Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

A faca no pescoço


Valdemir Caldas - Gente de Opinião
Valdemir Caldas

Aos que me perguntam sobre eventuais integrantes da equipe que vai ajudar o prefeito eleito Léo Moraes a comandar os destinos de Porto Velho, a partir de janeiro de 2025, respondo-lhes que essa é uma tarefa complexa, mas torço para que Léo escale seu time levando em consideração o critério da meritocracia, entre outras qualidades indeléveis, conquanto não alimento muita esperança que isso aconteça. No fundo, o que conta mesmo é a força do pistolão. Vele lembrar que, uma maça podre, tem o poder de apodrecer todas as maças do cesto. A mesma lógica pode ser aplicada à administração pública. Não adianta colocar bons jogadores no time e permitir a presença de pessoas erradas.

Léo jamais vai dizer que está sendo pressionado para entregar secretarias de porteiras fechadas, contudo, as conversas de bastidores apontam para uma briga insana por cargos no novo governo. Velhas e manjadas raposas da política municipal, que sempre deram um jeito de corpo para se manterem na crista do poder, cada vez mais sedentas por sinecuras para acomodarem apaniguados e cabos eleitorais, em sua maioria, despreparados, estariam colocando a faca no pescoço do prefeito eleito.

Verdade ou não, aguardemos o desenrolar dos acontecimentos para descobrirmos quem está com a razão. A novela apenas começou. E só vai acabar mesmo depois que Léo escancarar as porteiras de sua administração ao fisiologismo, o que seria, no mínimo, algo paradoxal para alguém que se elegeu prometendo mudanças na maneira de gerir a coisa pública, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade.  Esse pessoal não se contenta com pouca coisa. Só serve se for secretaria para a perpetuação de feudos. A pressão é grande. 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A política não é ambiente para fanfarrões

A política não é ambiente para fanfarrões

A hipocrisia está presente em quase todas as relações humanas, porém, é na política, que ela se mostra com maior desembaraço, principalmente no perí

Medalhas que inspiram o futuro da ciência

Medalhas que inspiram o futuro da ciência

Quando a teoria ganha o céu de maneira prática, o interesse genuíno dos estudantes aumenta. Áreas que antes não atraíam jovens passam a ganhar espaço.

Maduro e o cofre de ouro na Suíça

Maduro e o cofre de ouro na Suíça

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, enviou à Suíça R$ 5,2 bilhões em ouro entre 2013 e 2016, dinheiro esse que agora está congelado pelo governo

A Realidade Cínica do Sistema Internacional

A Realidade Cínica do Sistema Internacional

DIREITO INTERNACIONAL: UM ESPAÇO DE CONTESTAÇÃO JURÍDICA DESIGUALPara nos debatermos sobre o Direito Internacional é preciso muito sangue frio, po

Gente de Opinião Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)