Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Seminário orienta população a consumir somente água tratada em Ji-Paraná


Gente de Opinião

Seminário orienta sobre uso de água

O uso racional e o consumo de água tratada é o tema de uma campanha de conscientização socioambiental deflagrada na quinta-feira (1) em Ji-Paraná por meio do seminário Universalização da Água de Ji-Paraná, que é um trabalho social coordenado e fiscalizado pela Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia (Caerd). O evento ocorreu na Câmara Municipal com a participação de estudantes da rede pública.

O objetivo é conscientizar a população sobre a segurança do consumo de água tratada e os possíveis riscos de transmissão de doenças quando do uso de água extraída de fontes alternativas, como os poços e cisternas, por exemplo.

As ações de conscientização popular terão duração de 16 meses consecutivos e envolve a visitação técnica nas residências, comércios e indústrias, reuniões em associações de moradores de bairros, escolas e comunidades religiosas.

“Ainda há resistência popular sobre o consumo da água. Muitos chefes de famílias optam pela água do poço considerando que é mais saudável. Nas visitas a residências apresentamos um comparativo sobre a qualidade da água tratada e a deficiência do líquido retirado dos poços”, explica Denise Fidelis, membro da equipe socioambiental da Caerd, que participa da campanha de conscientização.

As visitações domiciliares iniciarão pela região do Capelasso, devido à expansão da rede de água tratada nos bairros da redondeza. O seminário foi conduzido pela assistente social Rosilene Ventura, que é coordenadora do Projeto Técnico Socioambiental (PTSA), do governo federal. Essa conscientização popular, por meio do PTSA, faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2) que já está aplicando R$ 38 milhões com a contrapartida e gerenciamento do governo do estadual na expansão de 100% da rede de água tratada na cidade.


Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

A segurança jurídica, a valorização imobiliária e o estímulo ao desenvolvimento econômico são apenas algumas das vantagens obtidas pela população com

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de aprimorar e ampliar o atendimento no serviço de transporte coletivo de Porto Velho, a Prefeitura da capital, através da Secretaria

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)