Sexta-feira, 6 de março de 2020 - 09h04

Deputados estaduais que fazem parte de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, instaurada para apurar supostas irregularidades cometidas no fornecimento de energia elétrica no Estado visitaram a sede do Poder Judiciário em Rondônia e foram recebidos pelo presidente, desembargador Paulo Mori, além dos juízes auxiliares da Presidência, Rinaldo Forti e Guilherme Baldan. Os parlamentares buscaram o Judiciário para dar transparência às ações do Legislativo na condução da CPI.
Membros da comissão, os deputados Jair Montes, Alex Redano e Cirone Deiró, além dos representantes do Procon, Igor e Jadson Fernandes, e dos advogados Arthur Veiga, Anderson Nanan e Francisco Doca, que contribuem com o trabalho, apresentaram as informações referentes à investigação que teve início no ano passado, baseadas em reclamações sobre o serviço.
Com a comissão constituída, o legislativo promoveu discussões com a população, por meio de audiências públicas realizadas na Capital e no interior do Estado. Como reflexo, três leis estaduais foram aprovadas e estão em vigor no Estado. O advogado Arthur Veiga, enfatiza que, embora as novas leis tenham tido sido objeto de Ações Diretas de Inconstitucionalidade, nenhuma foi analisada pelo Pleno até o momento. “Se ainda não foram apreciadas estão em vigor e não estão sendo respeitadas”, diz. As leis tratam de mudanças no serviço, como proibição de interrupção do fornecimento durante o fim de semana.
“O que estamos buscando com essa CPI é simplesmente o respeito com o direito do consumidor”, explicou o presidente da CPI, deputado Alex Redano. O parlamentar também disse que os trabalhos da comissão devem ser concluídos em um prazo de 40 dias, tempo necessário para a elaboração do relatório que será votado e enviado ao Ministério Público, a fim de subsidiar uma possivel Ação Civil Pública.
O presidente do TJRO enalteceu a iniciativa do Legislativo em apurar de forma séria e imparcial essas demandas da sociedade e ressaltou a independência dos poderes. “Estamos sempre abertos ao diálogo e dispostos a contribuir, dentro das atribuições da instituição”, finalizou.
Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Objetos arremessados ou presos à rede elétrica já provocaram cerca de 50 ocorrências em Rondônia apenas nos três primeiros meses de 2026. Nesse perí

Justiça de Rondônia condena duas pessoas por furto de energia
Um homem e uma mulher foram condenados pela Justiça de Rondônia a 1 ano de prisão e ao pagamento de multa pela prática de furto de energia elétrica.

Precisa resolver algo com a conta de luz? Veja os canais de atendimento da Energisa
Quem precisa resolver pendências com a conta de energia, seja pedir segunda via, negociar débitos, trocar a titularidade ou informar falta de luz, n

Conta de Energia: Energisa explica como solicitar mudança de titularidade sem sair de casa
O titular da conta é quem possui a gestão da unidade consumidora, ele tem autonomia para solicitar serviços no local que você está morando, inclusiv
Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)