Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Obrigado Zé Carlos! Que outros colegas também abracem a causa do Teatro


  Obrigado Zé Carlos! Que outros colegas também abracem a causa do Teatro - Gente de OpiniãoEsculturas gigantes decoram entrada do teatro de Porto Velho

Lenha na Fogueira

Caro Sílvio Santos, bom dia - Voto confirmado.

**********
Quero participar da briga de não entregar o Palácio das Artes para servir de templo.

*********

Com todo respeito aos religiosos de todos os credos, não acho justo essa mudança de destinação, depois de termos esperado todos estes ano, por um teatro de qualidade (mesmo com algumas deficiências que serão sanadas).

*********

Lembrar que o Ginásio Cláudio Coutinho que foi construindo com todos os requintes para ser usado como um local exclusivo para a prática de esportes foi destruído pelo uso como cultos, shows e, até, local para apuração de votos.

*********

Obrigado Zé Carlos! Que outros colegas também abracem a causa do Teatro - Gente de OpiniãoNo Aluizão aconteceu a mesma coisa. Este com direito a ser alojamento do pessoal do MST! Soube que o governador Jorge Teixeira não deixava que o Claudio Coutinho fosse emprestado para ninguém, nem que o papa chegasse aqui.

*********

Obrigado Zé Carlos! Que outros colegas também abracem a causa do Teatro - Gente de OpiniãoUm abraço e coloco o Banzeiros à disposição para publicar e comentar fatos relativos à tentativa de arrebatamento do Teatro Estadual, ou "Teatrão", como apelidou. Um abraço, - José Carlos Sá.

*********

Que legal! Obrigado Zé Carlos! Que outros colegas também abracem a causa do Teatro. Ta vendo seu Albuquerque e vote mim para o CNPC segmento Culturas Populares. É fácil, entra no site www.cultura.gov.br/votacultura e segue as orientações até encontrar minha foto e então é só clicar em VOTAR e pronto. Obrigado pelo seu voto.

Obrigado Zé Carlos! Que outros colegas também abracem a causa do Teatro - Gente de Opinião

*********

Ontem durante praticamente o dia todo, os integrantes das várias setoriais culturais participaram da votação do CNPC no Teatro Palácio das Artes Rondônia. O MinC trouxe uma equipe de responsa a disposição dos Candidatos e dos Eleitores.

*********

A turma das Culturas Populares no seguimento carnaval, em especial das escolas de samba, compareceu parcialmente. Os quadrilheiros e os boibumbazeiros não prestigiaram tão bem o evento, o que lamentamos, pois, quanto mais gente, mais Conselheiros para a Setorial.

*********

Aliás, foi bacana a participação da moçada cultural no evento do MinC. Segundo os técnicos do Ministério, Rondônia superou inclusive, o estado do Rio de Janeiro em número de presença. Perdeu apenas para o Amapa.

*********

Quando falei sobre a pouca frequência dos integrantes do movimento folclórico de grupos de quadrilhas e bois bumbas, foi porque todos sabemos, que são mais de cinco mil e se apenas 20% comparecesse além de ganhar o título de frequência, ganharíamos mais representantes dentro do Conselho Nacional de Política Cultural.

*********

A cada 130 assinaturas, aquela Setorial ganha o direito de contar com três Conselheiros no CNPC que terão o direito de participar de todas as decisões que envolvem aquele segmento cultural. Já pensou Rondônia ganhando tudo nas reuniões do CNPC!

*********

Como fechamos essa coluna por volta das 15h30, e a votação só iria terminar as 18h00, quem sabe conseguimos...

*********

De qualquer maneira e isso é fato comprovado pelos técnicos Ministério, pelo menos a maioria das Setoriais Culturais de Rondônia vai contar com Conselheiro no CNPC. Parabéns cambada!

*********

A São João Batista via Pai Beto cumpriu seu papel comparecendo com um bocado de gente pra votar aqui no “Dega”. Obrigado! O Pachequinho de Rolim de Moura na ultima hora se inscreveu como Candidato do segmento. Vamos  torcer para que ele consiga entrar também, aí seremos dois!

*********

Obrigado Zé Carlos! Que outros colegas também abracem a causa do Teatro - Gente de OpiniãoHoje o entrevistado no nosso Programa Porto Cultural (antigo Porto Samba) eu e o Neto vamos entrevistar o presidente da Funpar Severino Costa. É na Rádio Globo 1.310 Hertz a partir das 13h00. Vai até as 15h00. Sintoniza!


