Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Prefeito diz que Organização Social é a prova de que saúde pública pode funcionar


 

Para dr Hildon, críticas prematuras são movidas muito mais
por falta de conhecimento do que por má-fé

Gente de Opinião

Num país em que a saúde pública agoniza há vários anos na UTI, de norte a sul e de leste a oeste, boas iniciativas despertam a curiosidade e são sempre copiadas por gestores preocupados em oferecer um serviço de qualidade à sua população. Nesse sentido, a meca de peregrinação de gestores, secretários de saúde e autoridades públicas têm sido a cidade de Goiânia, capital do estado de Goiás, onde, desde 2011 a gestão de unidades hospitalares foi repassada à Organizações Sociais.

Representantes de 23 estados já visitaram Goiás para conhecer o modelo devido aos ótimos resultados na evolução do número de atendimento e na qualificação da assistência.

No início desta semana o prefeito dr Hildon Chaves e um grupo de oito vereadores se juntaram a um grupo da saúde pública estadual, no qual estava o secretário estadual Williames Pimentel e o conselheiro do Tribunal de Contas, Wilber Coimbra, em viagem a Goiânia onde foram conhecer a experiência que há sete anos mudou o conceito de saúde pública e se tornou um grande sucesso.

Para o prefeito dr Hildon Chaves, que pretende iniciar um debate com a comunidade portovelhense sobre o

Gente de Opinião

modelo hoje conhecido como referência na gestão de hospitais públicos no país, a gestão hospitalar por meio de OS “é a prova mais cabal de que a saúde pública tem jeito e pode oferecer um serviço de qualidade à população”.

PARADIGMA

Na avaliação do prefeito, toda mudança, principalmente quando se mexe nas estruturas que mantém zonas de conforto, gera reação. No entanto, acredita ele, “é preciso ousar para quebrar paradigmas. As precipitadas críticas que tenho ouvido são movidas muito mais pela falta de conhecimento do que propriamente por má-fé”, observa.

Gente de Opinião

Na viagem à Goiânia, dr Hildon procurou entender como o modelo funciona, desde o contrato de gestão até o monitoramento e avaliação das metas pactuadas. A comitiva conheceu os Hospitais Estaduais Alberto Rassi (HGG), de Urgências de Goiânia Valdomiro da Cruz (Hugo) e de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) e o Centro Estadual em Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER). Esses quatro hospitais receberam certificação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), a mais importante entidade de certificação da área.

O secretário estadual de Saúde de Goiás, Leonardo Vilela comentou que após a implantação do modelo de gestão por OS houve aumento no número de atendimento, qualificação dos profissionais, redução de custo e controle rígido dos órgãos fiscalizadores.

Na avaliação do conselheiro do Tribunal de Contas, Wilber Coimbra, a metodologia de trabalho com as OS “é

Gente de Opinião

algo que impressiona positivamente pelo nível de excelência da prestação de serviço”. Ele esteve também no Tribunal de Contas do Estado, para entender a perspectiva do fiscalizador do sistema. “Mesmo com a gestão por OS, o modelo não perde a sua natureza pública, por isso a importância dos órgãos de controle ter uma atuação destacada”, enfatizou.

AVALIAÇÃO

O modelo de gestão pelas OS, adota protocolos eficazes em todos os procedimentos dos hospitais, desde a atuação do faxineiro até o médico. Desde a implantação do modelo em 2011 até 2017, houve um aumento de 142,63% em atendimentos ambulatoriais, 58,37% em cirurgias, 66,16% de internações em enfermarias, incremento de 62,74% no número de leitos abertos na rede própria e tudo isso com um custeio que aumentou 54,87% no período de janeiro de 2011 a janeiro de 2018, perfeitamente compatível, portanto, com a inflação acumulada medida pelo IPC que foi de 54,29% no mesmo período.

Fonte: Comdecom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)