Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Novembro Afro – Festa pela consciência Negra. Por Zekatraca


 
Novembro Afro – Festa pela consciência Negra. Por Zekatraca - Gente de Opinião
 
As comemorações relativas à Consciência Negra em Porto Velho, começaram sábado passado (18), no Mercado Cultural com a realização da 1ª Feira Afro e apresentações de alguns Terreiros de Umbanda e Candomblé, a programação cultural encerrou com as apresentações dos grupos folclóricos boi bumbá Diamante Negro, grupo de dança Waitiku Mayakan e Quadrilha Flor da Primavera.
 
A programação continuou na tarde de ontem segunda feira 20, data comemorativa a Zumbi dos Palmares, com a Audiência Pública solicitada pelo deputado Anderson do Singeperon que discutiu a efetividade das leis federais nº 10.639/2003 e 11.345/2008 que dispõem sobre a implementação do ensino da “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” e sua execução na grade curricular nas escolas estaduais.
 
Dia Nacional da Consciência Negra
 
Gente de Opinião

Dia da Consciência Negra! Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
 
A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.
 
Importância da Data
 
A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país.
 
A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.
 
Vale dizer também, que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados heróis nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história.

Novembro Afro – Festa pela consciência Negra. Por Zekatraca - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

A Consciência Negra em Porto Velho Foi comemorada timidamente.


*********
Quando escrevo timidamente, não quer dizer que a realização da 1ª Feira Afro, coordenada pelo Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Estado de Rondônia não foi boa, muito pelo contrário, merece todos os elogios, pela organização e programação desenvolvida sábado no Mercado Cultural.


**********
O timidamente foi porque, me lembrei do tempo que a gente participava do Movimento de Criação Cabeça de Negro. Naquele tempo o “Cabeça de Negro” realizava todos os anos, uma programação que contava com apresentações musicais, peças teatrais, poesia, dança, desfile de moda etc.


**********
E não faltava aquele almoço regado a pratos típicos como Feijoada, Caruru, Angu que a turma incrementava com a nossa Panelada. Tudo regado a muita cachaça.


**********
Bubu Johnson, Adaídes – Dada, Carlinhos Maracanã, Júnior Johnson, Ana Maria, Ana Aranda, Sílvio Santos, Baba, Bainha, Poeta Mado, Jorge do Areal, Bola Sete e mais um bocado de gente. Depois se juntou ao Cabeça de Negro a Accunerá comanda pelo Silvestre e a Marcha para Zumbi, passou a contar com os Terreiros de Umbanda e Candomblé.


********
A Banda em cima de um trio elétrico, era acompanhada por uma multidão e esse desfile terminava com um grande show de cultura Afro/brasileira.


********
O Negro em Porto Velho chega com a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré com uma singularidade particular. Os Negros que vieram de Barbados e outras ilhas caribenhas, vieram contratados como operários especializados.


*********
Quer dizer, não atuaram como “cassaco” (trabalhador braçal), ao contrário, eram os Chefes. Aquela cena da mini série Mad Maria onde um Negro decepa a cabeça de um branco alemão, é verdadeira.


*********
Acontece que os brancos alemãs que vieram para a construção da EFMM eram estivadores analfabetos, que trabalhavam nos portos da Alemanha.


*********
Por serem brancos, não queriam acatar as ordens dos Mestres Negros o que gerou a revolta, que terminou com a degola de um dos alemães.


*********
Porto Velho pode dizer, pelo menos em se falando de Madeira Mamoré, não teve quilombo.


*********
Só depois do município criado em 1914, foi que começaram a se formar comunidades, que tinham como maioria de seus habitantes, negros. Assim surge o Mocambo criado pela negra maranhense Esperança Rita que também foi a responsável pelo primeiro “Batuque” de Porto Velho o “Terreiro de Santa Bárbara”.


*********
Ao redor do Batuque foram erguidas várias casas até que o Mocambo se transformou no reduto da boemia da cidade.

*********
Como a Vila Confusão chegava a esquina da rua General Osório principal passagem do centro para o Mocambo, os moradores das duas comunidades eram amigos, tanto, que o negro Eliezer dos Santos o BOLA SETE junto com alguns moradores do Mocambo como Antônio Coxó criou a escola de samba “Deixa Falar” no ano de 1946.


*********
Podemos dizer, que Porto Velho teve quatro ciclos da incidência negra, a Imigração, quando vieram os negros Barbadianos trabalhar na Estrada de Ferro.


*********
A Migração, quando para cá vieram brasileiros do sudeste e nordeste como soldado da borracha e entre eles muitos negros e a mais recente, com a construção das usinas do Madeira.


********
Atualmente vivemos a Imigração dos Haitianos que vem em busca de melhores dias em terras portovelhense.

********
Estamos nos referindo apenas aos negros que vieram e habitam a capital Porto Velho, pois, estamos nos referindo apenas a incidência da raça na capital rondoniense.


*********
A história da ocupação das terras que formam o estado de Rondônia começa, com a chegada dos negros no Vale do Guaporé no século XVIII.


Calcinha Preta
em Porto Velho
na IV Festa do Madeira

Está confirmada a apresentação da banda Calcinha Preta, no dia 1º de dezembro na casa de shows Talismã 21, em Porto Velho. O show faz parte da IV Festa do Madeira, que é promovida anualmente , com apoio da Hidrelétrica Santo Antônio e da Santo Antônio Energia.

Gente de Opinião

A banda Calcinha Preta tem mais de 12 milhões de álbuns vendidos. Criada em 1995, a banda de forró já recebeu os principais prêmios de música no Brasil e participa de festivais internacionais.

A Festa do Madeira foi idealizada, em 2014, como uma forma de homenagear a cidade de Porto Velho. As atrações locais complementando o show do Calcinha Preta são a banda de forró Piolho de Cobra e o cantor Gabriel Parada, que já se apresentou na edição anterior da Festa do Madeira. Em 2014, a atração nacional foi a cantora paraense Gabi Amarantos, e teve a apresentação de diversos grupos musicais locais. No ano seguinte, o sambista Dudu Nobre se apresentou e entre outras atrações, o público aplaudiu as bandas Versalle e Nitro. No ano passado foi a vez do sambista Diogo Nogueira, que teve o show aberto pela dupla Jonas e Jairo.

O convite pode ser adquirido com a troca de um quilo de alimento não-perecível (de preferência que não seja farinha de mandioca ou sal). Os pontos de troca são o quiosque da Talismã 21, no segundo piso do  de Porto Velho Shopping, ou na portaria da SIC TV, na avenida Rio Madeira, 2964 - bairro Flodoaldo Pontes Pinto. Os alimentos arrecadados serão doados a instituições assistenciais de Porto Velho.

SERVIÇO
 

O quê:                  IV Festa do Madeira
 

Com quem:        Banda Calcinha Preta
 

Onde:                   Talismã 21
 

Quando:              1º de dezembro de 2017

Fonte: José Carlos Sá

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)