Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

OAB-RO deve resposta a advogada chamada de 'vagabunda'


Gente de Opinião

Tem mais de um ano que o advogado e professor universitário, Samuel Milet, praticou ofensas graves contra a palestrante da Universidade de Brasília (UnB) Sinara Gumiere.

Em áudio que ganhou repercussão nacional na imprensa, o professor desqualificou com palavras indignas ao exercício docência e advocacia a palestra da doutoranda em Direito que tinha como tema: Por Que É Preciso Falar De Gênero No Direito?

O professor não usou só termos chulos para emitir sua opinião sobre a diversidade de gênero e aborto, mas atacou diretamente a honra da palestrante ao xingá-la, dentre outros adjetivos pejorativos, de ‘vagabunda’ e ‘bostinha’,

Houve protestos no meio acadêmico, notas de repúdio de diversos órgãos e entidades como a OAB-RO circularam nos veículos de comunicação e o Ministério Público Federal encaminhou recomendações à Universidade Federal de Rondônia – UNIR.

Milet foi submetido a Processo Administrativo Disciplinar que culminou em seu afastamento por 90 dias, mas a recomendação para que a UNIR promovesse debates sobre a questão da misoginia, homofobia e limites da liberdade expressão com os docentes não foi atendida.

Em documento enviado ao MPF, a reitoria alegou que “do ponto de vista teórico a manifestação do ‘discurso de ódio’ não é primazia da UNIR, nem do Brasil” e que caso promovesse os debates, não haveria como obrigar a comunidade acadêmica à participação.

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Ao recusar a recomendação dos debates, independentemente de quantos participariam, a UNIR deixou de reafirmar seu compromisso com a promoção da igualdade.

De igual gravidade é a lentidão da Seccional da OAB-RO com o processo 22.000.2016.0024601, uma vez que a relatora opinou pelo prosseguimento da representação por vislumbrar “que o ato do representado violou os preceitos do Código de Ética e Disciplina”.

Em 09 de agosto deste ano foi realizada uma audiência a pedido das Comissões da Diversidade e da Mulher Advogada, onde foi negada a suspensão liminar de Milet e também as preliminares por ele arguidas.

De lá pra cá, o processo não andou no Tribunal de Ética e Disciplina.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Amazônia das Palavras 3ª Edição acontece de 30 de abril a 17 de maio

Amazônia das Palavras 3ª Edição acontece de 30 de abril a 17 de maio

Uma programação voltada ao incentivo e fomento à leitura, ao livro e à educação foi preparada especialmente para o Amazônia das Palavras – Terceira Ed

CPT – RO completa 40 anos e elege nova coordenação

CPT – RO completa 40 anos e elege nova coordenação

Em Rondônia o CNPJ da Comissão Pastoral da Terra (CPT) nasceu há 40 anos, mas a missão profética e solidária nesta porção da Amazônia começou bem ante

O julgamento do acusado de matar Ari Uru Eu Wau Wau será dia 15 de abril

O julgamento do acusado de matar Ari Uru Eu Wau Wau será dia 15 de abril

É um evento marcante no Abril Indígena e especialmente para o povo Jupaú que perdeu uma liderança na véspera da data comemorativa dos Povos Indígenas

A coleta seletiva em Porto Velho com o pior saneamento básico

A coleta seletiva em Porto Velho com o pior saneamento básico

Porto Velho é a pior de 100 cidades avaliadas no ranking de saneamento básico, divulgado pelo Instituto Trata Brasil.Menos de 10% da população tem ac

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)