Porto Velho (RO) segunda-feira, 6 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Artigo

Por uma OAB mais moderna, inovadora e inclusiva


Por uma OAB mais moderna, inovadora e inclusiva - Gente de Opinião

Eu sou Márcio Nogueira, nasci em Guajará-Mirim, tenho 40 anos e sou advogado desde os 23. Meu filho tem o mesmo nome do meu pai, Antônio, e minha mãe se chama Fátima.

Com eles aprendi desde cedo o valor do trabalho. Com a força deles e de todos os que vivem e labutam nesta terra, posso olhar nos olhos de cada colega advogado e advogada de Rondônia e dizer: é chegado o momento de darmos o primeiro passo rumo à transformação que a Ordem dos Advogados do Brasil tanto anseia e precisa.

Passamos por momentos muito difíceis com a pandemia de covid-19. Tivemos que nos reinventar para exercer nossa profissão com o distanciamento social, sem ter acesso aos fóruns, aos nossos escritórios e, principalmente, aos nossos clientes.

Nesse cenário, a necessidade de uma reinvenção ficou ainda mais latente para todos nós. O mundo, a forma de prestação de serviços e as pessoas estão mudando. Natural e imperioso, portanto, que a advocacia também precise mudar.

Mas quando falo em mudar, não me refiro a desviar o rumo da gestão que nos últimos anos vem sendo brilhantemente realizada na OAB/RO pelo atual presidente, Elton Assis, e pelo seu antecessor, Andrey Cavalcante.

Falo em mudar a forma de advogar, de entender esse novo mundo e de nos adequarmos a ele. Essa mudança à qual eu e o eu Movimento Juntos Pela Advocacia nos referimos diz respeito a construir a advocacia dos novos tempos, mais inclusiva e participativa, que ajude o advogado em seu dia a dia.

Para isso, temos o compromisso de implantar dois aplicativos para facilitar o atendimento e a rotina dos profissionais (OAB na Mão e Justiça Aberta), uma incubadora para recém-compromissados, uma aceleradora para advogados já no mercado, um programa de incentivo à mediação e arbitragem e uma uma central de atendimento de prerrogativas e prestação jurisdicional.

Também estão na nossa plataforma as propostas de redução da anuidade, escritórios virtuais gratuitos e postos do INSS específicos para advogados em todas as sedes da OAB/RO, mais fiscalização contra o exercício ilegal da advocacia e paridade de gênero em todas as comissões da Ordem.

Com o apoio de profissionais valorosos, muitos dos quais importantes lideranças em suas regiões e áreas de atuação no direito, decidi ser candidato à presidência da OAB, entidade à qual sirvo com toda minha dedicação há 9 anos, porque tenho a convicção de que precisamos fazer essa virada na advocacia.

Mais do que nunca, o advogado precisa ter o apoio da Ordem para se aperfeiçoar, enfrentar os desafios impostos pela nova realidade e prosperar na bela profissão que abraçamos.

Não podemos permitir que a OAB retroceda e volte a tempos de instabilidade financeira, administrativa e jurídica, sem o verdadeiro respeito e a ampla representatividade necessários. Nossa Ordem merece seguir avançando com novas conquistas.

Representamos uma nova advocacia que vai trabalhar para atender a todos, incluindo a sociedade, tão ávida por justiça. Queremos que todos vocês se sintam representados, ouvidos e valorizados.

Vamos construir, juntos, uma nova OAB para todos e todas em Rondônia, ainda mais inclusiva, participativa e inovadora.

Não digo isso por demagogia ou discurso eleitoreiro. Falo isso por compromisso e senso de responsabilidade com meus colegas profissão: podem ter certeza de que isso é possível e será feito. A nossa OAB merece a chapa 10.

Márcio Nogueira é candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rondônia.

Mais Sobre Artigo

Videocirurgia em Rondônia: o preço do pioneirismo

Videocirurgia em Rondônia: o preço do pioneirismo

O pioneiro, além de empreender, promove a transição de uma época para outra.Jacques MarcovitchTempos difíceis aqueles em que queríamos introduzir o

A filosofia como instrumento de debate neutro em tempos de preocupação com o meio ambiente

A filosofia como instrumento de debate neutro em tempos de preocupação com o meio ambiente

Mediante os problemas de ordem ambiental que cada vez mais assolam a humanidade, a preocupação com a preservação do meio ambiente ganha uma nova ton

4 dicas para ter êxito na fusão de empresas

4 dicas para ter êxito na fusão de empresas

As percepções sobre fusão de empresa no mercado brasileiro têm sido positivas, com  um grande potencial de crescimento. Segundo levantamento da Asso

Confira 8 benefícios de comprar imóvel na planta

Confira 8 benefícios de comprar imóvel na planta

Não há como negar. A compra de um imóvel sempre será o sonho de muitos brasileiros. Porém, a dúvida que sempre surge é: qual a vantagem de comprar u