Segunda-feira, 10 de maio de 2021 - 19h49
Dia
07.05.2021, foi mais um dia para ser registrado na bela história de Rondônia.
Foi
inaugurada pelo Presidente Jair Bolsonaro a ponte (1.550m) sobre o rio Madeira,
na BR 364; ponte essa que o jornalista Osmar Silva, nominou de a “ponte da
esperança”, com muita sabedoria e até por justiça!
Ora,
a ligação entre o Brasil e o estado do Acre, se fez através de balsa, no rio
Madeira, na localidade de Abunã, antiga e mais importante estação do trem da
Madeira-Mamoré, pois ali era ponto de reabastecimento de lenha e de água, ponto
de parada e de pernoite das composições que iam de Porto Velho para
Guajará-Mirim ou vinham de lá para Porto Velho. Esta ligação pela balsa durou quase
cinquenta anos; passei nessa balsa em 1971, passei porque consegui uma
autorização especial do 5º BEC, porque tanto a estrada de Abunã para Rio Branco
quanto a balsa ainda não estavam liberadas para o fluxo normal de veículos!
Gastei um dia inteiro e um bom pedaço da noite para ir de Porto Velho a Rio
Branco e no retorno tive que dormir dentro do carro na beira do rio madeira
para passar na balsa no outro dia de manhã.
Isso
é apenas uma pequena história das muitas que tantos têm para contar dos
sofrimentos e dos dramas ali vividos.
Lembro-me
de que em certa ocasião quase houve um acidente fatal com o ônibus do nosso
amigo Ari Santos, quando ele e os Recampados voltavam de uma turnê no estado do
Acre. O ônibus ao adentrar a balsa escorregou e ficou com a metade dentro da
balsa e a outra metade dentro do rio, por muito pouco não submergiu naquele
caudaloso rio, muito fundo e de muita corredeira!
Com
certeza, muitas valiosas vidas e muitas cargas foram tragadas pelo rio nesses
quase cinquenta anos naquela travessia.
Mas
o dia da redenção chegou e a partir de agora muitos vão utilizar dessa ponte e
poucos vão se lembrar dos dramas ali vividos por tantos no tempo da balsa.
Assim se faz a história, o pioneirismo cobra um preço muito alto de seus
protagonistas, mas são estes desbravadores que trazem o progresso!
No
Brasil ainda há muitas pontes a serem construídos, principalmente, na Amazônia,
são largos rios que até hoje são atravessados por balsas, sempre com muitos
riscos e muitas dificuldades.
Só
para ilustrar, citaria as pontes nos rios que cortam a Transamazônica: Madeira,
Aripuanã, Sucunduri, Tapajós, Xingu, etc.
No
Rio Paraná, na BR 277 que liga o estado do Paraná a Mato Grosso do Sul, na
localidade de São José do Porto Rico, ainda existe uma travessia muito
importante feita por balsa a mais de oitenta anos.
No
rio Paraguai, na localidade de Porto Murtinho, para ligar o estado do Mato
Grosso do Sul ao vizinho país Paraguai; ponte estratégica para mais uma ligação
do Brasil com o Oceano Pacífico, através da estrada do “Chaco” paraguaio;
passando por Santa Cruz de La Sierra, Cochabamba e La Paz na Bolívia e
atravessando o Peru pela Rodovia do Desaguadero até o Porto de Ilo no Pacífico!
Em
Rondônia mesmo, precisa-se construir pontes nos rios Ji-Paraná, na região de
Machadinho, para se atingir a Transamazônica através do Mato Grosso; pontes no rio
Jamari, pontes no rio Candeias (atualmente atravessado por várias e precárias
pontes de madeira nas regiões de Buritis, Alto Paraíso e Rio Pardo!
Pontes
definitivas nos rios Jaci e Mutum Paraná na BR 425 que liga Ariquemes a Guajará
Mirim, e ainda a mais importante no rio Mamoré ligando Guajará Mirim a Bolívia.
Muitas
outras pontes aqui não citadas, são necessárias e urgentes!
Pois
esse pequeno resumo dá uma dimensão de quanto ainda precisa ser investido em
infraestrutura no Brasil; em passado recente o Brasil investiu muito em países
da África e das Américas, via de regra em países socialistas e “desgovernados”
por títeres e ditadores de esquerda deixando de investir no próprio Brasil onde
tanta coisa ainda precisa ser feita. Mas essas prioridades estão sendo
estabelecidas por um governo sério cujo compromisso, é acima de tudo, com o
Brasil e com os Brasileiros!
Assis
Canuto
Ji-Paraná,
10 de maio de 2021.
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