Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Confúcio Moura

Um 'Estado' forte - Por Confúcio Moura


Pobre governador desvalido. Pobre homem, vãs palavras prometidas, caso não tenha em seu governo, um corpo técnico altamente competente. Porque o tempo não para. E se perde muito tempo, quando não se tem quem sabe fazer bem feito. E rápido. No tempo certo.

Gente de OpiniãoE tudo é fácil quando se tem a base de apoio para governar. E esta base não vem com o vento, nem como boa vontade. Ela vem com o apoio de um corpo técnico altamente competente e treinado. Que é um servidor público.

Uma competente Procuradoria. Controladoria. Contabilidade. Auditores fiscais. E excelsos gestores públicos. E os demais que executam, na ponta os serviços. E como estou feliz. Muito feliz. Muito contente. Muito alegre. Pelo dia 22 de outubro passado, domingo, como tantos domingos, mas, o domingo 22, pra mim, foi especial. Por fim, tardio, mas, chegou o dia, o concorrido concurso de “GESTORES PÚBLICOS” para formar a base técnica necessária e indispensável para se governar bem.

Tudo será diferente, para a Rondônia do futuro, muito diferente e especial, por estar criando esta base técnica para ajudar futuros governadores, por muito tempo à frente, possa conduzir o nosso querido Estado, com os elementos indispensáveis para um bom governo.

Uma coisa é o discurso na rua. O que se fala numa reunião de campanha. O que se fala e diz e promete nos programas eleitorais. A outra, é a realidade dura, nua e crua do ofício de governar. Por falar nisto, eu quero render aqui, neste momento, todos os louros, chuvas de papéis picados, todos os fogos de artifício, todos os “pisca-piscas” de luzes de Natal, para um homem, servidor público – o BRASIL. Ele se chama Brasil. É Brasil mesmo. Raro. Precioso. Carregou Rondônia nos seus ombros. Todos os pesos da escassez de gente e tecnologia. Na Contabilidade – Brasil foi herói. Grande homem. Maravilhoso. Nem sei como o Brasil fazia, para atender a todas as exigências do Tribunal de Contas e outros dados. Ele conseguiu trazer o Governo até meio termo destes meus mandatos. Quase só. Semi só. E fez.

Hoje, tenho uma nova geração de contadores públicos. Muitos. Carreira. Meios tecnológicos modernos. Olá minhas meninas e meninos de ouro. Orgulho. Quero mais, quero os GESTORES PÚBLICOS, avançados, treinados, para que ajudem Rondônia, ajudem a estreita relação entre o público e a riqueza, o benefício real para todos.

Não tenho nada a dizer dos ex-governadores. De jeito nenhum. Todos, no seu tempo, fizeram o que de melhor puderam. Mas, de agora em diante, a velocidade é outra. E Rondônia tem a sua própria lógica, o seu próprio destino desenhado, planejado, e nada pode atrapalhar. Por isto, estou satisfeito, de criar uma nova carreira no Estado, a de GESTORES PÚBLICOS. E que ninguém possa desmerecer, esta fantástica conquista, para honra e glória do nosso Estado. E a todos – necessários e indispensáveis, e bons servidores públicos – ofereço A Máquina do Tempo de Drummond pra vocês.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Urus e Pacaás

Urus e Pacaás

Vou inventar um nome aqui. Aliás, nomes. Porque falar em manter reserva de índio, florestas nacionais ou parques é motivo para ser assassinado. O no

Histórias inacreditáveis

Histórias inacreditáveis

Contar história é também uma arte e um ofício. E cada pessoa, depois de alguns “janeiros” nas costas, vai olhando pra trás e vê pelo retrovisor – a

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 60

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 60

Falei no capítulo 59 que daria um tempo para continuar com a série. Se não fizer esta pausa, terminarei repetindo demais, indo e voltando. Estou ven

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 59

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 59

Temos um ano, apenas, de convivência com o coronavírus (Covid-19). E o esforço tem sido enorme pelos profissionais de saúde para, pouco a pouco, ire

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)