Segunda-feira, 16 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

O governador Marcos Rocha deveria pegar algumas aulas com o governador Ronaldo Caiado sobre segurança pública


Valdemir Caldas - Gente de Opinião
Valdemir Caldas

Quando o assunto é segurança pública, o rondoniense não tem do que se orgulhar, exceto do esforço, da coragem e dedicação da maioria dos policiais. Não faz muito tempo, a polícia militar de Rondônia foi apontada como a primeira instituição mais bem avaliada da Região Norte e a oitava do país, porém, no quesito violência, Rondônia aparece em oitavo lugar, com uma taxa de mortalidade beirando os 36%. Apesar disso, as autoridades responsáveis pelo setor da segurança, religiosamente pagas para proteger o cidadão, insistem em dizer o contrário, ou seja, de que vivemos em um estado seguro.

Por outro lado, levantamento realizado em 2023, aponta Goiás como o estado mais calmo do Brasil. A receita para isso, segundo o governador Ronaldo Caiado, é investimento pesado em educação e programas sociais, como combate ao desemprego, prevenção e inteligência policial, com as policias civil e militar atuando juntas no combate à criminalidade, além da construção de presídios de segurança máxima, entre outras ações essenciais. Ao contrário dos que muitos pensam, não se combate à violência apenas com repressão. É preciso investir em prevenção.

Não é à toa que o governador Ronaldo Caiado é o mais bem avaliado do país, com 72% de aprovação popular. O governador Marcos Rocha, por quem tenho profundo respeito, deveria pegar algumas aulas sobre segurança pública com o governador Caiado. Não seria nenhum demérito. Pelo contrário, um sinal de grandeza. E a população de Rondônia, que clama diariamente por segurança pública, agradeceria. 


* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O fenômeno Bolsonaro

O fenômeno Bolsonaro

Jair Bolsonaro é, hoje, o principal porta-voz da direita brasileira. Trata-se de uma liderança política incontestável. Isso ficou evidente nas eleiç

Sobre a próxima eleição presidencial no Brasil

Sobre a próxima eleição presidencial no Brasil

O ex-presidente Michel Temer pretende criar uma candidatura moderada e conservadora, que ele define como de centro-direita, para a eleição presidenc

O mistério que nos tece: a Trindade é o canto do universo

O mistério que nos tece: a Trindade é o canto do universo

A Fórmula do Céu na Terra: Expressa na Dança Quântica e no Abraço Trinitário Num mundo que insiste em nos dividir — entre ciência e fé, entre eu e v

20 anos do mensalão

20 anos do mensalão

No último dia 06 de junho, o escândalo do mensalão completou vinte anos. O esquema, denunciado pelo então deputado federal Roberto Jefferson, à époc

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)