Segunda-feira, 18 de março de 2024 - 13h30

Um importante corredor logístico para o fluxo
de exportação do Arco Norte. Assim foi classificada a BR-364 na apresentação do
ministro dos Transportes, Renan Filho, durante roadshow que ele participou em
Madri, na Espanha. Porém, a rodovia necessita de um olhar sensível por parte de
investidores estrangeiros para projetos rodoviários a serem leiloados esse ano
ainda. O evento reuniu executivos de construtoras, operadoras e concessionárias
de infraestrutura, além de representantes do mercado financeiro espanhol.
Pelo projeto a rodovia receberá 113,7
quilômetros de duplicação na extensão que compreende o município de Vilhena até
Porto Velho e mais 201 quilômetros de faixa adicional ou alargamento de pista,
o que resultará em melhor trafegabilidade e mais segurança tanto para veículos
grandes (caminhões de carga e ônibus intermunicipais e interestaduais) e de
passeio, e para a população, pois no projeto está prevista a construção de 20
passarelas, uma vez que a rodovia corta muitas cidades e o fluxo de pedestres é
intenso.
Para a Federação das Indústrias do Estado de
Rondônia (FIERO), em se concretizando essa concessão, o estado dará um salto em
desenvolvimento por meio de atração de novos negócios, pois a rodovia contempla
os acessos aos principais portos, se tornando uma rota mais segura para o
escoamento de grãos pelo rio Madeira, uma vez que mais de 50% de toda a
produção de soja do país se concentra nas regiões Norte e Centro-Oeste, e tem a
China como principal destino.
De acordo com o presidente da FIERO, Marcelo
Thomé, essa obra é de fundamental importância, pois a BR-364 possui um enorme
fluxo a medida que Porto Velho e Rondônia se consolidam como rota de
escoamento. “Em época de safra o movimento aumenta exponencialmente, criando
filas de caminhões até que se possa fazer a descarga. Vislumbramos com essa
possibilidade de concessão, a melhora a infraestrutura logística, que refletirá
no incremento da nossa economia, resultando na melhora da qualidade de vida dos
rondonienses”, reforçou.
A previsão para 2024, segundo o Ministério dos
Transportes, é que ocorram 13 leilões rodoviários, o que representa um aporte
de R$ 122 bilhões (aproximadamente €22,5 bilhões) em recursos privados para
melhorias na malha viária federal. Até 2026, a perspectiva de investimentos é
de R$ 280 bilhões (cerca de €52 bilhões), somados os recursos públicos e
privados, por meio do Novo PAC.
Conforme o ministro Renan Filho, o Brasil
também se preocupa na infraestrutura sustentável, reafirmando que o País já
conta com exemplos em geração de energia limpa, na transição energética e sendo
vanguarda no hidrogênio verde.
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