Terça-feira, 19 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Roraima confirma 7 casos suspeitos de sarampo em Boa Vista



Juliana Cézar Nunes - Repórter do Radiojornalismo

A Secretaria Estadual de Saúde de Roraima confirmou nesta terça-feira (20) que sete casos suspeitos de sarampo estão sob investigação. Uma criança venezuelana de 1 ano de idade, sem histórico vacinal, já teve a contaminação por sarampo confirmada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Entre os sete casos ainda sob investigação, cinco são meninos e dois meninas, na faixa etária de 7 meses e 10 anos. Seis crianças venezuelanas e uma brasileira, residentes do município de Boa Vista e sem histórico de vacinação.

Todas as amostras estão sendo encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública de Roraima e, posteriormente, serão analisadas pela Fiocruz.

O sarampo estava erradicado no Brasil desde 2015 e as autoridades já temiam o retorno da doença após o aumento da migração. A Venezuela enfrenta um surto de sarampo, aliada a uma crise política e econômica.

O sarampo é uma doença infecciosa viral e extremamente contagiosa. Os principais sintomas são febre alta, manchas avermelhadas, tosse e olhos irritados. Profissionais de saúde fazem hoje um treinamento sobre o tratamento do sarampo, em Boa Vista. O curso é ministrado por técnicos do Ministério da Saúde, que nos próximos dias deve enviar mais de 28 mil doses de vacina para reforçar a imunização em Roraima.

No último final de semana, profissionais de saúde realizaram um mutirão para vacinar venezuelanos em abrigos de Boa Vista. Cerca de duas mil doses foram disponibilizadas pela Secretaria Estadual de Saúde.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 19 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Semusa intensifica vacinação em escolas para proteger alunos no retorno às aulas

Semusa intensifica vacinação em escolas para proteger alunos no retorno às aulas

A retomada das atividades escolares evidencia a necessidade de aumentar a proteção da saúde de crianças, adolescentes e jovens. As salas de aulas pode

MPT apoia mobilização estadual para combate à Dengue no “Dia D”

MPT apoia mobilização estadual para combate à Dengue no “Dia D”

Campanha de enfrentamento à Dengue a ser desenvolvida pela Secretaria de Saúde do Governo do Estado de Rondônia, denominada “Dia D”, terá apoio do M

Após encerramento da campanha, vacina contra a gripe está disponível enquanto durar o estoque em Porto Velho

Após encerramento da campanha, vacina contra a gripe está disponível enquanto durar o estoque em Porto Velho

A Campanha de Vacinação contra a Gripe foi encerrada em fevereiro, no entanto, ainda há doses disponíveis no estoque. Por isso, a Prefeitura de Porto

Gente de Opinião Terça-feira, 19 de março de 2024 | Porto Velho (RO)