Terça-feira, 19 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

PF combate tráfico de drogas na região norte do país



Santarém/PA – A Polícia Federal, juntamente com o Ministério Público do Estado do Pará, deflagrou nesta quarta-feira (18/10) a Operação Green Load, que teve como objetivo o combate a uma quadrilha que mantinha um sofisticado esquema de transporte de skunk, droga também conhecida como super maconha, em aeroportos. O entorpecente saía de Santarém e Manaus com destino a várias cidades do Brasil.

OPERAÇÃO DA PF
EM RONDÔNIA

Em Rondônia também está ocorrendo uma Operação da Polícia Federal, denominada de (FORTRESS), e que foi deflagrada através da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE/SR/DPF/RO) e do Grupo de Investigações Sensíveis (GISE/PVH), o objetivo é desarticular uma associação criminosa voltada para o tráfico de drogas e lavagem de capitais. A articulação criminosa tinha grande ponto de apoio em Porto Velho/RO, de onde comandava a aquisição das drogas e o contato com fornecedor.


A operação acontece simultaneamente nas cidades de Santarém/PA e Manaus/AM, onde estão sendo cumpridos 9 mandados de prisão preventiva, 10 mandados de busca e apreensão e 4 mandados de condução coercitiva, todos expedidos pela 1ª Vara Criminal de Santarém (Justiça Estadual).

As investigações começaram há alguns meses, durante os quais foram realizadas apreensões de maconha em Santarém, Manaus e em Guarulhos/SP, totalizando mais de 367 kg da droga. Também foi descoberto que a quadrilha aliciava pessoas com acessos a empresas de transporte aéreo, facilitando assim a passagem de cargas suspeitas e burlando a fiscalização. Levantamentos feitos pela Polícia Federal estimam que cerca de 5 toneladas dessas cargas foram movimentadas pelos aeroportos em que a quadrilha atuou no período de um ano.

O nome da operação é uma referência à cor da droga derivada da maconha (skunk), que era transportada como carga pelas empresas de transporte. Por ser de origem vegetal, o skunk possui uma cor esverdeada e tem grande aceitação no mercado ilícito de entorpecentes.

Com a intensificação dos trabalhos, foi possível realizar grandes apreensões de drogas que passavam por Santarém, tanto por via aérea como fluvial. Só este ano de 2017, a Polícia Federal apreendeu cerca de 28 kg de cocaína e 554 kg de maconha, totalizando mais de 580 kg de entorpecentes que tinham a cidade como rota.


Fonte: Polícia Federal

Gente de OpiniãoTerça-feira, 19 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 Incêndio na Estátua da Liberdade da Havan, em Porto Velho, completa três meses

Incêndio na Estátua da Liberdade da Havan, em Porto Velho, completa três meses

Há três meses do incêndio criminoso que destruiu a Estátua da Liberdade da Havan, em Porto Velho (RO), ainda não há informações da identificação dos

Polícia Militar liberta família de cárcere privado e recupera veículo roubado

Polícia Militar liberta família de cárcere privado e recupera veículo roubado

Na madrugada desta sexta-feira, 15 de março, na zona rural da cidade de Nova Mamoré, a Polícia Militar do Estado de Rondônia, por meio do BPFRON e C

PF deflagra a Operação Polígonos para combater extração ilegal de minério em RO

PF deflagra a Operação Polígonos para combater extração ilegal de minério em RO

A Polícia Federal, em ação conjunta com o IBAMA e a Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania, deflagrou, na última sexta-feira (1/3), a

Mulher é presa pela polícia militar com um quilo de entorpecente em porto clandestino de Guajará-Mirim

Mulher é presa pela polícia militar com um quilo de entorpecente em porto clandestino de Guajará-Mirim

Na tarde desta sexta-feira (23), a Operação Protetor das Fronteiras e Divisas, realizada para combater crimes transfronteiriços, as forças de segura

Gente de Opinião Terça-feira, 19 de março de 2024 | Porto Velho (RO)