Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

TCE-RO realiza em Jaru ação-piloto do Profaz


TCE-RO realiza em Jaru ação-piloto do Profaz  - Gente de Opinião
O coordenador do Profaz, conselheiro Benedito Alves, na reunião em Jaru com o prefeito João Gonçalves Júnior

Após ser lançado oficialmente, o Programa de Modernização e Governança das Fazendas Municipais e Desenvolvimento Econômico-Sustentável dos Municípios de Rondônia (Profaz), uma iniciativa do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) e do Ministério Público de Contas (MPC-RO) em parceria com instituições, como a Universidade Federal de Rondônia (Unir), o Governo do Estado e o Sebrae-RO, terá sua primeira atividade de cunho prático em municípios pré-selecionados no interior do Estado.

Para expor a programação e os objetivos dessa primeira ação, o coordenador do programa, conselheiro Benedito Alves, juntamente com os servidores Rodrigo Ferreira e Massud Jorge Neto, integrantes da equipe do Profaz, estiveram nessa segunda-feira (31) no município de Jaru, selecionado para receber o projeto-piloto para municípios de médio porte em Rondônia.

Eles foram recebidos pelo prefeito de Jaru, João Gonçalves Júnior, juntamente com o vice-prefeito Jeverson Lima, acompanhados da secretária municipal de Administração, Planejamento e Fazenda, Ruth Oliveira, da diretora geral da Administração, Sônia Ferreira, e do procurador do município, Marcelo Barroso.

EMPENHO

O conselheiro Benedito Alves e os servidores do TCE explicaram aos gestores diversos aspectos sobre o Profaz, citando o empenho da Corte de Contas e dos órgãos parceiros em que o programa possa, de fato, cumprir seu objetivo de auxiliar as administrações municipais, para que estas possam superar suas dificuldades, especialmente no âmbito fazendário e tributário.

Para isso, segundo o conselheiro, será disponibilizado a todos os municípios que aderirem ao Profaz suporte em áreas como capacitação e tecnologia da informação (TI), além de apoio para ações em âmbito administrativo, jurídico e legislativo, utilizando-se, para tanto, de equipes multidisciplinares em um trabalho coordenado e multi-institucional.

“É um trabalho proativo do Tribunal de Contas com diversos e importantes parceiros, o qual nos possibilitará, entre outros benefícios, fazer o alinhamento de boas práticas e ações realizadas pelas fazendas nas três esferas: federal, estadual e municipal”, disse, enfatizando que uma das primeiras atividades a ser feita será a modernização, atualização e/ou consolidação da legislação tributária, em especial o Código Tributário Municipal (CTM), em sintonia com todas as normas em vigor, incluindo a Lei Orgânica do Município (LOM).

Por sua vez, o prefeito de Jaru, João Gonçalves Júnior, em suas considerações, falou da expectativa em torno dos benefícios e melhorias que o Profaz estará proporcionando à municipalidade, ressaltando que essa busca pela modernização também é bem-vista pela população. “Com mais arrecadação e recursos, podemos fazer ainda mais para nossa população”, disse.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

A segurança jurídica, a valorização imobiliária e o estímulo ao desenvolvimento econômico são apenas algumas das vantagens obtidas pela população com

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de aprimorar e ampliar o atendimento no serviço de transporte coletivo de Porto Velho, a Prefeitura da capital, através da Secretaria

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)