Domingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia

Inovação no setor elétrico

Empresas, startups, corporações e centros de pesquisas podem apresentar projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com soluções inovadoras para grandes empresas de energia.


Inovação no setor elétrico - Gente de Opinião

A Santo Antônio Energia é uma das empresas participantes do Energy Future que vai prospectar projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com soluções inovadoras que ajudem a proporcionar maior eficiência nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica no Brasil.

A iniciativa é  inédita no país e  os projetos poderão ser apresentados por pequenas e médias empresas, startups, corporações e centros de pesquisa. Os projetos escolhidos contribuirão para a eficiência energética das seis grandes concessionárias de energia que participam do Energy Future: Santo Antônio Energia, AES Tietê, Enel, Grupo Energisa, Equatorial Energia e Light. Para se ter uma ideia da dimensão desta oportunidade, o setor elétrico destina anualmente mais de R$ 500 milhões para projetos de P&D no país. Parte deste recurso é destinado pelas empresas de energia para investimentos em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento.

Desde o dia 9 de janeiro, o Energy Future está sendo apresentado em várias capitais do país, difundindo informações sobre as seis empresas de energia para as quais os projetos devem ser apresentados, divulgando suas principais dificuldades e oportunidades para propostas de inovações. Dia 20 de fevereiro esta rodada de apresentações será feita em  Porto Velho, no Instituto federal de Rondônia – IFRO, com a presença da Santo Antônio Energia.

Os interessados já podem fazer as inscrições pelo site www.energyfuture.com.br.  A primeira fase das inscrições irá terminar em 31 de janeiro.

 

Gente de OpiniãoDomingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Distribuidora e academia na zona Leste de Porto Velho são flagradas furtando energia com ligação direta na rede

Distribuidora e academia na zona Leste de Porto Velho são flagradas furtando energia com ligação direta na rede

Dois estabelecimentos comerciais foram flagrados, na quinta-feira (19), consumindo energia por meio de ligação direta na rede elétrica, sem medidor.

Mais da metade dos clientes da Energisa Rondônia utilizam o PIX para pagar a conta de energia

Mais da metade dos clientes da Energisa Rondônia utilizam o PIX para pagar a conta de energia

O pagamento da conta de energia via PIX já é a principal escolha dos clientes da Energisa Rondônia. Em 2025, a média anual de adesão à modalidade fo

Energisa lança edital de inovação aberta para desenvolver mercado de flexibilidade energética

Energisa lança edital de inovação aberta para desenvolver mercado de flexibilidade energética

Até o dia 25 de fevereiro, startups, universidades, instituições científicas, tecnológicas e de inovação, além da indústria, podem se inscrever na c

Energia recuperada por furto em Rondônia daria para abastecer uma cidade como Cacoal

Energia recuperada por furto em Rondônia daria para abastecer uma cidade como Cacoal

Nas ações de combate ao furto de energia em 2025, a Energisa Rondônia identificou mais de 44 mil irregularidades em unidades consumidoras com ligaçõ

Gente de Opinião Domingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)