Sábado, 25 de outubro de 2014 - 05h10
Lúcio Albuquerque
PERGUNTAR NÃO OFENDE
Por que a Justiça Eleitoral não aceita teses de que a urna eletrônica pode ser manipulada?
BRIZOLA
Véspera de eleição é bom lembrar a frase do caudilho Brizola, quando ele disse que não desconfiava do sistema, mas lembrava que quem opera o sistema é o homem. A desconfiança cresce a cada nova eleição e há notícias de que outros países que testaram já abandonaram o sistema. Só o Brasil que não admite nem discutir.
PIAUÍ
E no interior do Piauí, um dos três estados com piores IDH, uma escola sertaneja está com vários campeões de Matemática. E os professores nem ganham incentivos pelos resultados.
REFORMA

O Cláudio Coutinho sendo novamente reformado. Está em tempo das federações desportivas se organizarem para usar o ginásio de esportes e não deixar que o local se transforme, outra vez, em depósito de coisa velha.
LAURA VICUÑA
Muito elogiada a Feira de ciências do colégio Laura Vicunã, evento realizado nesta sexta-feira. De um professor de Química que visitava as salas, ouvi muitos elogios para uma turma de 6º ano cujo trabalho versou sobre solos.
TRÂNSITO
Ninguém foi informado da razão, mas desde a terça-feira até sexta a passagem em frente à Companhia de Trânsito estava bloqueada. Numa cidade com tráfego cada vez mais difícil, bloquear uma rua é coisa de quem não pensa nos contribuintes.
E O MEU VOTO?
O jornalista, advogado e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Rochilmer Mello da Rocha, falecido em 2010, contava estórias e histórias nas noites dos primeiros números de A Tribuna, em 1976. Gostava de repetir uma em que a urna da região das terras de seu pai, o
seringalista Joaquim Pereira da Rocha, deu trabalho para ser emprenhada. Era o ano de 1958.
“Cutuba” como era a maioria dos seringalistas, Joaquim Pereira da Rocha mandou armar a festa para a votação, a votação correndo e os eleitores indo a seguir assinar a ata, tudo arrumado com a conivência do representante do Tribunal Eleitoral. O problema foi que o fiscal “pele-curta”, o gráfico Zé Paca, não tirava o olho da urna – naquele tempo o voto era no papel e a urna era de lona.
O horário do fechamento da votação estava chegando e nada de conseguirem trocar a urna com outra, igual, mas prenha. O Zé Paca fizera marcação em cima. Aí quase no fim da tarde ele teve de ir ao banheiro mas voltou rápido.
Aberta a urna, não teve jeito. Toda emprenhada. “Cadê meu voto?”, gritava Zé Paca quando acabou a contagem. Todos os votos para o candidato “cutuba”.
(Texto do livro O Telefone de Deus, em fase final de edição e de autoria de Lúcio Albuquerque)
DATAS DE RONDÔNIA
21 a 25de outubro
Dia 21 – Em 1979 – Instalada em Vilhena a Igreja Luterana Brasileira (Pedro Brasil, Vilhena conta sua História).
Dia 25 – Em 1877 – O imperador Dom Pedro II concede à empresa norte-americana P. & T. Collins para construir uma estrada margeando as cachoeiras do Rio Madeira (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).
Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
“SAB0R ALEMÃO” NO HINO DO BEC - Na festa dos 50 anos a história do hino
Interessante que quando eu ouvia soldados do BEC cantando o hino da corporação, parecia-me sempre comparar com hinos de filmes sobre a II Guerra Mundi

NO MUNDO DOS ESPORTES - Lista dará sinais de quem vai à Copa
EXPECTATIVAA convocação final do Brasil para a Copa do Mundo deve acontecer em maio, mas pouco deve mudar da lista de convocados para os últimos amist

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (VI) - “Eu não podia brincar na rua”, lembra filho do governador
A retirada dos garimpeiros de cassiterita desde a selva, por adesão deles mesmos ou por ordem militar gerou, especialmente para Porto Velho, dias de t

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (V) - Nas selvas, tropas caçavam homens nos garimpos
Assinada pelo ministro Dias Leite, das Minas e Energia (MME), a Portaria nº 195, de 22 de junho de 1970, proibiu a Garimpagem Manual, de cassiterita
Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)