Quarta-feira, 29 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia

SENAI integra Projeto de Eficiência Energética “Mais Rondônia”


SENAI integra Projeto de Eficiência Energética “Mais Rondônia” - Gente de Opinião

O “Mais Rondônia” constitui o primeiro projeto em rede realizado entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) em parceria com o Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e a Secretária de Desenvolvimento Econômico de Rondônia (SEDEC).  

O projeto foi premiado no edital lançado pela Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e tem como proposta otimizar o consumo elétrico das empresas, no intuito de obter uma redução de pelo menos 10% no valor da conta de energia tendo como público alvo micro, pequenas ou médias empresas de vários setores.   

De acordo com o gerente de Soluções em Tecnologia e Inovação (STI) do SENAI-RO, José Rafael Lopes, o projeto piloto  será desenvolvido sem custos para 60 empresas locais e atualmente 20 delas já aderiram ao projeto, que vai utilizar tecnologias de medição e monitoramento inteligente do consumo elétrico, a fim de permitir a coleta, armazenamento, acesso e uso de dados relevantes para o desenvolvimento de análises e tomada de decisões, com consequente otimização do consumo de energia elétrica e diminuição de custos de operação.

Lopes explica que as empresas que aderirem ao Mais Rondônia, irão receber um medidor inteligente de energia e um aplicativo que permitirá coletar, armazenar, acessar e usar dados para o desenvolvimento de análises e tomada de decisões.  

“Com isso, as empresas beneficiárias poderão acompanhar em tempo real seu consumo elétrico via internet, para detectar picos ou tendência de aumento de consumo devido a instalações, dispositivos, equipamentos ineficientes e/ou com defeitos, permitindo uma gestão eficaz do consumo elétrico. Vale ressaltar, que a adesão ao projeto é gratuita e tem duração de seis meses, durante esse período, a empresa se compromete apenas a usar o produto e buscar reduzir sua conta de energia elétrica”, garante.

Ainda conforme o gerente de STI do SENAI-RO, as pequenas e médias empresas consomem muita energia, e esses medidores vão facilitar o acompanhamento da energia, pelo histórico de quais os períodos do dia têm os maiores picos de energia.

“A ideia é fracionar, dividir os horários, para minimizar os custos, e garantir o poder de decisão sobre a conta de energia em tempo real, por meio da transformação digital das empresas participantes”, afirma Lopes, que contou com a participação do diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago e das técnicas Lissandra Souza e Cleópatra Caldeira na elaboração do projeto.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 29 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vagas de emprego para a Energisa Rondônia. Inscrições encerram nesta quinta (30)

Vagas de emprego para a Energisa Rondônia. Inscrições encerram nesta quinta (30)

A Energisa está com vagas de emprego abertas em diferentes municípios de Rondônia. As oportunidades contemplam funções essenciais para a operação e

Caminhão itinerante da Energisa está no residencial Morar Melhor com ações voltadas à comunidade

Caminhão itinerante da Energisa está no residencial Morar Melhor com ações voltadas à comunidade

A equipe da Energisa está no residencial Morar Melhor, em Porto Velho, oferendo uma série de serviços e atendimentos no caminhão do projeto “Nossa E

Energisa reforça alerta de segurança em meio à previsão de chuvas acima da média em Rondônia

Energisa reforça alerta de segurança em meio à previsão de chuvas acima da média em Rondônia

Com o avanço de outubro, Rondônia entra em um período de atenção máxima diante da previsão de chuvas acima da média e ventos intensos, segundo o Ins

Auto-religação de energia elétrica causa três mortes em Rondônia entre 2024 e 2025; Energisa alerta para riscos

Auto-religação de energia elétrica causa três mortes em Rondônia entre 2024 e 2025; Energisa alerta para riscos

A Energisa faz um alerta à população sobre os perigos da auto-religação de energia elétrica, prática ilegal e extremamente arriscada que tem resulta

Gente de Opinião Quarta-feira, 29 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)