Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

POLÍCIAS MILITARES FALIDAS, DIZ DIRCEU


POLÍCIAS MILITARES FALIDAS, DIZ DIRCEU - Gente de Opinião

Por José Dirceu, no Nocaute - Hoje iremos falar sobre um tema importante mais ao mesmo tempo muito difícil.

Não há uma crise no sistema penitenciário, há uma falência em toda a estrutura de segurança pública no país. Isso é muito grave.

As polícias militares estão falidas, as polícias civis são disfuncionais. Os presídios não são presídios para ressocialização dos presos, são depósitos. O país já conhece essa realidade, ela é antiga e só se agravou nos últimos anos.

As causas? O próprio congresso nacional que aumenta a pena pra tudo. Tudo é crime hediondo, tudo são penas altíssimas, mas não se cria as condições, nem para executar a pena, nem para ressocializar o preso.

A justiça não funciona, 40% dos presos são provisórios. Os juízes agravam os pedidos do ministério público transformando os usuários em traficantes. Mais da metade dos presos por drogas não são traficantes, são usuários, são jovens pobres e negros. Essa é nossa população carcerária.

A falta de investimento no sistema prisional, a política de pensa altas, encarceramento, tudo isso levou o Brasil a ser a o país com a terceira população carcerária do mundo. Mas sob o domínio e o controle dos PCCs da vida.

Estamos assistindo portanto, uma grave crise na segurança pública do país. E uma crise humanitária, porque em muito estados as polícias tem liberdade para execução dos presos. Tivemos, no último ano, 60 mil mortes violentas no país e, repito, as vítimas são jovens, são pobres, são negros.

É preciso dar um basta nessa situação.

Primeiro fazendo o Ministério Público Federal cumprir o seu papel, é ele quem fiscaliza a execução das penas, os presídios. A Justiça cumprir o seu papel, e não o que está acontecendo, o Ministério Público se posiciona contra a progressão penal. Ora, e vão colocar os presos onde?

A suprema corte dá uma liminar suspendendo o indulto. Aliás, invadindo a competência presidencial, constitucional. Mas medidas efetivas, como por exemplo, já anunciadas várias vezes, pelo próprio Conselho Nacional de Justiça, vamos colocar em liberdade os presos que estão provisoriamente nas cadeias porque isso é ilegal, inconstitucional.

Vamos aplicar a lei e quem está no regime semi-aberto e não tem, da parte do Estado, a contra prestação desse regime, que vá para casa com tornozeleira eletrônica. Vamos acabar com essa cultura da bancada da bala, do congresso nacional, de aumentar penas e vamos criar de fato no Brasil uma política de ressocialização dos presos.

Mas para isso, o país precisa ter o ministério do interior da segurança pública e das fronteiras. O país precisa ter uma autoridade nacional na luta contra o narcotráfico que una todas as forças policiais no combate ao crime organizado. Para isso o país precisa descriminalizar as drogas leves. Precisa rever o código penal e precisa, principalmente, cessar a guerra contra os jovens pobres e negros.

Unificando as polícias, transformando a questão de segurança pública, numa questão de política de inclusão social. Política de emprego, política educacional, de atendimento as áreas de maior conflito, inclusive sobre o controle do crime, em áreas para recuperação do desenvolvimento local.

É hora de mudar, é hora de dar uma basta nessa ideologia reacionária, que vai na contramão de todo o mundo, de mais penas e de tratar o preso como se fosse um animal.

O país já conhece as consequências dessa política, é o crime organizado, é o PCC que controla hoje o nosso sistema penitenciário.

 

Gente de Opinião

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Por que os políticos não gostam do bairro JK-I?

Por que os políticos não gostam do bairro JK-I?

Cheguei à conclusão de que os políticos, sem exceção, não gostam mesmo do bairro JK-I. Prova disso pode ser observado no péssimo serviço de abasteci

O governador Marcos Rocha deveria pegar algumas aulas com o governador Ronaldo Caiado sobre segurança pública

O governador Marcos Rocha deveria pegar algumas aulas com o governador Ronaldo Caiado sobre segurança pública

Quando o assunto é segurança pública, o rondoniense não tem do que se orgulhar, exceto do esforço, da coragem e dedicação da maioria dos policiais.

União Europeia no mau caminho ao quer igualar lei e moral

União Europeia no mau caminho ao quer igualar lei e moral

Vingança não pode tornar-se em Fundamento quer da Lei quer da Ética Ursula von der Leyen quer empregar os lucros do investimento provenientes de a

As eleições de outubro e os políticos sinecuristas

As eleições de outubro e os políticos sinecuristas

Pouco menos de oito meses nos separam das eleições para a escolha do prefeito, do vice-prefeito e dos vinte e três vereadores que vão compor a Câmar

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)