Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Frei Betto

PRIMEIRA CHAMADA PARA A IV CONFERÊNCIA INTERNACIONAL PARA O EQUILÍBRIO DO MUNDO.


 
O Projeto José Martí de Solidariedade Internacional, apoiado pela UNESCO, foi criado em 2003, e aprovado pela Conferência Geral daquela organização. Conta com a parceria da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), e outras instituições internacionais de diferentes naturezas unidas ao Projeto, cuja direção é feita por um órgão colegiado integrado por mais de 30 renomados intelectuais de vários países, formando o Conselho Mundial. Do Brasil, participa Frei Betto, escritor e assessor de movimentos pastorais e sociais.

O Projeto, coordenado pelo gabinete do Programa Martiano de Cuba, atualmente é considerado como a única iniciativa supranacional que se dedica ao estudo, conhecimento e divulgação da vida e obra de José Martí, destacada personalidade no campo de ideias.

Desde a sua criação, o Projeto José Martí tem impulsionado um grande movimento internacional em prol da expansão do legado do herói cubano. O sucesso da ação tornou-se evidente pela abrangência da convocatória e do número de atividades vinculadas a Martí que acontecem nas mais variadas regiões e países, como a outorga, pela UNESCO, do Prêmio Internacional José Martí.

Os trabalhos do Projeto são elaborados em um período de três anos, que culminam com a realização de um Fórum Mundial de pensamento plural, como este para o qual formulamos a atual convocatória:
IV CONFERÊNCIA INTERNACIONAL PARA O EQUILÍBRIO DO MUNDO, que acontecerá em Havana, Cuba, entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2019 (mês no qual se comemoram os 60 anos de vitória da Revolução Cubana).

O evento anterior, a II Conferência Internacional COM TODOS E PARA O BEM DE TODOS, realizada em janeiro de 2016, contou com cerca de 1.000 delegados de 56 países, e teve suas apresentações, painéis e reflexões publicadas em livro digital distribuídos em universidades e bibliotecas de vários países. Para o fórum de 2019 pretende-se repetir a mesma iniciativa.

Os participantes da Conferência de 2019 receberão certificados com os respectivos créditos acadêmicos.
 
ENTRE OS TEMAS A SEREM DEBATIDOS NO FÓRUM ENCONTRAM-SE:
 
  A importância do diálogo intercultural.
  O papel e os desafios dos novos movimentos sociais.
  A luta pela paz.
  A solidariedade como alicerce da convivência.
  A necessidade de deter a incessante destruição de ecossistemas vitais para a existência de nossa espécie.
  Os riscos e as benesses do desenvolvimento tecnológico e científico.
  O acesso à educação e à cultura para o exercício dos direitos humanos básicos no século XXI.
  A luta contra todas as formas de discriminação (gênero, raça, credo, condição social etc) que legitimam a desigualdade e criminalizam a luta pela justiça social.
  O papel das organizações de defesa das mulheres na transformação social. O direito da mulher na sociedade.
  O papel da juventude, dos estudantes e das suas organizações e suas inserções nos processos de mudança da sociedade.
  As organizações religiosas. O ecumenismo e diálogo inter-religioso, sua contribuição à paz e ao almejado mundo para pessoas de boa vontade.
  Populações indígenas e minorias étnicas: a necessidade de políticas de inclusão e respeito face à exclusão e marginalização.
  Consumo e tráfico de drogas. Causas, consequências e enfrentamento da questão.
  Fomento da democracia participativa como meio para a construção da nova sociedade.
  A necessidade de enfrentar o terrorismo em todas as suas formas.
  A justiça como valor universal de paz.

 
O programa científico da Conferência incluirá – além das comissões temáticas, onde se debaterão os assuntos propostos, intervenções especiais, painéis sobre questões de interesses internacionais, simpósio sobre bioética e desenvolvimento, fórum juvenil de amplo espectro, e outras modalidades de reflexão.
 
Convocamos tod@s @s intelectuais progressistas do mundo, educadores, artistas, escritores e jornalistas; todos os líderes de movimentos sociais, dirigentes sindicais, partidos políticos, organizações de jovens, mulheres, camponeses, indígenas e profissionais, ONGs imbuídas por princípios de justiça e de igualdade; as universidades e outras instituições educacionais, científicas, religiosas e culturais; aos governos formados por pessoas de boa vontade, a difundir e a participar desse encontro que se realizará à luz dos pensamentos de José Martí, e que pretende buscar esforços para sensibilizar a opinião pública internacional de modo a criar uma consciência mundial contra os males que afligem a humanidade hoje e que põem em risco a existência de nossa espécie.
 
Para informações adicionais e contatos:

Comitê Organizador do evento:

[email protected]  e [email protected]
Tel: (537)8382233/8382297/8382298
Fax: (537) 833981/ 8364756
Comitê Organizador – Calle Calzada no 803, entre 2 y 4, Vedado, La Habana, Cuba. Código Postal 10400.  
Site: htpp://www.porequilibriodelmundocuba.com
 
Organizadora Profissional de Congressos :
Lic. Mireya Mesa Tamargo
Apartado Postal 16046, La Habana, Cuba
Tel(537)2086176/2026011/2026012/2026013/2026014/2026015/        
2026016/2026017/2026018/2026019 ramal 1512
E-mail: [email protected]
 
Informações sobre logística do evento, reserva de hotéis:
Nelson Ramos Mesa (Agência de Viagens CUBATUR)
Tel (537)8355095/8364037
Cel (535)2420899
E-mail: [email protected]
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Esquerda, o resgate do sonho

Esquerda, o resgate do sonho

         Pertenço à geração que teve o privilégio de fazer 20 anos nos anos 60: Revolução Cubana, Che, Beatles, Rei da Vela, manifestações estudanti

Democracia e valores evangélicos

Democracia e valores evangélicos

       No tempo de Jesus, a questão da democracia já estava posta, porém apenas em uma região distante da Palestina: a Grécia. Dominada pelo Impér

Pergunte à história

Pergunte à história

Eleitores nem sempre votam com a razão. Muitos votam com a emoção.

O cardeal eletricista

O cardeal eletricista

O cardeal polonês, de 55 anos, é o principal assessor do papa

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)