mostra que a taxa entre os quilombolas rondonienses com 15 anos ou mais é de 92,4%, ficando atrás dos índices do Distrito Federal (98,7%), Amazonas (92,9%) e Santa Catarina (92,4%). A taxa de alfabetização brasileira desse povo foi de 81%.

 

As menores taxas de alfabetização entre os quilombolas foram registradas nos estados de Alagoas (70,2%), Piauí (70,3%), Paraíba (73,1%), Ceará (73,6%) e Pernambuco (74,1%).

Alfabetizada é a pessoa com cinco anos ou mais que consegue, pelo menos, ler e escrever um bilhete simples ou uma lista de compras.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

3º Encontro Anual do Senac Rondônia reforça diretrizes estratégicas, integração institucional e planejamento para 2026

3º Encontro Anual do Senac Rondônia reforça diretrizes estratégicas, integração institucional e planejamento para 2026

O Senac Rondônia realizou, nesta terça-feira (3), o 3º Encontro Anual da instituição, reunindo colaboradores de todas as Unidades do estado em format

Governo do Brasil cria mais de 12 novos laboratórios de informática em Rondônia

Governo do Brasil cria mais de 12 novos laboratórios de informática em Rondônia

Com a meta de levar letramento digital a todos os brasileiros e capacitá-los para a era digital, o programa Computadores para Inclusão, do Ministé

Rondônia registra 1.813 nascimentos de bebês de mães adolescentes entre janeiro e agosto de 2025

Rondônia registra 1.813 nascimentos de bebês de mães adolescentes entre janeiro e agosto de 2025

A  adolescência é um período de intensas transformações físicas, emocionais e sociais, marcado pela construção de sonhos, planos e projetos de vida. N

Governo de RO conclui licitação para reforma e ampliação do Estádio Aluízio Ferreira, em Porto Velho

Governo de RO conclui licitação para reforma e ampliação do Estádio Aluízio Ferreira, em Porto Velho

A primeira etapa da reforma e ampliação do Estádio Aluízio Ferreira, em Porto Velho, teve o processo licitatório concluído pelo governo de Rondônia, p

Gente de Opinião Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)