Segunda-feira, 20 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

1º Encontro do Chocolate valoriza produção artesanal e cultura do cacau em Rondônia

Com participação do Sebrae em Rondônia e parceiros locais, iniciativa destaca o talento de chocolateiros e promove o desenvolvimento regional


1º Encontro do Chocolate valoriza produção artesanal e cultura do cacau em Rondônia - Gente de Opinião

No dia 7 de julho, a cidade de Ji-Paraná recebeu o 1º Encontro do Chocolate, evento realizado no espaço Prime House que reuniu chocolateiros artesanais de todo o estado em uma experiência sensorial exclusiva, criada para valorizar quem transforma o cacau rondoniense em história, sabores e produtos de alta qualidade.

A iniciativa contou com a realização do Sebrae em Rondônia, Sicoob Centro e Al-Invest Verde, e teve o apoio institucional da CacauRon, Prime House e Rondônia Cacau, fortalecendo o compromisso coletivo de estimular a cadeia produtiva do cacau e ampliar oportunidades de negócios para pequenos empreendedores locais.

Durante o evento, os participantes vivenciaram uma experiência sensorial diferenciada, com degustações de chocolates produzidos a partir de cacau local, harmonizações e pratos especiais desenvolvidos para realçar aromas, texturas e sabores típicos da região. O ambiente foi cuidadosamente preparado para despertar todos os sentidos, promovendo conexão cultural e profissional entre os presentes.

O Analista do Sebrae em Rondônia e Coordenador do Al-Invest Verde, Nilo Vasconcelos de Oliveira, destacou dois grandes marcos para o setor:

“Além de celebrar o sabor e a riqueza da nossa produção, temos a conquista da Indicação Geográfica para o cacau de Rondônia, uma certificação que solidifica nossa identidade e agrega valor ao produto. O Encontro do Chocolate entrega mais que sabor: entrega identidade, orgulho e desenvolvimento sustentável para Rondônia. É um privilégio participar dessa construção coletiva”, afirmou.

Desde novembro de 2023, o cacau em amêndoas de Rondônia recebeu a certificação federal de Indicação de Procedência, concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), um reconhecimento que abrange os 52 municípios do estado e destaca os atributos únicos do produto, como solo, microclima, modo de produção e qualidade sensorial e físico-química.

O Presidente do Sicoob Centro de Ji-Paraná, Ademir Stimer, ressaltou a relevância do evento para o fortalecimento do associativismo e da economia regional:

“É gratificante ver tantos talentos reunidos em um evento que valoriza o produto regional e proporciona oportunidades reais de negócios e crescimento. Parcerias como essa, que fortalecem a cultura local e estimulam o empreendedorismo, fazem toda a diferença para nossa economia e para as famílias que vivem do cacau e do chocolate em Rondônia.”

O Diretor Técnico do Sebrae em Rondônia, Carlos Eduardo Sakagami, também reforçou o compromisso da instituição com o fortalecimento do setor:

“Nossa intenção é fortalecer cada vez mais a cadeia produtiva do cacau em Rondônia para que os produtores atendidos ganhem em competitividade e qualidade, e o Sebrae em Rondônia, junto com parceiros estratégicos, seja o grande catalisador de oportunidades”, destacou Sakagami.

Fechando o evento, ficou evidente que o cacau de Rondônia deixou de ser apenas mais uma commoditie. Hoje, é um produto diferenciado, com padrão no cultivo, qualidade sensorial específica e serviços agregados até chegar à mesa do consumidor. Essa transformação foi possível graças à atuação estratégica do Sebrae em Rondônia, que há anos conduz ações voltadas à melhoria da produtividade, à capacitação dos produtores, à estruturação de associações e cooperativas, e à articulação para acesso a mercados e certificações, como a própria Indicação Geográfica.

O Sebrae segue como parceiro essencial na promoção do desenvolvimento territorial e no fortalecimento da economia local por meio de produtos regionais de valor agregado, sustentáveis e com identidade própria.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 20 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com 6.571 empresas parceiras, o Governo de RO oferece mais de 3,3 mil vagas de emprego

Com 6.571 empresas parceiras, o Governo de RO oferece mais de 3,3 mil vagas de emprego

Rondônia alcança a marca de 3.313 vagas de emprego abertas em todo o Estado, resultado das ações de fomento ao trabalho e da confiança crescente do

Governador Marcos Rocha destaca ampliação das obras de asfalto em Ji-Paraná

Governador Marcos Rocha destaca ampliação das obras de asfalto em Ji-Paraná

O governador Marcos Rocha participou do lançamento do programa Asfalta Jipa, uma parceria entre o Governo de Rondônia e a Prefeitura de Ji-Paraná, q

Empresárias de Rondônia são selecionadas em programa de inovação voltado à bioeconomia amazônica

Empresárias de Rondônia são selecionadas em programa de inovação voltado à bioeconomia amazônica

Três empreendedoras rondonienses foram selecionadas para a fase de pré-incubação do Programa Sinapse Bio – 3ª Edição, iniciativa que apoia o desenvo

Projeto de CNH mais acessível tem potencial de economizar mais de três meses de trabalho dos rondonienses

Projeto de CNH mais acessível tem potencial de economizar mais de três meses de trabalho dos rondonienses

O cidadão rondoniense que pretende tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) precisa trabalhar, em média, mais de 3 meses. É a 20ª

Gente de Opinião Segunda-feira, 20 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)