Quarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Chapa 10 da OAB-RO revoluciona a participação e empoderamento da Mulher Advogada nos espaços de poder na Ordem

"As mulheres têm uma participação igual em nosso futuro e devem ter voz igual na nossa política". Kamala Harris.


Itamar Ferreira* - Gente de Opinião
Itamar Ferreira*

A gestão do advogado Márcio Nogueira à frente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Rondônia, nos últimos três anos, tem sido inovadora, arrojada e tem até mesmo revolucionado muitas práticas da advocacia, não só em terras rondonienses, mas servindo de modelo e inspiração em outras Unidades da Federação.

Mas, em um dos temas mais atuais e importantes da atualidade, que é a participação da Mulher nos espaços de poder – na política, nas empresas, entidades e, naturalmente, dentro da OAB –, o Dr. Márcio deu um passo além, aplicou na prática o que é teoria e reivindicação histórica dos movimentos de mulheres, ao empoderar um time predominantemente feminino na Caixa de Assistência ao Advogado (CAARO), cuja importância dentro a estrutura da OAB só fica abaixo da própria presidência da Ordem.

Na diretoria da Chapa 10 dos cinco cargos, dois serão ocupados por mulheres, uma como vice-presidente. Na chapa de oposição é a mesma proporção de homens para mulheres. No Conselho Estadual Efetivo na Chapa ‘Juntos Avançamos’ são 25 homens representando 65,79% e 13 mulheres ou 34,21%. Já na Chapa de oposição o percentual é de 20 homens ou 51,28% para homens 19 mulheres ou 48,72%.

No Conselho Estadual de Suplentes a Chapa ‘JUNTOS AVAÇAMOS’ tem 25 mulheres ou 58,14% e 18 homens ou 41,86%, Enquanto que na Chapa de oposição são 22 mulheres e 22 homens, metade para cada gênero.

Na Caixa de Assistência aos Advogados de Rondônia (CAARO), instituição de grande importância e relevo à advocacia, Dr. Márcio simplesmente “arrasou”, como se diz, ao colocar nada menos do que seis mulheres, uma delas no cargo mais importante que é a presidência; sendo que do total de sete cargos há apenas um homem.

Percentualmente na CAARO terá 85,71% de mulheres e apenas 14,29% de homem na Chapa 10; ressaltando que a CAARO jamais foi presidida por uma mulher. Já na chapa opositora serão quatro mulheres e três homens, ou 57,14% 42,86% respectivamente, também com uma mulher como candidata a presidente.

No Conselho Federal a Chapa ‘JUNTOS AVANÇAMOS’ ficou com paridade de homens e mulheres, sendo três homens e três mulheres, entre efetivos e suplentes; ou seja, 50% para cada gênero. Na oposição também são três mulheres e três homens.

Não bastasse tudo isso, como Dr. Márcio Nogueira estará em seu último mandato e considerando a importância que ele dá à participação e empoderamento das mulheres na OAB, tudo indica que na eleição próxima ele irá apoiar uma sucessora mulher para presidir a Ordem em Rondônia. Já na oposição provavelmente não seria possível, na eleição seguinte, uma candidata mulher apoiado pelo presidente, caso fosse eleito, já que tradicionalmente os presidentes da OAB-RO saem a reeleição e o candidato opositor é um homem.

* Itamar Ferreira, é advogado.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Votação do IOF expôs fragilidade da base do governo Lula no Congresso

Votação do IOF expôs fragilidade da base do governo Lula no Congresso

Quarta-feira (25), o Congresso impôs mais uma derrota ao governo do presidente Lula derrubando o Decreto que aumentava o IOF. O governo perdeu mais

Roubalheira no INSS -apenas mais um escândalo

Roubalheira no INSS -apenas mais um escândalo

O esquema que desviou bilhões de reais de contas de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) foi apenas mais um

O Congresso é culpa do eleitor

O Congresso é culpa do eleitor

          O Congresso Nacional do Brasil é, óbvio, o Poder Legislativo e é composto por 513 deputados federais e pelos 81 senadores da República. Es

O Eros e a Busca da Integridade: Entre o Mito e o Sagrado

O Eros e a Busca da Integridade: Entre o Mito e o Sagrado

Em Diálogo com Platão, Jung e a Trindade num Contexto do Sexo como Ritual sagrado A humanidade é um rio que corre entre duas margens: a espiritualid

Gente de Opinião Quarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)