Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia

Energisa amplia capacidade da Subestação de Jaru para dar mais qualidade ao fornecimento de energia

Para energizar mais um transformador será preciso fazer uma breve suspensão no abastecimento de energia neste domingo.


Energisa amplia capacidade da Subestação de Jaru para dar mais qualidade ao fornecimento de energia - Gente de Opinião

O compromisso do grupo Energisa é trabalhar para gerar riqueza e promover o desenvolvimento das comunidades. Com foco nesse propósito, a empresa tem realizado diversos investimentos na construção de novas redes, contratação de profissionais e na ampliação de subestações, como, por exemplo, a de Jaru, na região no Vale do Jamari. Com investimento de R$ 4 milhões, a obra consiste na construção e montagem de um barramento em 69kV que permitirá a operação em paralelo de três transformadores de força na subestação, elevando a potência instalada de 30MVA para 90MVA, assegurando o critério técnico de confiabilidade  e ampliando assim a capacidade de atendimento a novas cargas na região.

 

Segundo o coordenador de obras da Energisa, Rogério Fernando, hoje existem três transformadores na subestação, porém, apenas um está atendendo a cidade de Jaru. “Vamos interligar os transformadores que derivam da subestação da Eletronorte a outros dois transformadores para melhorar a continuidade e confiabilidade do sistema”, completou. Cerca de 30 mil cientes dos municípios de Jaru, Theobroma e Governador Jorge Teixeira serão beneficiados.

 

Ainda de acordo com Rogério, o trabalho está em fase de execução e deve ser concluído em março. Nos próximos dias será feita a energização provisória, garantindo um fornecimento de energia mais eficaz, sem prejuízos ao consumidor. “A meta é garantir maior confiabilidade para que o cliente se sinta satisfeito com o fornecimento de energia”, finalizou. Para realizar o trabalho, na manhã deste domingo, 9, o abastecimento de energia será suspenso por 20 minutos.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energisa orienta sobre ligações provisórias de energia durante blocos de Carnaval

Energisa orienta sobre ligações provisórias de energia durante blocos de Carnaval

Com a chegada do período de blocos carnavalescos, a Energisa chama a atenção para as ligações provisórias realizadas por profissionais que irão atua

Canais digitais da Energisa se destacam com mais de 95% da preferência dos Rondonienses em 2025

Canais digitais da Energisa se destacam com mais de 95% da preferência dos Rondonienses em 2025

Os canais digitais da Energisa Rondônia seguem se consolidando como o principal meio de relacionamento com os clientes em todo o estado. Em 2025, a

Conta de energia: Rondônia já soma mais de 30 ganhadores em campanha que premia quem paga via Pix

Conta de energia: Rondônia já soma mais de 30 ganhadores em campanha que premia quem paga via Pix

Desde agosto de 2025, a Energisa realiza a campanha Show de Prêmios Energisa, que já premiou 35 clientes no estado e segue até 30 de abril de 2026.

Segurança elétrica: consumidores devem comunicar aumento de carga para evitar acidentes

Segurança elétrica: consumidores devem comunicar aumento de carga para evitar acidentes

Quem amplia a casa, abre um negócio ou compra novos equipamentos elétricos precisa ficar atento: sempre que houver aumento no consumo de energia, é

Gente de Opinião Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)