Boi de Piranha encerra o Palco Giratório

O encerramento da programação do Palco Giratório 2015 acontece no próximo domingo 27, com o espetáculo "Boi de Piranha" (RO). O espetáculo será apresentado as 20h00 no Teatro Guaporé e a classificação é de 14 anos.Obrigado Zé Carlos! Que outros colegas também abracem a causa do Teatro - Gente de Opinião

O grupo através do projeto já percorreu doze cidades do interior durante a circulação estadual. O espetáculo é um tema e uma analogia. Perpassa por dados históricos e afetos relacionados à construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, “Ferrovia do Diabo”, e a batalha da borracha no norte do Brasil. A analogia surge a partir da imagem do boi que por ser mais velho ou doente, é escolhido para o abate e ser entregue às piranhas a fim de que o restante do rebanho consiga passar. O migrante nordestino assume essa figura sacrificial dentro do espetáculo transformando-se em um Super-homem que cruza o país para sobreviver e para salvar.

A programação deste final de semana apresenta neste sábado, dois espetáculos. O primeiro é "Divino" com o Núcleo Atmosfera (MA). Um corpo que se constrói culturalmente e busca – através da arte – explorar a identidade de um povo, suas urgências e suas manifestações culturais mais marcantes, para dimensionar o registro historiográfico que relaciona o patrimônio cultural (material e imaterial) com o panorama atual desse patrimônio. Divino desencadeia um processo híbrido e incorpora “cultura popular maranhense” a um baú de linguagens artísticas, gerando uma proposta contemporânea, na qual sua motivação central está no discurso que um corpo propõe sobre a preservação de uma história. A apresentação acontece em frente ao Teatro Estadual Palácio das Artes a partir das 18h30 com classificação livre.

Ainda no sábado tem o espetáculo "Requiem para dois" com a Cia de Interpretes Independentes (AM). Réquiem para dois tem como tema central a morte, e indo na contramão ao pensamento do filósofo La Rochefoucauld, que afirmava que “Não se pode olhar de frente nem o Sol nem a morte, porque olhar o Sol ofusca a vista e encarar a morte perturba a vida”. Criado sob o conceito de morte como parte de um ciclo temporal, em dissonância ao pensador francês acreditava que vida e morte se acham completamente separadas. O enfoque é a perda, não de quem vai, mas de quem fica. A apresentação é a partir das 20h no Teatro Estadual Palácio das Artes. Classificação livre.

O Festival Palco Giratório é uma realização do Fecomércio Rondônia Sesc/Senac/IFPE com apoio do Governo do Estado de Rondônia, através da Sejucel e Funpar.

Acompanhe a programação pelo Facebook (https://www.facebook.com/palcogiratorioro), Instagram (@sescro) e ainda pelo site Fecomércio (http://fecomercio-ro.com.br/) e blog do Sesc (http://sescro.blogspot.com.br)


Militantes dos segmentos
culturais na reunião do CNPC

O Teatro Palácio das Artes abriu suas cortinas durante todo o dia de ontem 25, para receber os representantes do Ministério da Cultura, que vieram a Porto Velho coordenar a eleição do CNPC – Um Conselho de Quem Faz Cultura.Obrigado Zé Carlos! Que outros colegas também abracem a causa do Teatro - Gente de Opinião

A abertura dos trabalhos Aconteceu as 10h00, registrando um atraso de aproximadamente uma hora mesmo assim a plateia acomodada nas poltronas do Palácio das Artes aplaudiu aqueles que usaram da palavra explicando como funciona o CNPC. A mesa foi composta pelos seguintes membros: Eduardo Mattedi Diretor do Plano Nacional de Cultura, João Pontes Coordenador Geral do Plano Nacional de Cultura, Neyla Moraes Coordenadora da Representação Norte, Chicão Santos Coordenador do Sistema Estadual de Cultura, Jaqueline Santos Coordenadora Nacional da Biblioteca do Ministério da Cultura, Gilca Lobo representante da Funpar.

O Conselho Nacional de Cultura é formado por 15 membros da sociedade civil e 5 membros do poder público. O CNPC possui 17 colegiados setoriais instalados nas seguintes áreas: Arquitetura e Urbanismo, Arquivos, Arte Digital, Artes Visuais, Artesanato, Circo, Culturas Afro-Brasileiras, Cultura dos Povos Indígenas, Culturas Populares, Dança, Desing, Literatura, Livros e Leitura, Moda, Música, Patrimônio Imaterial, Patrimônio Material; e Teatro.

Após o almoço aconteceu também no Palácio das Artes a Roda de Coversa na qual os técnicos do MinC se propunham a tirar as dúvidas que por acaso surgissem sobre o Conselho Nacional de Política Cultural – CNPC.

As inscrições de Candidatos a Conselheiros e Eleitores se encerra nesta sábado e podem ser feitas no site www. cultura.gov.br/votacultura

A votação vai até o dia 7 de outubro.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)