Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Artigo

Como estudar em casa na quarentena


Como estudar em casa na quarentena - Gente de Opinião

O momento agora é extremamente importante no combate ao coronavírus. Com as medidas adotadas para que as crianças fiquem em casa, os estudos são feitos através da internet. Para isso, professores e alunos estão tendo que se adaptar. É muito importante que o aluno mantenha a disciplina de estudos, se dedique e acredite que isso vai passar. 

A maior dificuldade de estudar em casa é não ter um tutor, um orientador, um professor ou alguém estudando lado a lado. Alguns alunos podem sentir desânimo por esse motivo. Por exemplo, caso ele tenha uma dúvida, o professor não vai estar ali presente fisicamente para esclarecer o assunto. A internet nesse momento de dúvida também pode acabar desviando a atenção do estudante, pois ele acaba entrando em uma mídia social ou vendo algo que não tem ligação com a matéria e a dúvida dele. 

Com isso, ele corre o risco de perder o foco. Durante a quarentena, o aluno precisa se conscientizar que é algo passageiro e que é importante que se dedique e se adapte à nova realidade para não perder tempo. Manter o foco é o grande segredo. 

Outro ponto importante é ter disciplina e criar uma rotina. O aluno não pode se entregar a “joguinhos” e séries de plataformas online. Ele precisa ter uma rotina responsável com os estudos. Oriento meus alunos a acordarem cedo, que se arrumem como se fosse para a escola. Devemos ‘dizer’ ao nosso cérebro que ele deve continuar trabalhando normalmente. 

Para saber o que estudar, fique de olho nos conteúdos disponibilizados pela sua escola, pegue a grade escolar e estude como se estivesse na escola. Não deixe de fazer a tarefa de casa, até porque você já está em casa. Aproveite também várias dicas que estão sendo dadas e divulgadas por muitos professores no YouTube.  Não desanime, persista e acredite.

 O estudo é algo muito importante para que nesse momento a criança e o adolescente possam ocupar seu tempo e se distrair de notícias ruins. Tenho distribuído material gratuito lá no meu canal do YouTube. E torço para que esse momento passe o mais rápido possível. Mas enquanto isso não acontece fique em casa.

 

*Leonardo Chucrute é diretor-geral do Colégio e Curso Progressão, Professor de matemática, ex-cadete da AFA e Autor de livros didáticos.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A toxidade silenciosa – com quem você convive nos dias atuais?

A toxidade silenciosa – com quem você convive nos dias atuais?

Sabia que exaustão física, cansaço mental, ansiedade súbita, imunidade baixa, esquecimento ou lapso de memória tem presença marcante nas relações co

O curso que o esporte precisava — e ninguém fez antes

O curso que o esporte precisava — e ninguém fez antes

Quando a Fatec de Esportes trouxe a ideia de criar um curso sobre sustentabilidade aplicada ao esporte, o desafio era claro: transformar um tema abr

Motivos que geram insatisfação nos clientes de clínicas e laboratórios

Motivos que geram insatisfação nos clientes de clínicas e laboratórios

Quem já viu esta realidade? A empresa tem ótima localização e às vezes, o prédio é até referência física no bairro, uma estrutura de recepção impecá

Há tempos são os jovens que adoecem

Há tempos são os jovens que adoecem

Nessas últimas semanas fomos sacudidos por manchetes policiais envolvendo adolescentes: um cachorro de praia, amado pela comunidade, chamado Ore

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)