Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia

Energisa orienta sobre como fazer a sua decoração natalina com segurança


Energisa orienta sobre como fazer a sua decoração natalina com segurança - Gente de Opinião

Dezembro chegou, e com ele aquele clima de festa que toma conta das casas, fachadas e estabelecimentos. Muita gente já espalhou luzes, pisca-pisca, enfeites e outros adereços natalinos que dão vida à época mais iluminada do ano. Mas, apesar da empolgação, é fundamental ficar atento ao estado de conservação dos materiais reutilizados e à certificação dos produtos novos, garantindo uma decoração bonita e, acima de tudo, segura. 

Atenção aos materiais reutilizados 

A coordenadora de Segurança da Energisa Rondônia, Jucilene Dias, alerta sobre os riscos por trás de uma decoração improvisada ou desgastada ao longo dos anos. “Quem vai reaproveitar materiais anteriores precisa verificar bem como estão as condições, especialmente daqueles que ficaram expostos ao sol e à chuva. Fios descascados e plugues desgastados podem causar superaquecimento, curto-circuito e até incêndio. Antes de instalar qualquer item, faça uma análise minuciosa e jamais reutilize algo que ofereça risco de choque ou outros acidentes elétricos”, orienta. 

Para quem está adquirindo novos itens, Jucilene reforça um cuidado indispensável: “Não abra mão de materiais certificados pelo Inmetro. É fundamental seguir as instruções de uso, potência indicada e tensão adequada. Produtos clandestinos ou de procedência duvidosa representam riscos sérios”, destaca. 

Uso inadequado de extensões e adaptadores 

Outro alerta da coordenadora é sobre o uso excessivo de extensões, adaptadores e T’s (benjamins) para conectar vários equipamentos em uma única tomada. 

“Essas situações aumentam muito o risco de sobrecarga, e o perigo é ainda maior em ambientes com crianças e pets, que podem tocar nos fios e se envolver em acidentes. O ideal é manter as instalações fora do alcance e nunca esconder cabos sob tapetes, atrás de cortinas ou móveis”, reforça. 

A Energisa orienta algumas práticas simples que fazem toda a diferença:

·        Confira a voltagem dos equipamentos que serão ligados;

·        Não improvise com extensões e adaptadores de tomadas;

·        Substitua imediatamente fios desencapados;

·        Não deixe tomadas ou conexões expostas ao sol ou à chuva;

·        Evite passar fios por baixo de tapetes ou atrás de cortinas;

·        Não manuseie enfeites com mãos ou pés molhados;

·        Estabeleça horários para ligar e desligar os enfeites;

·        Sempre que sair de casa, desligue tudo da tomada, além de prevenir acidentes, você usa energia de forma mais consciente.

Se ocorrer qualquer situação de risco envolvendo a rede elétrica, a orientação é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo 193 e comunicar a Energisa pelos seguintes canais:

·        WhatsApp Gisa: (69) 99358-9673

·        Call Center: 0800 647 0120

·        Aplicativo Energisa (Android e iOS)

·        Agência Digital: www.energisa.com.br

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Justiça de Rondônia condena duas pessoas por furto de energia

Justiça de Rondônia condena duas pessoas por furto de energia

Um homem e uma mulher foram condenados pela Justiça de Rondônia a 1 ano de prisão e ao pagamento de multa pela prática de furto de energia elétrica.

Precisa resolver algo com a conta de luz? Veja os canais de atendimento da Energisa

Precisa resolver algo com a conta de luz? Veja os canais de atendimento da Energisa

Quem precisa resolver pendências com a conta de energia, seja pedir segunda via, negociar débitos, trocar a titularidade ou informar falta de luz, n

Conta de Energia: Energisa explica como solicitar mudança de titularidade sem sair de casa

Conta de Energia: Energisa explica como solicitar mudança de titularidade sem sair de casa

O titular da conta é quem possui a gestão da unidade consumidora, ele tem autonomia para solicitar serviços no local que você está morando, inclusiv

Em 24 horas, quatro pessoas foram presas por furto de energia em Ji-Paraná

Em 24 horas, quatro pessoas foram presas por furto de energia em Ji-Paraná

Quatro prisões por furto de energia elétrica foram registradas nesta terça-feira e quarta-feira, em Ji Paraná. Em menos de 24 horas, e após receber

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)