Segunda-feira, 16 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia

Parceria entre Energisa e Senai permite a requalificação de instrutores e modernização de laboratório em Rondônia


 Parceria entre Energisa e Senai permite a requalificação de instrutores e modernização de laboratório em Rondônia - Gente de Opinião

O setor energético está em crescente expansão e, cada vez mais, conta com novas fontes de energia, daí a exigência de que as pessoas que trabalham nessa área mantenham-se atualizadas, formando uma permanente opção de mão de obra qualificada. Para oportunizar a formação desses profissionais, em Rondônia, o Grupo Energisa firmou parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e tem ajudado a manter o programa Escola de Energia, para requalificação de instrutores e formação de novos profissionais.

 

“A Energisa tem grande interesse no programa, uma vez que, na condição de distribuidora e transmissora de energia elétrica, prima pela capacitação de novos alunos em cursos de Eletricistas de Rede de distribuição e Eletricista Predial”, explica Jéssica Farias Cabral, da Coordenação de Educação e Treinamento. “O programa visa potencializar a formação profissional, fortalecendo o conhecimento técnico específico do setor de energia elétrica nos cursos oferecidos pelo Senai, buscando ampliar as possibilidades de contratação dos profissionais qualificados para o setor de energia e mercado de trabalho”, acrescenta.

 

O programa teve início em 2016 e, em três anos, tem contribuído efetivamente para a formação de mão de obra qualificada, preparada para atuação setor elétrico. “a Escola de Energia está ativa nos seguintes estados: Paraíba, Sergipe, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre, com investimentos de R$ 4.809.702,00”, destacou Jéssica Farias Cabral.

 

Segundo ela, a Energisa, além de doar equipamentos para funcionamento dos laboratórios, atua na capacitação dos instrutores. “A parceria é fundamental para melhoria dos centros de treinamentos, com doação de materiais e equipamentos necessários à instrução dos alunos”.

 

Capacitação

 

O aluno do curso técnico em Eletrotécnica vai aprender a aplicar medidas para uso eficiente de energia elétrica e de fontes alternativas, a fazer instalações de sistemas elétricos, entre outras atividades. Esse profissional pode trabalhar, por exemplo, em empresas de geração, transmissão e distribuição de energia; companhias que atuam na instalação, manutenção, comercialização e utilização de equipamentos e sistemas elétricos, assim como em grupos de pesquisa que desenvolvam projetos na área de sistemas elétricos.
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa de Visita em Santo Antônio reabre no próximo sábado com inscrições gratuitas

Programa de Visita em Santo Antônio reabre no próximo sábado com inscrições gratuitas

O Circuito Energia, programa de visitas turísticas na Hidrelétrica Santo Antônio, Porto Velho (RO), retorna neste sábado (14). Em 2025, a usina que

Consumidor de energia elétrica: você conhece seus direitos e deveres?

Consumidor de energia elétrica: você conhece seus direitos e deveres?

No próximo domingo, 15 de março, é comemorado o Dia do Consumidor, e a Energisa aproveita para reforçar a importância de ir além da relação comercia

Segurança em postes: Energisa alerta técnicos de telecomunicações sobre riscos próximos à rede elétrica

Segurança em postes: Energisa alerta técnicos de telecomunicações sobre riscos próximos à rede elétrica

Postes de energia não abrigam apenas a rede elétrica. Em muitos casos, a estrutura também é compartilhada com cabos de internet e telefonia de empre

Cadastro de pacientes com equipamentos de suporte à vida assegura atendimento prioritário da Energisa

Cadastro de pacientes com equipamentos de suporte à vida assegura atendimento prioritário da Energisa

A Energisa Rondônia reforça a importância da atualização cadastral das residências onde vivem pacientes que dependem de equipamentos de suporte à vi

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de março de 2026 | Porto Velho (RO)