Porto Velho (RO) domingo, 3 de julho de 2022
×
Gente de Opinião

Artigo

Regiões administrativas para serviço sas regiões ou dos boys? + Bom advento! + Viva o 25 de Novembro + Parabéns Brasil


Regiões administrativas para serviço sas regiões ou dos boys? + Bom advento! +  Viva o 25 de Novembro + Parabéns Brasil  - Gente de Opinião

REGIÕES ADMINISTRATIVAS PARA SERVIÇO DAS REGIÕES OU DOS BOYS?

O Centralismo tem vivido à Custa do Empobrecimento das Regiões

 

Alguns políticos querem a criação de Regiões administrativas.

Só a criação de uma taxa de solidariedade sobre o rendimento nacional (PIB), a ser distribuída pelas regiões defraudadas do país, poderá obstar aos malefícios criados por um centralismo irracional.

A exigência da descentralização seria muito oportuna e legítima se impedisse a hidrocefalia da capital portuguesa e obrigasse a política a ter uma acção responsável também em relação a tudo o que não é Lisboa, mas não na condição de vir a criar mais tachos para boys de partidos.

A oligarquia de Lisboa e o jornalismo da capital não têm estado interessados em empenharem-se pela casa toda que é Portugal.

Aos políticos tem-lhes bastado uma boa sala de visitas (Lisboa) para receber e deslumbrar os seus amigos estrangeiros e ao mesmo tempo encobrir misérias.

Uma política com responsabilidade para as regiões preocupar-se-ia também com o interior de Portugal e teria de transferir algumas instituições do Estado centralizadas em Lisboa, para regiões desfavorecidas.

No contexto político em que nos encontramos e atendendo a vir a proposta de onde vem, antes da reforma administrativa urgiria a criação de uma sobretaxa de solidariedade europeia e ao mesmo tempo um subsídio de solidariedade fiscal em relação às regiões portuguesas depauperadas; para tal seria necessária uma reforma administrativa que ultrapassasse um certo pensamento jacobino europeu (2) poderia vir depois.

Pelo que me é dado observar, uma reforma administrativa, no contexto da mentalidade que domina os nossos governantes seria também ela mais uma medida de abuso no sentido de açaimar o Estado português aos interesses de alguns!

António da Cunha Duarte Justo

Notas em Pegadas do Tempo, https://antonio-justo.eu/?p=5721

 

BOM ADVENTO! HOJE COMEÇA O TEMPO DO ADVENTO

Com o advento começa a preparação para as festas natalícias e com o primeiro Domingo de Advento inicia-se também o novo ano litúrgico.

 

O Natal inicia, para os cristãos a época da reconciliação de Deus com o mundo.

 

No breu da noite brilham já as luzes do tempo de natal.

Os supermercados para nos adoçarem a boca para o Natal já começaram há mais tempo a vender os bolos achocolatados do natal; para quem anda mais atento já notará nas suas prateleiras de baixo os Coelhinhos de Páscoa… O ritmo imposto pelo mudo moderno não suporta pausas porque perturbam o consumo!!!

 

O cristão pelo contrário vive na tensão litúrgica de esperança e paz. Por isso o ano litúrgico não é contado por anos porque nele não se trata de substituir o velho pelo novo; por isso hoje começa de novo o tempo velho e novo, o tempo sempre presente.

 

O Advento convida à meditação /oração e a refletir nos pontos altos do tempo: natal, páscoa, tempos também de espectativa, penitência e agradecimento.

 

Paulo dizia : “Chegou a hora de nos levantarmos do sono, porque a salvação está mais perto de nós…”

 

O evangelista Lucas limita-se a dizer que, tendo-se completado os dias de Maria dar à luz, «teve o seu filho primogénito, que envolveu em panos e recostou numa manjedoura (presépio), por não haver lugar para eles na hospedaria» (2, 7). 

