Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Situação financeira dos municípios de Rondônia é debatida em encontro envolvendo TCE, MPC e prefeitos


Situação financeira dos municípios de Rondônia é debatida em encontro envolvendo TCE, MPC e prefeitos - Gente de Opinião
Gestores municipais e técnicos levaram ao TCE e ao MPC
suas preocupações em relação à situação financeira dos municípios

Em audiência realizada nesta quarta-feira (19), na sede do Tribunal de Contas (TCE-RO), com representantes ainda do Ministério Público de Contas (MPC-RO) e da Associação Rondoniense dos Municípios (Arom), além de 26 prefeitos e técnicos municipais, foram debatidos assuntos relativos ao cenário econômico-financeiro que tem predominado nos municípios de Rondônia.

Na ocasião, o presidente da Arom, Jurandir Oliveira, e outros gestores municipais relataram ao conselheiro presidente Edilson de Sousa, ao conselheiro Paulo Curi Neto, ao procurador-geral do MPC, Adilson Moreira, e ao secretário executivo da Secretaria Geral de Controle Externo (SGCE), Francisco Barbosa, sua preocupação em relação ao quadro crítico e as dificuldades financeiras pelas quais passa a maioria dos municípios.

Entre outros pontos, foi destacada a queda sofrida ao longo do atual exercício relativamente à arrecadação municipal, bem como o corte no quantitativo de repasses, como os dos Fundos de Participação dos Municípios (FPM) e de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Magistério (Fundeb).

Há ainda o contexto do aumento de obrigações, entre as quais, os impactos trazidos pelo novo salário mínimo, o reajuste do piso salarial dos professores e as próprias transferências de responsabilidades pela União e pelo Estado aos  municípios sem  o devido repasse financeiro, especialmente na saúde. “A situação dos prefeitos é realmente muito complicada”, disse Jurandir.

Por se tratar, para a grande maioria, do último ano de mandato, aliado ao risco do enquadramento em processos político-administrativos e até penal-criminal, por não cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), os gestores também solicitaram ao TCE e ao MPC que, em sua atuação fiscalizadora, levem em consideração os problemas enfrentados pelas administrações municipais.

ORIENTAÇÕES

Quanto ao pleito dos gestores públicos, o presidente Edilson de Sousa voltou a falar da condição de parceiro que o Tribunal de Contas tem com as administrações municipais. “Volto a dizer: não nos satisfaz em momento algum condenar o gestor”, disse o presidente, aconselhando os prefeitos a buscarem informações e orientação junto aos relatores, ao corpo técnico e ao MPC, acompanhando, de perto, inclusive com as ferramentas eletrônicas disponibilizadas (Push, Consulta Processual), os processos e tudo o que diga respeito às suas administrações junto à Corte.

Da mesma forma, o procurador-geral do MPC, Adilson Moreira, mencionou a importância de que os gestores públicos, em suas prestações de contas, relatem todas as situações encontradas, mas de modo fundamentado, com elementos comprobatórios, que possam, assim, ampará-los no julgamento técnico feito pelos órgãos fiscalizadores. “Nesse sentido, o Ministério Público de Contas está à disposição dos gestores e de seus técnicos para esclarecer dúvidas ou repassar informações”, disse.

Ainda durante o encontro, foram citadas soluções referentes a questões envolvendo limite com gasto de pessoal e esclarecidos pontos relativos a procedimentos licitatórios, convênios e contratos, repasses aos legislativos municipais (duodécimo), transporte escolar e pagamento de precatórios.

Por fim, foi destacado que o TCE e o MPC estão preocupados e sensíveis à situação enfrentada pelos municípios, tanto que, entre outras ações, têm incrementado sua atuação pedagógica e orientadora. Nesse quesito foi feito convite aos gestores presentes e seus técnicos para participarem do Seminário de Transição de Governo Municipal, que será realizado no dia 8 de novembro, no auditório da Corte, em Porto Velho. Fonte: Ascom / TCE.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)