Terça-feira, 3 de dezembro de 2019 - 08h53
REGIÕES ADMINISTRATIVAS PARA SERVIÇO DAS REGIÕES OU DOS BOYS?
O Centralismo tem vivido à Custa do Empobrecimento das Regiões
Alguns políticos querem a criação de Regiões administrativas.
Só a criação de uma taxa de solidariedade sobre o rendimento nacional (PIB), a ser distribuída pelas regiões defraudadas do país, poderá obstar aos malefícios criados por um centralismo irracional.
A exigência da descentralização seria muito oportuna e legítima se impedisse a hidrocefalia da capital portuguesa e obrigasse a política a ter uma acção responsável também em relação a tudo o que não é Lisboa, mas não na condição de vir a criar mais tachos para boys de partidos.
A oligarquia de Lisboa e o jornalismo da capital não têm estado interessados em empenharem-se pela casa toda que é Portugal.
Aos políticos tem-lhes bastado uma boa sala de visitas (Lisboa) para receber e deslumbrar os seus amigos estrangeiros e ao mesmo tempo encobrir misérias.
Uma política com responsabilidade para as regiões preocupar-se-ia também com o interior de Portugal e teria de transferir algumas instituições do Estado centralizadas em Lisboa, para regiões desfavorecidas.
No contexto político em que nos encontramos e atendendo a vir a proposta de onde vem, antes da reforma administrativa urgiria a criação de uma sobretaxa de solidariedade europeia e ao mesmo tempo um subsídio de solidariedade fiscal em relação às regiões portuguesas depauperadas; para tal seria necessária uma reforma administrativa que ultrapassasse um certo pensamento jacobino europeu (2) poderia vir depois.
Pelo que me é dado observar, uma reforma administrativa, no contexto da mentalidade que domina os nossos governantes seria também ela mais uma medida de abuso no sentido de açaimar o Estado português aos interesses de alguns!
António da Cunha Duarte Justo
Notas em Pegadas do Tempo, https://antonio-justo.eu/?p=
BOM ADVENTO! HOJE COMEÇA O TEMPO DO ADVENTO
Com o advento começa a preparação para as festas natalícias e com o primeiro Domingo de Advento inicia-se também o novo ano litúrgico.
O Natal inicia, para os cristãos a época da reconciliação de Deus com o mundo.
No breu da noite brilham já as luzes do tempo de natal.
Os supermercados para nos adoçarem a boca para o Natal já começaram há mais tempo a vender os bolos achocolatados do natal; para quem anda mais atento já notará nas suas prateleiras de baixo os Coelhinhos de Páscoa… O ritmo imposto pelo mudo moderno não suporta pausas porque perturbam o consumo!!!
O cristão pelo contrário vive na tensão litúrgica de esperança e paz. Por isso o ano litúrgico não é contado por anos porque nele não se trata de substituir o velho pelo novo; por isso hoje começa de novo o tempo velho e novo, o tempo sempre presente.
O Advento convida à meditação /oração e a refletir nos pontos altos do tempo: natal, páscoa, tempos também de espectativa, penitência e agradecimento.
Paulo dizia : “Chegou a hora de nos levantarmos do sono, porque a salvação está mais perto de nós…”
O evangelista Lucas limita-se a dizer que, tendo-se completado os dias de Maria dar à luz, «teve o seu filho primogénito, que envolveu em panos e recostou numa manjedoura (presépio), por não haver lugar para eles na hospedaria» (2, 7).
O Papa Francisco explica muito bem o Presépio na sua Carta Apostólica (1)
Um outro artigo em Pegadas do Tempo sobre o Advento em nota (2)
António da Cunha Duarte Justo
Notas em “Pegadas do Tempo”, https://antonio-justo.eu/?p=
VIVA O 25 DE NOVEMBRO
AQUELE DIA EM QUE O 25 DE ABRIL PASSOU A SER DE TODOS OS PORTUGUESES
Com o 25 de Abril tínhamos um regime comunista e com o 25 de Novembro passamos a ter um regime democrático. O 25 de Abril devido ao 25 de Novembro passou a ser de todos.
A partir do 25 de Novembro de 1975 os cravos em Portugal passaram a não ter só a cor vermelha e o Sol começou a brilhar também para outros cravos! Se ficássemos só no 25 de Abril teríamos uma guerra civil!
Alguns saudosistas reivindicam um 25 de Abril só vermelho, só da sua cor e por isso são contra a comemoração do 25 de Novembro! Deste modo querem dividir o povo português. Não notam sequer que continuam a ser os beneficiados da sociedade portuguesa a nível de Constituição e dos publicistas da capital! Por isso Portugal continua a ter a esquerda menos evoluída da Europa (ao lado da espanhola).
Enquanto a esquerda portuguesa continuar alheia ao povo e à economia produtiva, não acompanhando a evolução da esquerda europeia, Portugal continuará a ser defraudado nas suas possibilidades de maior desenvolvimento!
No 25 de Novembro, Ramalho Eanes e Jaime Neves salvaram a liberdade ameaçada!
António da Cunha Duarte Justo
In Pegadas do Tempo, https://antonio-justo.eu/?p=
PARABÉNS BRASIL - PARABÉNS PORTUGAL
O emigrante português Jorge Jesus elevou o Brasil a campeão sul-americano
No final da Copa Libertadores, (23.11.2019) no Estádio Monumental de Lima, no Peru, o treinador português do Flamengo conseguiu que a sua equipa brasileira ganhasse à equipe argentina River Plate, por 2-1. Com esta vitória o Brasil garantiu o direito de participar da Copa do Mundo de Clubes da FIFA no Catar.
Muitos portugueses no Brasil estão felizes com o sucesso do seu conterrâneo. Os 40 milhões de adeptos do Flamengo também.
Jorge Jesus na Libertadores é à semelhança de outros portugueses um emigrante de sucesso e a dar sucesso onde atuam.
O emigrante português Jorge Jesus elevou o Brasil a campeão sul-americano! Seria esta mais uma oportunidade para muitos brasileiros com complexo de inferioridade começarem a olhar para os portugueses com mais carinho e reconhecimento. Os portugueses, de uma maneira geral têm muito carinho pelos brasileiros!
Imagine-se o que seria de Portugal se produzisse a nível político e económico personalidades do timbre de Jorge Jesus! Certamente ultrapassávamos a Suiça em bem-estar!
Parabéns Brasil, parabéns Portugal
António da Cunha Duarte Justo
in Pegadas do Tempo, https://antonio-justo.eu/?p=
O Direito à Informação no Brasil é um direito fundamental, assegurado pela CF88, nos termos do art. 5º, inciso XIV: “é assegurado a todos o acesso
A linguagem corporal dos servidores nas unidades de saúde – UBS, USF e UPA
Quais são as atitudes que permitem que os pacientes enxerguem a qualidade no atendimento nas unidades de saúde municipais? Como entregar qualidade n
Sobrevivendo à tempestade: como os mercados reagem em tempos de crise
Os mercados financeiros são conhecidos por sua volatilidade, mas durante períodos de crise econômica ou eventos imprevistos, essa instabilidade tende
Os melhores Slots PG Soft de 2024
Em 2024, a indústria dos jogos de cassino online continua a crescer a passos largos, e a PG Soft se destaca como uma das principais desenvolvedoras