Quarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Artigo

Martírio diário


Martírio diário - Gente de Opinião

O prefeito de Porto Velho, doutor Hildon Chaves, e o Secretário Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes, Nilton Gonçalves Kisner, têm a obrigação de encontrar uma saída para o martírio imposto ao usuário de transporte coletivo da capital. 

Já sujeito ao pagamento de uma das tarifas mais caras do país, que, a cada período, reduz-lhe o poder aquisitivo, o usuário de transporte coletivo tem motivos de sobra para protestar contra a inércia e os desacertos do sistema. Os problemas são velhos conhecidos da população. 

Andar de ônibus, em Porto Velho, principalmente no horário de pico, é uma aventura arriscada. O suplicio começa pela espera nos terminais, muitos deles em péssimo estado de conservação. Em alguns pontos, só existem placas de sinalização. Noutros, nem isso. O usuário é obrigado a aguardar nas calçadas, sob um sol escaldante, ou, então, debaixo de árvores ou das fachadas de lojas.  

A maioria dos carros demora mais de uma hora para passar e, quando aparece, geralmente, vem lotado, com gente saindo pelas janelas. Nos finais de semana, o que é ruim fica pior, com a redução dos veículos. Sair de casa para ir a uma Igreja, ou ir à praça, com a família, ou à casa de parentes ou de amigos, é um exercício de paciência.

Esperava-se que, com a chegada de doutor Hildon Chaves ao palácio Tancredo Neves, alguns problemas crônicos seriam sanados. Em vez disso, o quadro agravou-se. E muito! Não é preciso muita engenhosidade para saber como isso repercute, negativamente, na disposição do usuário dentro do seu lar e do ambiente de trabalho. 

Se isso parece não ter incomodado ao ex-prefeito e, hoje, deputado federal Mauro Nazif, que preferiu deixar a coisa correr solta, ao tucano Hildon Chaves cabe à tarefa de oferecer um transporte coletivo decente aos que dependem desse meio de locomoção, e não imitar seu antecessor.  

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Setor elétrico: refém dos lobistas

Setor elétrico: refém dos lobistas

“Que ingenuidade pedir a quem tem poder para mudar o poder” Giordano Bruno (frade dominicano, teólogo, filósofo e matemático)Um dos aspectos mais

Reforma do IR deve ser sancionada dia 26 e libera isenção para salários até R$ 5 mil

Reforma do IR deve ser sancionada dia 26 e libera isenção para salários até R$ 5 mil

A Reforma do Imposto de Renda tem data prevista para sair do papel: 26 de novembro, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve sancionar o p

Conectados, mas sós: o novo colapso silencioso do trabalho moderno

Conectados, mas sós: o novo colapso silencioso do trabalho moderno

As vezes me pego pensando no que há de pior neste mundo corporativo: não é o estresse, nem as metas — é estar rodeado de pessoas e ainda assim senti

Gente de Opinião Quarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)