Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Artigo

O Setor produtivo precisa do apoio do Sebrae


O Setor produtivo precisa do apoio do Sebrae - Gente de Opinião

Todos são sabedores da força que o Agronegócio possui na economia do Brasil. Mas não é só isso. Toda vez que uma família se senta à mesa para uma refeição, há a participação do produtor rural nesta sagrada hora. É o resultado do esforço de outras famílias que ganham a vida lidando na lavoura, cuidando do rebanho, cultivando suas culturas, ordenhando suas vacas de leite, enfim, um grande esforço não apenas para gerar o alimento do dia a dia mas para contribuir significativamente na economia do país. 

Toda essa riqueza precisa ser cada vez mais apoiada. O homem do campo precisa saber gerenciar sua fazenda de uma maneira que ele seja mais produtivo, mais competitivo e otimize seus recursos. Desta maneira, ele estará garantindo uma produção mais sustentável, especialmente do ponto de vista econômico do viés da sustentabilidade. 

O Sebrae uma das instituições certas para aumentar o atendimento às propriedades rurais do Estado de Rondônia, no aprimoramento  da gestão dos empreendimento, ao lado de outras como Senar, Emater entre outras. Ora, o que o produtor rural tem nas mãos nada mais é do que uma pequena empresa rural. E como tal, este empreendimento tem suas necessidades de melhor gerenciamento financeiro, melhor controle de estoque, é necessário calcular custos de produção e até mesmo aprender técnicas de negociação e vendas de seus produtos. 

O Sebrae vem sendo parceiro dos pequenos negócios desde sempre. Às vésperas de completar quatro décadas em Rondônia, esta instituição e seus valorosos técnicos contribuíram significativamente para alguns grandes casos de sucesso no agronegócio do estado. Desde a implantação dos famosos APLs (Arranjos Produtivos Locais) até chegar ao Tambaqui na Esplanada dos Ministérios, muito conhecimento em forma de orientações, seminários rurais, consultorias, visitas técnicas e até mesmo premiações de como café do ano em evento internacional já ocorreu. Esta é Missão do Sebrae: promover e a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios fomentando o empreendedorismo. 

É na ponta que o Sebrae se mostra tão imprescindível, no momento que um produtor rural aprende a fazer seu fluxo de caixa ou a relacionar o seu balanço patrimonial. Quando está buscando o crédito, o Sebrae pode orientar a linha de crédito mais adequada ou se até mesmo é necessária a tomada de crédito (muitas vezes uma boa consultoria financeira já resolve grande parte do problema).  

A sociedade precisa se levantar e se unir em torno desta instituição tão importante que ensina gestão eficiente e ensina os caminhos mais adequados para o produtor trilhar o sucesso. Algumas instituições se tornam imprescindíveis para a economia de um bairro, de um município, de um estado, de um país. O Sebrae é uma delas pois mostra a força do empreendedor brasileiro! 

*Helio Dias é presidente da Faperon e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae em Rondônia

Mais Sobre Artigo

As crianças e a saudade da escola

As crianças e a saudade da escola

Por conta da quarentena, os professores estão tentando criar aulas online criativas, divertidas e interativas para que as crianças menores sintam me

O poder está com o eleitor

O poder está com o eleitor

Em uma semana, termina o período destinado às convenções partidárias e à definição sobre coligações para as eleições deste ano. Até o dia 26 de sete

Qual é a participação da agricultura familiar na produção de alimentos no Brasil e em Rondônia?

Qual é a participação da agricultura familiar na produção de alimentos no Brasil e em Rondônia?

Virou lugar-comum a afirmação de que a agricultura familiar é responsável por cerca de 70% dos alimentos produzidos no Brasil, sem que se encontrem da

O Poder Judiciário faz falta?

O Poder Judiciário faz falta?

O primeiro caso de coronavírus, segundo os dados do Governo Chinês, fora detectado no seu território na data de 17 de novembro de 2019 e, em 8 de de