 

O Papa Francisco explica muito bem o Presépio na sua Carta Apostólica (1)

 

Um outro artigo em Pegadas do Tempo sobre o Advento em nota (2)

 

António da Cunha Duarte Justo

Notas em “Pegadas do Tempo”, https://antonio-justo.eu/?p=5718

 

VIVA O 25 DE NOVEMBRO

AQUELE DIA EM QUE O 25 DE ABRIL PASSOU A SER DE TODOS OS PORTUGUESES

Com o 25 de Abril tínhamos um regime comunista e com o 25 de Novembro passamos a ter um regime democrático. O 25 de Abril devido ao 25 de Novembro passou a ser de todos.

A partir do 25 de Novembro de 1975  os cravos em Portugal passaram a não ter só a cor vermelha e o Sol começou a brilhar também para outros cravos! Se ficássemos só no 25 de Abril teríamos uma guerra civil!

Alguns saudosistas reivindicam um 25 de Abril só vermelho, só da sua cor e por isso são contra a comemoração do 25 de Novembro! Deste modo querem dividir o povo português. Não notam sequer que continuam a ser os beneficiados da sociedade portuguesa a nível de Constituição e dos publicistas da capital! Por isso Portugal continua a ter a esquerda menos evoluída da Europa (ao lado da espanhola).

Enquanto a esquerda portuguesa continuar alheia ao povo e à economia produtiva, não acompanhando a evolução da esquerda europeia, Portugal continuará a ser defraudado nas suas possibilidades de maior desenvolvimento! 

No 25 de Novembro, Ramalho Eanes e Jaime Neves salvaram a liberdade ameaçada!

António da Cunha Duarte Justo

In Pegadas do Tempo, https://antonio-justo.eu/?p=5712

 

PARABÉNS BRASIL - PARABÉNS PORTUGAL

 

O emigrante português Jorge Jesus elevou o Brasil a campeão sul-americano

 

No final da Copa Libertadores, (23.11.2019) no Estádio Monumental de Lima, no Peru, o treinador português do Flamengo conseguiu que a sua equipa brasileira ganhasse à equipe argentina River Plate, por 2-1. Com esta vitória o Brasil garantiu o direito de participar da Copa do Mundo de Clubes da FIFA no Catar.

 

Muitos portugueses no Brasil estão felizes com o sucesso do seu conterrâneo. Os 40 milhões de adeptos do Flamengo também.

 

Jorge Jesus na Libertadores é à semelhança de outros portugueses um emigrante de sucesso e a dar sucesso onde atuam.

 

O emigrante português Jorge Jesus elevou o Brasil a campeão sul-americano! Seria esta mais uma oportunidade para muitos brasileiros com complexo de inferioridade começarem a olhar para os portugueses com mais carinho e reconhecimento. Os portugueses, de uma maneira geral têm muito carinho pelos brasileiros!

 

Imagine-se o que seria de Portugal se produzisse a nível político e económico personalidades do timbre de Jorge Jesus! Certamente ultrapassávamos a Suiça em bem-estar!

 

Parabéns Brasil, parabéns Portugal

 

António da Cunha Duarte Justo

in Pegadas do Tempo, https://antonio-justo.eu/?p=5709

 

Mais Sobre Artigo

Como fazer uma limpeza de casa sustentável?

Como fazer uma limpeza de casa sustentável?

Limpar a casa regularmente, é uma forma de manter o ambiente em que vivemos mais bonito. E ainda, garantir a manutenção da saúde, pois se evita o ac

Arquivos fiscais obsoletos ganham nova vida com a recuperação tributária

Arquivos fiscais obsoletos ganham nova vida com a recuperação tributária

Recuperar créditos e ajudar as empresas a reduzir a carga tributária é um serviço que todo profissional da área deseja prestar. No entanto, é comum

Como proteger o negócio e resolver infrações tributárias na esfera administrativa?

Como proteger o negócio e resolver infrações tributárias na esfera administrativa?

O conhecimento especializado da fase administrativa em um processo de fiscalização tributária eleva a segurança para a empresa. Vejamos alguns aspe

Governanças Corporativas: poder, ética e cultura das modernas administrações públicas e privadas e suas novas tecnologias e informatizações

Governanças Corporativas: poder, ética e cultura das modernas administrações públicas e privadas e suas novas tecnologias e informatizações

Ao discorrermos sobre este artigo procuramos não apenas buscar suas repercussões nos sistemas tributários e penais, mas também mostrar os seus refle