Quarta-feira, 30 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia

Em Rondônia, 50 mil famílias podem requerer Tarifa Social de Energia Elétrica

Benefício, atualmente, é concedido a 122 mil clientes que já estão cadastrados no Estado


Em Rondônia, 50 mil famílias podem requerer Tarifa Social de Energia Elétrica - Gente de Opinião

Cinquenta mil famílias de Rondônia podem se cadastrar no Programa de Tarifa Social de Energia Elétrica. Estas famílias têm direito ao benefício, mas, até hoje, não o usufruem por não estarem cadastradas. O programa social do Governo Federal concede desconto de até 65% na tarifa de energia, dependendo do consumo do imóvel. 

No Estado, já são aproximadamente 122 mil clientes beneficiados pelo programa. Para receber o benefício do Governo Federal, as famílias precisam estar inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e terem renda mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa. No caso de famílias que contam com alguma pessoa doente que dependa de aparelho elétrico para o tratamento, a renda mensal pode ser de até três salários mínimos. Também têm direito ao benefício famílias indígenas, quilombolas ou com integrante que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

“A Tarifa Social é um direito do consumidor e é muito importante para os clientes, pois pode dar até 65% de desconto na tarifa da conta de luz, dependendo da faixa de consumo. A Energisa tem se empenhado para alcançar o maior número de clientes que têm direito ao benefício através de diversas ações”, explica o coordenador de Leitura, Alan Melo. 

Para ter acesso ao benefício, basta o titular da conta de energia fazer a inscrição no CadÚnico ou atualizar dos dados no CRAS. A Energisa realiza o cruzamento dos dados enviados pelo governo federal com o banco de dados de clientes, identificando assim aqueles que atendem aos requisitos e têm direito ao benefício para fazer o cadastro automaticamente.

“Caso o titular da conta seja diferente do beneficiário de programas sociais, é preciso atualizar os dados na Energisa. Isso pode ser feito pelos nossos canais digitais, sem sair de casa. Basta ter em mãos uma conta de energia recente, um documento pessoal e o cartão do Número de Identificação Social (NIS)”, orienta o coordenador. 

A Energisa alerta, ainda, que o CadÚnico e o NIS têm que ser renovados a cada dois anos. Se isso não ocorrer, eles perdem a validade e o cliente deixa de ter o benefício.  Apesar da inscrição ser automática, se o cliente desejar, ele pode solicitar pessoalmente o benefício em uma agência de atendimento. 

Sobre o benefício

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um projeto social que dá descontos na conta de luz para quem atende os pré-requisitos do programa federal. Pela regulamentação do benefício, o desconto é concedido conforme o consumo do imóvel sendo:

· 65% de desconto para clientes que consomem até 30 kWh/mês

· 40% de desconto para quem consome de 31 kWh/mês a 100 kWh/mês

· 10% de desconto para consumo de 101 kWh/mês até 220 kWh/mês

· Não há desconto para consumos superiores a 220 kWh.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelos canais oficiais: site, aplicativo Energisa On, WhatsApp Gisa, pelo telefone (69) 99358 9673, ou com o call center, pelo telefone 0800 647 0120.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energisa participa do MP Itinerante no Cone Sul de Rondônia

Energisa participa do MP Itinerante no Cone Sul de Rondônia

A Energisa está participando da nova etapa do projeto MP Itinerante, que teve início nesta segunda-feira (28) e segue até sexta-feira, 1º de agosto,

Energisa alerta: religar energia por conta própria é perigoso e ilegal

Energisa alerta: religar energia por conta própria é perigoso e ilegal

A Energisa faz um alerta importante à população sobre os riscos da religação irregular de energia elétrica, conhecida como "religação à revelia", qu

Dia do Motorista: Energisa reforça orientações de segurança no trânsito para evitar acidentes

Dia do Motorista: Energisa reforça orientações de segurança no trânsito para evitar acidentes

Nesta sexta-feira, 25, é celebrado o Dia do Motorista. A data também serve como alerta para a segurança no trânsito: a Energisa registrou 176 colisõ

Energisa lança campanha com descontos para clientes com débitos antigos

Energisa lança campanha com descontos para clientes com débitos antigos

A Energisa deu início à campanha "Regulariza Pendente", voltada para regularização de débitos antigos. A iniciativa tem como objetivo facilitar a qu

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)