Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Artigo

Mulheres mais autoconscientes que homens


Mulheres mais autoconscientes que homens - Gente de Opinião

Na Europa as mulheres saem mais cedo de casa do que os homens

Para jovens, a média da idade da saída de casa dos pais na União Europeia é de 25,9 anos; a de Portugal é de 29 anos. Nos países do sul e leste da Europa Itália 30 e Malta 32 anos.  Maior precocidade no abandonam do agregado familiar regista-se na Suécia, Dinamarca, Finlândia e Luxemburgo pelos 21 anos (1).

Diferença de idades entre homens e mulheres na altura de deixarem o “hotel mamã”:

Segundo o gabinete federal alemão de estatística, em 2019, viviam, com 25 anos em casa dos pais, 34% dos filhos e 21% das filhas. Aos 30 anos a percentagem é para os filhos 13% e para as filhas 5%.

Em 2019, em média, os filhos abandonavam o agregado familiar aos 24,4 anos de idade, e as filhas aos 22,9 anos (2).

As razões da diferença de idades no abandono do agregado familiar ao entrarem na vida profissional são múltiplas. Há razões culturais, econômicas e psicológicas, etc.  A nível cultural pode ter-se em conta que no Sul também os laços e hábitos serão mais fortes.

Na opinião de investigadores as mulheres jovens são mais ágeis do que homens, face aos desafios da vida. Esta perspetiva de análise da vida tira a conclusão que a emancipação dos homens estagnou. 

Também segundo uma pesquisa Shell sobre a juventude mostra que as mulheres alcançam melhores resultados educacionais, não só são mais ágeis a lidar com os desafios da sua vida como também são mais independentes e autoconscientes.

Pelo facto de os homens ficarem mais em casa, nota-se que os homens preferem o cômodo, o confortável e que a atratividade familiar não perdeu de valor. Certamente a comodidade não se deve à circunstância de algumas mães os apaparicarem! Facto é que, no caso investigado, os homens não gostam tanto de arriscar.

Gente de OpiniãoSábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como estimular a leitura na era da Inteligência Artificial

Como estimular a leitura na era da Inteligência Artificial

Formar novos leitores é uma tarefa cheia de desafios. Esse tema se torna mais difícil por conta das transformações tecnológicas em que o acesso à in

O setor educacional sob ataque: proteger dados é proteger o futuro da educação

O setor educacional sob ataque: proteger dados é proteger o futuro da educação

A recente informação de que um hacker invadiu 11 instituições de ensino superior brasileiras trouxe à tona uma realidade que há tempos se desenha em

 Direito de arrependimento nas compras online: já passou da hora de repensar o prazo de 7 dias?

Direito de arrependimento nas compras online: já passou da hora de repensar o prazo de 7 dias?

Comprar pela internet virou parte da nossa rotina. Do celular à geladeira, de roupas a passagens aéreas, tudo é adquirido com um clique. Mas, muitas

Análise de Dados: Decisões Inteligentes e Vantagem Competitiva Sustentável

Análise de Dados: Decisões Inteligentes e Vantagem Competitiva Sustentável

A análise de dados tornou-se uma das competências centrais para empresas que buscam tomar decisões mais informadas, responder rapidamente às mudanças

Gente de Opinião Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)